top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Senac e Circuito das Grutas - Rota do Frango


Rota do Frango
Rota do Frango


Senac e Circuito das Grutas impulsionam transformação gastronômica nos 15 municípios da Rota do Frango


A parceria entre o Senac Minas e a Associação Circuito Turístico das Grutas (IGR Grutas) lidera uma iniciativa ambiciosa para promover a transformação gastronômica nos 15 municípios que compõem a Rota do Frango em Minas Gerais. O projeto visa fortalecer a identidade alimentar da região e também impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico local. Dois encontros já foram realizados para apresentação dos dados, sendo escolhidas as cidades de Lagoa Santa e Sete Lagoas.


A pesquisa realizada pelo Programa Primórdios da Cozinha Mineira do Senac entrevistou mais de 78 empreendedores e profissionais da cadeia produtiva do turismo e gastronomia em cidades como Sete Lagoas, Prudente de Morais, Matozinhos, Capim Branco, Pedro Leopoldo e outras. A pesquisa detalhada revelou não apenas os segredos e peculiaridades da culinária local, mas também identificou áreas de oportunidade para o crescimento e aprimoramento da gastronomia regional.


Capacitações

Com base nos resultados da pesquisa, o Senac está promovendo uma série de capacitações e práticas nos meses de abril e maio, que abrangerão todos os aspectos da preparação e apresentação de pratos típicos da região. Desde a seleção dos melhores ingredientes até a elaboração de novas receitas, os participantes das capacitações aprenderão técnicas avançadas para elevar a qualidade e autenticidade dos pratos oferecidos aos turistas e moradores locais.


Além disso, as capacitações não se limitarão apenas aos restaurantes e estabelecimentos de gastronomia. O programa será estendido para envolver também a hotelaria e os serviços turísticos, visando proporcionar uma experiência gastronômica completa e integrada aos visitantes da Rota do Frango. Espera-se que essa abordagem holística contribua significativamente para o fortalecimento do turismo na região e para a consolidação do Circuito das Grutas como um destino turístico de destaque em Minas Gerais.



 Corredor gastronômico único na Rota do Frango
Corredor gastronômico único na Rota do Frango


Rota do Frango


A Rota do Frango, que compreende uma variedade de pratos tradicionais à base de frango em diferentes municípios, emerge como um corredor gastronômico único, onde os sabores e fazeres locais se encontram para celebrar a riqueza culinária da região. Desde o frango de granja até o frango caipira, essa ave desempenha um papel central na cultura e economia local, refletindo a diversidade e tradição da cozinha mineira.


Além disso, a contemporaneidade da gastronomia local se manifesta em uma ampla gama de opções, desde pratos tradicionais até versões inovadoras encontradas em estabelecimentos como hamburguerias, padarias e bares. Essa diversidade de oferta gastronômica não apenas enriquece a experiência dos visitantes, mas também fortalece a economia local, gerando oportunidades de negócios e empregos para os moradores da região.


Ao promover a capacitação e valorização dos profissionais da gastronomia local, o Senac e o Circuito das Grutas desempenham um papel fundamental na transformação e fortalecimento dos 15 municípios da Rota do Frango. Espera-se que esse esforço conjunto não apenas eleve a qualidade da oferta gastronômica, mas também posicione a região como um destino turístico de excelência, reconhecido tanto nacional quanto internacionalmente pela sua riqueza culinária e cultural.

 

bottom of page