top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Genuína cozinha árabe


Matéria: Sandrinha Coelho


Apaixonada por sabores e saberes de diferentes culturas, hoje vou falar no Jornal @espacohorizonte um pouco de uma cozinha que envolve os sabores do oriente.


A culinária árabe!


Saborosíssima e com segredos culinários passados de geração em geração, esta é uma comida que me traz sensações e me faz viajar pelos mistérios do Líbano.





Convidei o Chef Ricardo Hamdan para nos contar um pouquinho de sua história.


Filho de mãe libanesa, que veio para o Brasil, casada com um brasileiro, Ricardo Hamdan iniciou na cozinha ainda criança, na barra da saia da mãe, durante a rotina do lar.


Sempre encantado com as delícias que D. Zeina Hamdan preparava e, principalmente, com a dedicação, carinho, amor, doçura e alegria com que as preparava, Ricardo foi tomando amor, admiração e respeito pela "anfitrialidade" drusa, aprendendo cada detalhe do preparo e serviço nas refeições, recebendo convidados quase que diariamente.






Sem se separar dos ensinamentos preciosos de culinária passados por sua mãe, cursou Comunicação Social na PUCMG.

Ainda jovem um de seus primeiros empregos foi em restaurantes, atuando no Alidarábia e no Bagda Café, em Belo Horizonte, e, mais tarde, em outras casas.


Casou-se, teve dois filhos, e por alguns anos atuou nas áreas comercial e de logística de empresas de ponta, como AmBev e Drogaria Araújo.


Alicerçado em boas práticas de negócios, Hamdan abriu seu primeiro restaurante, Kafta Cozinha Árabe, em João Pessoa/PB, em sociedade com sua esposa, mineira e mestra na arte culinária.


Mesmo obtendo sucesso operacional e reconhecimento do público, o Kafta chegou ao fim com a separação conjugal.


Com o término do Kafta, entra em cena o projeto "Catering", que consiste em preparar e servir a autêntica cozinha do Líbano na casa ou local escolhido pelo cliente.





Nasceu, então, o Ricardo Hamdan Cozinha Árabe.


Atuando desde 2014, recebe a melhor das recompensas em cada atendimento através do encantamento e agradecimento dos consumidores.


Atendendo através de delivery desde 2019, atualmente é o segmento de comida árabe mais solicitado dentre outros e faz muito sucesso nos aplicativos de pedidos.


Ricardo arrasa nos pratos que faz! Desde as entradas frias como as pastas árabes, labne, o quibe cru e a berinjela. E para quem também ama as entradas quentes vou citar aqui aquele kibe recheado, maravilhoso e a esfiha.





E as saladas? De berinjela ao grão de bico, tabule e fattouch!


Dentre os pratos principais quero falar dos maravilhosos charutos acompanhados de arroz com lentilha e que deixa um almoço de final de semana na lembrança e na vontade de comer mais....


Tem também o quibe de bandeja, a Kafta, o Chichbarak, a lasanha de berinjela, o badejo ao tarator.


E na hora da sobremesa nada como se deliciar no manjar libanês e na baklawa!!!





Recomendo demais experimentarem todos estes sabores!


Navegando pelo site, você poderá conhecer um pouco do trabalho de Ricardo Hamdan Cozinha Árabe, sempre empenhado em atender com dedicação, amor e competência.






Ricardo Hamdan Cozinha Árabe


Fone: (031) 97171-5170





instagram: @ricardo_hamdan


bottom of page