top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Rose Helen, uma mulher empreendedora e visionária à frente da Citrovan


Rose Helen e sua plantação da exótica fruta pitaya



Hoje, em nossa coluna SABORES E SABERES do Jornal @espacohorizonte, vamos falar de

uma fruta exótica e muito conhecida por seus diversos benefícios a saúde.


Esta fruta é a PITAYA!





A pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão, é o fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China. O termo "pitaya" significa "fruta escamosa". É considerada uma fruta tropical de sabor suave, como uma mistura de kiwi e melão.


A fruta pitaya tem um sabor muito doce e saboroso e vem sendo utilizada na fabricação de vinhos, sucos, chás (com as suas folhas) e principalmente doces e sorvetes. Sua flor é conhecida como rainha-da-noite.


As propriedades medicinais da pitaya são velhas conhecidas dos antigos povos nativos e hoje sabe-se que são ricas em fibras e minerais, possuindo quantidade significativa de antioxidantes e prevenindo os radicais livres. Há estudos que considerem que o consumo de pitaya pode aumentar a excreção de metais pesados, diminuir colesterol e regular a pressão sanguínea. Comê-las regularmente alivia doenças crônicas do sistema respiratório.



A pitaya além de ter um sabor atraente, ajuda a emagrecer e regula o funcionamento do intestino. Outro fator importante é a existência da tiramina. Esse nutriente presente na fruta, ativa o Glucagon – um hormônio que ajuda a estimular o corpo a fazer uso das reservas de gordura existentes no organismo e transformá-las em energia.


Além de vários benefícios para a saúde, a pitaya também é usada a favor da beleza. O uso tópico da fruta pode ser aplicado tanto na pele quanto no cabelo.


E aqui em Minas Gerais, na cidade de Bom Despacho, encontramos uma empreendedora, uma empresária que resolveu investir na produção desta fruta de tantas propriedades.


Rose Helen, desde muito jovem aos 8 anos de idade, possuía o sonho de empreender quando dizia para sua mãe que queria ir para a cidade montar uma banca e vender frutas e legumes.



Aos 19 anos seu sonho começou a ser construído. E hoje, Rose continua colhendo “literalmente” os belos frutos desse sonho que se tornou realidade. À frente da Citrovan, empresa que graças a dedicação, persistência, talento e amor de sua gestora completará 31 anos de existência, com uma história de sucesso.


A empresa é fruto de uma tradição familiar pautada no amor por “CULTIVAR E NUTRIR VIDAS”. Se iniciou com os avós de Rose, passou por seus pais, chegou até ela e agora também já conta com novas sementes, a colaboração de seus filhos.


A Citrovan é uma empresa que começou voltada para a produção e comercialização de mudas cítricas e ao longo dos anos, aprimorou suas técnicas. Hoje tem uma grande bagagem nos mercados regionais e nacional fornecendo mudas cítricas, frutíferas, árvores e plantas ornamentais.


E foi nesta empresa tão voltada para a qualidade de seus frutos, que encontramos um pomar de pitayas orgânicas, a “Menina dos Olhos” da Citrovan, um grande exemplo de inovação nas técnicas de cultivo da empresa.





A Citrovan visitou o centro de pesquisas da UFLA (Universidade Federal de Lavras) para aprimorar as técnicas de desenvolvimento e manejo, assim garantindo a qualidade dos frutos que são orgânicos e também os cuidados necessários para com o solo.


Com frutos que tem o tamanho diferenciado e sabor marcante para atender aos mais diversos tipos de paladares, a fruta já conquistou os moradores da cidade de Bom Despacho, onde é cultivada e também já alcançou o seleto público belorizontino.




As pitayas da Citrovan, são um sucesso! Caíram nas graças dos Bom Despachenses e também do grande e variado público da capital Belo Horizonte, onde há clientes felizes e encantados com os frutos que têm tamanho diferenciado e sabor marcante que atende aos mais diversos tipos de paladar.


E com toda esta dinâmica de Rose Helen o empreendedorismo feminino confere ao agronegócio, além de representatividade, ousadia, praticidade, aprimoramento e sustentabilidade. Tudo isso somado à essência feminina, que por natureza traz consigo a arte de cuidar. E é esse cuidado que confere à Citrovan um diferencial em Bom Despacho, cidade natal de Rose, por meio da implantação de projetos de paisagismo em parceria com a prefeitura, para cuidar e embelezar a cidade, bem como diversos projetos sociais que envolvem o ato de contar histórias, doações e projetos de danças, sempre em parceria com os órgãos da cidade.


A Citrovan tem com a cidade que lhe acolhe, um comprometimento, que além de gerar emprego e renda para o município, também se preocupa com o bem estar social e com o meio ambiente plantando a diversidade e o amor ao próximo e colhendo da sociedade o devido reconhecimento, tendo nas suas raízes a prosperidade de sua história.


Além das inovações da Citrovan, suas parcerias também têm sido um diferencial, pois têm ajudado a disseminar ainda mais a versatilidade da empresa enquanto produtora, a qualidade de seus produtos e a satisfação de seus clientes, sobretudo, neste momento em que a empresa está ganhando espaço no mercado por conta das pitayas.


Semanalmente a Citrovan tem abastecido a rede ABC de Belo Horizonte, além de sua parceria com a Ceasa, em nome da Global Frutas, que recebe quase uma tonelada de frutas.




Um grande parceiro da Citrovan é chefe Ricardo Hamdan, que representa as frutas aqui em Belo Horizonte, oferecendo serviço de Delivery para um público exigente e consumidor de produtos de alta qualidade.


Após conhecerem um pouquinho da história desta fruta exótica, linda e deliciosa, meu conselho é que provem e sintam nos SABORES, o prazer de saborear uma fruta delicadamente suave ao paladar.


E também sintam nos SABERES, as propriedades desta fruta maravilhosa que fazem muito bem à saúde!!


Para pedir a fruta pitaya pelo delivery, entre em contato com o Ricardo Hamdan no telefone:

31 97171-5170




Pitayas @citrovan






bottom of page