top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Mandalas do Vivart Ateliê




Hoje na pauta do Jornal @espacohorizonte, falaremos sobre as belíssimas mandalas produzidas em fio de lã, pela artesã mineira Virlândia Lopes, do Vivart Ateliê.


O significado de Mandalas pode ser simples, significa circulo. Porém, uma mandala pode ser bem complexa e cheia de significados. A palavra em si vem do sânscrito e podemos dizer que a utilização das primeiras mandalas teve origem no Tibet, por volta de VIII, auxiliando na prática de meditação. No oriente o seu significado tem a ver com a representação do sagrado. Na china, por exemplo temos o Yin / Yang dentro de um mesmo círculo também considerado uma mandala.




Com uma energia magnífica, as mandalas são símbolos que nos permite reconhecer e criar consciência de diversos processos de nossas vidas, principalmente se tratando de mudanças, aprendizados e transformações.


Pode-se dizer, que o significado principal da mandala é a “totalidade” e “completude do universo”. É o símbolo da “integração e harmonia” isso porque possui forma circular com entrelaçamentos completos em todo seu redor, sem começo, meio ou fim. Representa a harmonia do universo, com influencias benéficas, ela auxilia muito na meditação e na busca pela concentração.




A estrutura básica de uma mandala é um círculo com formas dispostas a partir do seu centro, podendo ter outros símbolos em seu desenho, potencializando assim os seus objetivos.





Principais símbolos e seus significados usados na construção de uma mandala:

Círculo: forma inicial capaz de criar um campo vibracional. Transmitindo energia.

Triangulo: Sabedoria e perfeição. Ajuda na busca espiritual.

Quadrado: Organização e estabilidade. Transmite a sensação dos segurança formado pelos quatro pilares.

Pentagrama: Energia leve e renovadora, sempre ligado a transformação.

Hexágono: Busca pelo ambiente familiar e harmonioso.

Curvas: Usado para ativar o lado emocional do ser. Mas se for um desenho em espiral tem a ver com cura e vitalidade, sentido de vida.

Cruz: representa o eixo do mundo, lado racional.

Rodas: significa o movimento e fenômenos cósmicos, muito intuitivo.

Sol: Vitalidade, energia, abundância da felicidade e do amor.

Flores: auxilia a ativação dos chacras.





Faça a sua mandala personalizada de acordo com o seu momento atual e mantenha-se sempre em harmonia e boas vibrações!!






Vivart Ateliê


Contato: (31)98467.7103


Instagram: @vivart_atelie


bottom of page