• espaco horizonte

Chile e os Encantos do Valle Nevado



O inverno está chegando e com ele a temporada de esqui no Chile, um dos locais preferidos pelos brasileiros nas férias de julho.


Oficialmente, este ano a temporada começou em junho, mas é agora em julho, que considero o melhor período, pois a neve já esta mais compacta o que contribui para um bom deslize no gelo. Confesso que não sou um exímio esquiador, muitas vezes passada a euforia de rever o local e dos seguidos tombos, prefiro ficar admirando a paisagem.


O vale Nevado, para tanto, é um dos meus locais favoritos. Muito próximo de Santiago, a bela capital Chilena, entremeada pela Cordilheira dos Andes, o local possui fácil acesso e proporciona não somente aos esportistas, mas também aos aventureiros como eu, uma infraestrutura fenomenal, com locais de descanso e várias opções de refeições, além de pontos e mirantes com vistas deslumbrantes além de ser a maior estação de esqui da América do Sul e ter mais de 40 pistas de diferentes dificuldades para esqui ou snowboard.



Este colunista após seguidas quedas com o equipamento de esqui



A temporada vai até setembro e para quem quiser ficar no local, ainda há opções de hospedagem, mas também vale um dia de passeio bate e volta. Minha dica é que se for visitar o local e tiver intenção de se aventurar nos esportes na neve é imprescindível fazer um seguro viagem.


Ir ao Chile não é somente para esquiar. Há uma diversidade imensa de frutos do mar que podem ser encontrados em diversas partes do país, além da fantástica e deliciosa Centolla Chilena, também conhecida como King Crab.


Os passeios às vinícolas são fenomenais, e já indiquei aqui, porém reforço na oportunidade a Vinícola Emiliana de vinhos orgânicos. Não deixem ainda de conhecer o mercado Central de Santiago e sua infinidade de ingredientes e produtos únicos. A comunidade peruana é muito forte lá e desde já confesso: foi onde tive meus primeiros contatos com este tipo fenomenal de culinária... e antes de fazer o curso em Gastronomia Peruana com as técnicas francesesas pelo Le Cordon Bleu, cujo diploma orgulhosamente ostento no Ajê, meu amado Bistrô de BH.



Este colunista na entrada do mercado central de Santiago



Oportunamente, agradeço a toda equipe do Valle Nevado Sky Resort, pelo convite para abertura oficial da temporada 2022, e faço votos que como nos anos anteriores, seja um grande sucesso.



O transporte para o alto das pistas




Por David Faria

Para coluna Sabores e Saberes do Jornal @espacohorizonte