top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Dia da gastronomia mineira



A data destaca os sabores e saberes da nossa rica cozinha regional, com destaque para o queijo artesanal, que recentemente ganhou um Centro de Referência em BH com objetivo de promover a valorização e a preservação da tradição, qualidade e reconhecimento internacional desse tesouro gastronômico.


5 de julho é o Dia da Gastronomia Mineira, uma data criada para enaltecer a riqueza e diversidade da culinária do estado, cuja capital, Belo Horizonte, é reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. Grande representante desse rico patrimônio gastronômico, o queijo artesanal de Minas Gerais é símbolo da tradição e inovação no estado, com qualidade reconhecida não só no Brasil, mas em diversas premiações pelo mundo, e em processo de se tornar Patrimônio Imaterial da Humanidade, também pela Unesco.


Considerado patrimônio cultural do estado, essa iguaria possui características únicas, resultado de técnicas tradicionais transmitidas de geração em geração. Com sua textura macia, massa branca ou amarelada, e sabor suave e cremoso, o queijo artesanal é uma verdadeira joia culinária, sendo um ingrediente essencial em diversas receitas da comida regional como o pão de queijo.


Neste Dia da Gastronomia Mineira, o Centro de Referência do Queijo Artesanal de Minas Gerais (CRQA-MG) desempenha um papel fundamental na valorização e preservação desse verdadeiro tesouro dos mineiros. O espaço foi criado com o objetivo de conectar produtores e consumidores, e incentivar, capacitar e promover a produção de queijos artesanais, bem como a formação de um mercado interessado e bem informado. "O Centro de Referência do Queijo Artesanal é um verdadeiro marco para a valorização dessa manifestação cultural tão importante em Minas Gerais. No Dia da Gastronomia Mineira, convidamos os mineiros a visitar o espaço para conhecer mais sobre esse elemento tão importante na nossa cultura. Vamos olhar para dentro e reconhecer as grandes riquezas da nossa terra", comenta a diretora-executiva do CRQA, Sarah Rocha.


O CRQA é um espaço inédito de promoção, preservação e valorização da gastronomia mineira, localizado no Espaço 356, em Belo Horizonte. O Centro oferece uma exposição permanente sobre o queijo artesanal, loja colaborativa de produtos mineiros de excelência, sala de aula com cozinha didática, biblioteca especializada na cultura e gastronomia de Minas e um espaço multiuso para receber eventos culturais e educativos. A visitação é gratuita, todas as quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h. Apenas grupos e escolas precisam fazer agendamento prévio por meio do site queijoecultura.com.br.




O Centro de Referência do Queijo Artesanal tem um programa educativo criado para sensibilizar o público jovem para a história e importância do queijo artesanal e outros produtos de excelência de Minas. São experiências também gratuitas para grupos escolares e que seguem dois formatos: para estudantes de 5 a 11 anos, há uma visita guiada com degustação de queijos artesanais, e contação de histórias com música e brincadeiras; para alunos a partir de 12 anos, há a visita guiada com degustação de queijos artesanais, e uma mini palestra sobre as riquezas da culinária mineira.


Mais informações podem ser obtidas através do e-mail contato@queijoecultura.com.br ou pelo telefone (31) 3568.5258. Você também pode seguir o perfil @queijoecultura no Instagram para ficar por dentro das novidades.



CRQA - Elmer de Almeida




SERVIÇO: CENTRO DE REFERÊNCIA DO QUEIJO ARTESANAL - MG e INHAC Espaço 356 (R. Adriano Chaves e Matos, 100 - Olhos D’Água) Informações: contato@queijoecultura.com.br ou (31) 3568.5258 Instagram: @queijoecultura



Matéria publicada no Jornal Espaço Horizonte

Fonte: Romano Comunicação


Opmerkingen


bottom of page