top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Odoyá Cozinha: gastronomia leve, colorida e com “gostinho de praia”


Odoya Cozinha - Bowl Atum marinado
Odoya Cozinha - Bowl Atum marinado -Foto:Victor Schwaner

O novo restaurante do chef Yves Saliba leva para a Savassi um ambiente descontraído, de inspiração praiana e ainda a criatividade e rigor técnico conhecidos de seu trabalho.


Quem passa pela rua Pernambuco, na Savassi, já deve ter reparado em um novo restaurante que muito bem poderia figurar em Trancoso, Jericoacoara, Caraíva ou outro destino paradisíaco da costa brasileira. Com paredes brancas, decoração colorida, obras de importantes artistas nordestinos, privilégio do artesanal, texturas diferentes e uma simplicidade tal que se traduz em aconchego e refinamento. Odoyá Cozinha é o nome da novíssima casa, fruto da parceria do chef Yves Saliba e o restauranteur Victor Hugo Barcelos - a dupla à frente do Per Lui, - e também do empresário Giovanni Barcelos.


A proposta foi criar um espaço com ares de praia, clima descontraído e uma gastronomia que vai muito além dos óbvios frutos do mar. O menu é leve, com sabores marcantes, ingredientes saudáveis, combinações criativas e um grande apuro técnico, como já de costume no que leva a assinatura Yves Saliba. “O Odoyá é um restaurante descomplicado e aconchegante. Nossa proposta é fazer uma comida cheia de cores e sabores, que possa ser curtida depois da academia ou num incrível final de semana de sol. É uma casa que se preocupa com a qualidade, técnica e a apresentação dos pratos, mas preza também pelo clima informal, onde as pessoas possam se sentir bastante à vontade”, explica o chef.



Odoya Cozinha - Arroz Bomba
Odoya Cozinha - Arroz Bomba - Foto: Victor Schwaner


O cardápio traz opções de bowls, panini, entradas, principais e sobremesas. Dos sabores do mar vem a inspiração para a delicadeza, potência e refrescância dos pratos, seja em insumos da terra ou da água. Entre as opções de entradas para comer com a mão, estão um delicado cannoli recheado com tartare de camarão, óleo de cambuci e gel de limão sicliano; e o taco de polvo e língua defumada, picles de cebola roxa, guacamole e aioli de pimenta. Dos pratos principais, destaque para o arroz bomba de camarão com colágeno de leitão, copa laqueada no teriaki e couve manteiga; a moqueca de pirarucu, arroz de limão e farofa de maracujá; e o polvo grelhado, arroz negro cremoso, emulsão de moqueca e farofa cítrica. Das sobremesas, o Crème brûlée de coco e gelatto de manga feito na casa; e a torta de chocolate 63% com nuts e caramelo de laranja.


O menu do Odoyá traz ainda bowls especiais como o de atum marinado no teriaky, quinoa, vinagrete de kiwi, picles de cebola roxa e chips de batata doce; e uma sessão de panini que apresenta, por exemplo, um pão folha, camarão, creme de alho-poró caramelizado e picles de cebola roxa; e brioche da casa tostada com requeijão de pipoca, mortadela e rúcula com citronete.



Odoya Cozinha - Taco de polvo e lingua
Odoya Cozinha - Taco de polvo e lingua - Foto: Victor Schwaner.


A idealização do Odoyá Cozinha vem de uma forte relação dos irmãos Victor Hugo e Giovanni com a praia e a prática de atividades esportivas. Victor pratica Kitesurf e Giovanni é surfista. Eles sempre viajam pelo Brasil e o mundo para pegar ondas e queriam construir um pedacinho disso em Belo Horizonte. “A ideia surgiu a partir de inspirações de viagens que fiz para Noronha e Caraíva e do incentivo de amigos para que abríssemos uma casa com essa pegada em BH. Eu sempre curti atividade física, esporte e essa vibe mais informal e descontraída que a gente encontra em restaurantes na praia. Lugares onde as pessoas vão de sunga e biquíni, despretensiosamente vestidas. O nome Odoyá tem tudo a ver, é uma saudação à Iemanjá, rainha do mar”, completa Victor Hugo.



SERVIÇO:

ODOYÁ COZINHA

Rua Pernambuco, 797

Segunda à Sexta – das 11h às 15h

Sábado e Domingo – das 12h às 16h

Cardápio completo: https://bit.ly/odoyacozinha

Instagram: @odoya.cozinha



Matéria: Odoyá Cozinha: gastronomia leve, colorida e com “gostinho de praia”


bottom of page