top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

VII Semana da Gastronomia Italiana (14 a 20 de novembro 2022)



O Consulado da Itália em Belo Horizonte apresenta a VII Semana da Cozinha Italiana que este ano promove o tema "Convivio, sustentabilidade e inovação: os ingredientes da culinária italiana para a saúde das pessoas e a proteção do planeta".

A combinação de Pizza e Vinho, muito apreciada no Brasil, caracteriza o primeiro evento da Semana que acontece no dia 15 de novembro no Restaurante LaVera às 19h30 com o chef toscano Leonardo Fontanelli e o sommelier e enólogo Marcel Dvin como protagonistas. A degustação inclui 4 pizzas, com ingredientes italianos autênticos, como Stracciatella, Gorgonzola, mel trufado, Presunto de Parma, Mortadella Bologna e uma pizza doce. Todas as massas são com Farina importada diretamente da Itália da marca Petra, da Molino Quaglia.

Para reservas entre em contato (31) 2515 - 0264.


O evento Harmonização de Queijos e Vinhos Italianos - Encontro das Cidades Criativas da UNESCO para Gastronomia, Parma, Bérgamo e Belo Horizonte com Renata De Paoli, médica veterinária e especialista em queijos e marketing de alimentos e com a enóloga e sommelier Amana Castelo Branco acontece no dia 16 de novembro as 20h00. Renata é a fundadora do projeto @jornadasdoqueijo, programa de experiências técnicas e culturais para profissionais do setor lácteo e tem acompanhado inúmeros técnicos do Brasil para conhecer a realidade dos queijos italianos, principalmente nas regiões de Bérgamo e Parma.


As inscrições podem ser feitas no link: https://www.sympla.com.br/evento/harmonizacao-de-queijos-e-vinhos-italianos-encontro-das-cidades-criativas-da-gastronomia---unesco/ 1789863

No dia 17 de novembro, das 14h às 17h, o Senac participa da VII Semana da Gastronomia Italiana no Mundo com um evento em colaboração com o Slowfood Brasil e uma aula prática de culinária italiana. O evento será aberto pelo palestrante Marcelo Podetá, designer e pesquisador de gastronomia e membro da Associação Slow Food. A conferência apresentará como a gastronomia italiana reflete o desenvolvimento sustentável dos territórios, através da valorização das comidas locais e dos modos de fazer tradicionais, associados às novas tecnologias. Em seguida, o chef Dario Panzeri, proprietário do Bistrot Delizie di Dario, realizará uma oficina prática criando com os alunos gricia, amatriciana e carbonara, preparações clássicas de massas italianas, que resumem em sua receita sabor, simplicidade e respeito ao território.


No mesmo dia, às 19h, no Automovel Clube, em sua cozinha gourmet, o chef Sandro Fariello, que tem restaurante no Mercado Novo, prepara a autêntica receita do Genovese, que apesar do nome, é um prato tradicional napolitano. Este fabuloso molho branco é preparado com carne de primeira qualidade, muita cebola, cenoura e especiarias para dar sabor e pode ser usado para temperar massas. O clássico tiramisu e limoncello fecham a noite.


Na sexta-feira 18 de novembro a Escola de Design da UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais promove a conferência gratuita: "Cose di Casa - a criatividade do design italiano na cozinha e na mesa" em colaboração com Vivi di Colori, importadora de objetos de design italiano na capital. A professora Maria José Canedo apresentará alguns objetos icônicos da Alessi, Bialetti, Guzzini e outras marcas famosas do Made in Italy. O link para inscrição no Sympla será publicado em breve.

Às 19h30 do dia 18 de novembro, a chef e pastaia Ana Jatobá criará uma Live Instagram "Um tour na Itália" a partir de seu perfil de mais de 30.000 seguidores falando da sua recente viagem de estudos e aperfeiçoamento na Itália nas cidades de Bolonha e Roma e fará a massa ao vivo e o recheio de tortelloni. Para quem quiser segui-la, o perfil do Instagram é @anajatobaa.

No dia 19 de novembro, às 19h, o movimento Slow Food chega da Itália a Belo Horizonte com um Jantar a quatro mãos assinado pelos italianos Massimo Battaglini e Giuseppe Barbero, um dos cofundadores e embaixadores do Slow Food no mundo.O jantar acontecerá no Espaço Labbing Santa Vista, no bairro Santa Lúcia, e contará com um cardápio que combina receitas e ingredientes italianos com ingredientes típicos de Minas Gerais. O menu será harmonizado com vinhos italianos.


Os chefs e o Slow Food também estarão presentes na escola Fondazione Torino para se dedicarem à educação e formação no campo da cultura agroalimentar, a fim de destacar as peculiaridades e o valor dos produtos e conscientizar sobre os conceitos de origem, sustentabilidade, impacto na saúde e como usar os produtos italianos, mesmo desde a idade escolar.

A sorveteria Mi Garba e o Restaurante Est Est Est participam da Semana com uma promoção especial.


Comentários


bottom of page