top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Feirinha Aproxima dia 01 de julho




FEIRINHA APROXIMA É OPÇÃO PARA AQUECER O INVERNO EM BELO HORIZONTE

Evento gratuito acontece na Casa Fiat de Cultura, proporcionando cultura e sabores mineiros.


A tradicional Feirinha Aproxima promete esquentar o tempo frio de Belo Horizonte com a edição especial de Inverno, no próximo sábado, 1 de julho. O evento vai ocupar os jardins internos da Casa Fiat de Cultura, das 10h às 17h, reunindo ao todo 49 expositores em uma seleção de produtos mineiros como canjica, massas e vinhos, além de outras opções de refeições, lanches e petiscos para aquecer esta estação do ano. A entrada do público será pela praça da liberdade, nº 10, passando por dentro do museu da Casa Fiat Cultura, o que oferece uma oportunidade para visitarem a exposição que está a mostra no local, antes ou depois de passar pela nossa Feirinha.


Com entrada gratuita, a próxima edição do evento vai oferecer pratos, petiscos, queijos, cafés, doces artesanais, vinhos, cervejas, cachaças, temperos, pizzas, hambúrgueres e os tradicionais feijão-tropeiro e pão com linguiça. As bebidas ficam por conta da Cachaça Jeceaba que vai garantir as doses de cachaça e drinks na Feirinha, enquanto Empório do Vinho e as cervejas artesanais da Krug, Vinil, Albanos e Slod, completam o repertório de bebidas do evento. A Bag Wine também vai estar presente com suas bolsas de vinho e cerveja.



wurscha - créditos Victor Schwaner



As opções de alimentação serão da Massas 100 Caseiras, Tinane Gourmet, Deli Chat, Francette, Alê Mendonca, Ederson Campos e os clássicos Wursha, Pitza 1780 e Classe A, entre outros. O cardápio vai contar com itens variados como: Pão com Linguiça artesanal; Pizzas comuns e pizzas veganas; Cone de Camarão e tilápia com chips; Empanadas argentinas; Queijo em croute e tábuas de queijos; Paella mineira; Samosas indianas; Galettes: crepes francesas com trigo sarraceno; Acarajé; Pão de queijo recheado com raclete e smash burger; Carne com tropeiro e porção de torresmo; Nhoque à bolonhesa, raviole de queijo minas e lasanha.


A Aproxima de Inverno vai ter como embaixadores o casal Marcela da Mata e Rafael Pereira, criadores de conteúdo na internet, administradores da página Gourmetizando. O projeto deles nasceu em 2015 com desejo de compartilharem suas experiências gastronômicas despertando nas pessoas a vontade de conhecer a boa gastronomia por BH e por onde estiverem. “Ser embaixadores da Aproxima é um grande prazer pois é um projeto que acreditamos e já prestigiamos há muitos anos e essa edição vai ser ainda mais especial para nós, claro!! Um evento super familiar, com a valorização de pequenos produtores e com uma deliciosa gastronomia”, comenta Marcela.



Marcela da Mata e Rafael Pereira - Foto arquivo pessoal



Para o próximo sábado, o casal embaixadores desta edição convidaram uma confeitaria artesanal de Contagem, a Amoret confeitaria, que vai preparar um café da manhã para o público que quiser experimentar um cardápio francês, o petit dejeuner. O prato significa, literalmente, “pequeno almoço”, já que em muitos países o café da manhã é a refeição mais importante do dia e é praticamente um almoço. Na França a opção é por baguette, croissant, pain au chocolat, pain au raisin e outras delícias adocicadas, geleias, manteiga, café ou suco de laranja e a barraca que oferecer essa deliciosa experiência para os mineiros.

Os visitantes da Aproxima também poderão conferir seis produtores treinados e selecionados por parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais - Senar Minas que vão levar produtos diversos da gastronomia de todo o estado como cafés, queijos, quitandas e até mesmo hortifrutis de produtores Já o Sebrae, outro patrocinador do evento, levará os projetos Origem Minas - com uma seleção de produtores do estado com cafés, queijos do Serro, cachaça, queijos de cabra, entre outros, e o Sebrae Delas com três expositores de doces como alfajores uruguaios, cones de chocolate, donuts, pipoca gourmet e comidas. O dia ainda vai contar com Espaço Kids.



wurscha - créditos Victor Schwaner



“Queremos transformar esta estação do ano em um dia quente, aproximando as pessoas por meio de uma gastronomia variada de sabores especiais e criando momentos que vão ficar guardados na memória do público de Belo Horizonte”, promete o idealizador e curador do projeto, Eduardo Maya. A Casa Fiat Cultura local tem capacidade limitada e por isso o acesso está sujeito à lotação e por ser um museu, lá não permite entrada de animais, então desta vez a Feirinha não será Pet Friendly. Tire o casaco do armário, convide sua família e participe da Aproxima de Inverno.



O PROJETO


Criado em 2014, o Projeto Aproxima nasceu com o objetivo de valorizar o produtor local, a economia familiar e a gastronomia regional. Para isso, são realizadas feirinhas mensais em espaços públicos de Belo Horizonte, nas quais são comercializados produtos de todas as regiões de Minas. Com o patrocínio da Vilma Alimentos e da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a feirinha recebe cerca de 5 mil pessoas a cada edição.

Até o fim do ano, serão dez edições da Feirinha Aproxima, sempre no primeiro sábado de cada mês e em espaços diferentes da cidade. O “dream team” de embaixadores-influenciadores foi escolhido a dedo pelo idealizador do projeto, Eduardo Maya, pelo trabalho que cada um desenvolve de divulgação das riquezas de Minas Gerais, além da ligação deles com a Feirinha e o tema da vez.



Feirinha Casa Fiat - créditos Victor Schwaner





SERVIÇO


FEIRINHA APROXIMA INVERNO

Local: Casa Fiat Cultura – Praça da Liberdade, nº 10

Data: Sábado, 01/07 - de 10h às 17h

Entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos.

Esta edição não será pet friendly

Instagram: @projetoaproxima


Comments


bottom of page