top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Letícia Bittencourt - Ajuda pessoas a realizarem o sonho de construírem uma formação internacional


Letícia Bittencourt, mineira, mora em Londres e assessora estudantes e profissionais das mais variadas áreas de formação a serem aprovados em processos seletivos para oportunidades no exterior.



Hoje, aqui no @espacohorizonte, vamos falar de assessoria para estudantes e profissionais das mais variadas áreas de formação a serem aprovados em processos seletivos para oportunidades no exterior. Vamos falar de Letícia Bittencourt, que assessora com maestria seus clientes de todo o mundo.


Bacharela em Direito no Brasil, também estudou em universidades renomadas nos Estados Unidos e China durante a graduação. Após formada, fez sua especialização no Brasil, seu mestrado na Inglaterra e participou de diferentes eventos de cunho acadêmico e profissional em outros continentes. Todas as oportunidades conquistadas ocorreram através de bolsas integrais de estudos por desempenho acadêmico de mérito.


Letícia Bittencourt, é formada em Direito pela PUC Minas (2011-2016), especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá (2016-2017), e mestre em Direitos Humanos pela Queen Mary University of London (2017-2018).


Durante a graduação, foi uma aluna dedicada dentro e fora de sala de aula. Além de estudar para obter boas notas, também realizou bons estágios (como o TJMG, TRT/MG e Ministério Público Federal).


Foi monitora de diferentes disciplinas, se envolveu com pesquisa científica, participou de grupo de estudos, fez voluntariados, participou de simulações (Americas Model United Nations em Brasília/DF).


Escreveu e publicou artigos acadêmicos, se engajou em voluntariados, bem como organizou e compareceu em eventos acadêmicos.




Essa postura proativa e dinâmica de Letícia, a contemplou com oportunidades incríveis e que mudaram a sua vida. Em 2015, foi agraciada pela Embaixada Americana com uma bolsa de estudos integral do Departamento de Estado Norte-Americano e, assim, pode representar o Brasil no curso de inverno SUSI – Study of United States Institutes for Latin American Student Leaders, onde teve a oportunidade de estudar em universidades renomadas como Amherst College, Harvard University, The City College of New York e The University of Arizona.


Já em 2016, o Banco Santander a selecionou para representar sua universidade no programa de verão TOP China, que ocorreu nas Universidades de Pequim e Shanghai.


Após formada, atuou brevemente como advogada trabalhista em sua cidade natal, no interior de Minas Gerais, razão pela qual sentiu a necessidade de realizar uma pós-graduação na área, que ocorreu entre 2016 e 2017.


Ainda muito atraída pelo ambiente acadêmico, decidiu realizar um mestrado na área de Direitos Humanos no Reino Unido, ocasião em que foi selecionada pelo Governo Britânico para receber a bolsa Chevening.


Após a conclusão de seu mestrado (2017-2018) na Inglaterra, trabalhou no escritório Nabas Legal International Lawyers e para o Instituto de Direitos Humanos da International Bar Association (IBAHRI) em Londres. No início de 2019,se mudou para Washington DC nos EUA para trabalhar na Comissão Inter-Americana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA).





Entre muito estudo e trabalho, foi selecionada mais vezes para participar de eventos internacionais como o Spring Meetings (EUA), World Youth Forum (Egito) e IsFit (Noruega). Em 2020, foi selecionada pela Academia de Nuremberg, na Alemanha, para participar de seu curso de verão chamado Nuremberg Summer Academy, com foco em Direito Internacional Criminal e Humanitário. Por conta da pandemia do corona vírus, o curso infelizmente foi cancelado.


No que tange à parte prático-profissional, já trabalhou na International Bar Association (IBA) em Londres/Reino Unido e na Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington DC/EUA, sem esquecer de sua breve atuação como advogada na área Trabalhista, na perspectiva consultiva, extrajudicial e contenciosa.


Desde 2018, atua de forma integral como Consultora e Mentora de Internacionalização de Ensino & Carreira, profissão que assessora estudantes e profissionais das mais variadas áreas de formação a serem aprovados em processos seletivos para oportunidades no exterior.


Já trabalhou com mais de 500 clientes e constatou que sua paixão é estudar o mercado de trabalho, fazer networking e trabalhar, de forma personalizada e estratégica, com uma vasta gama de profissionais que têm por ambição uma carreira internacional.




Todas as oportunidades aconteceram graças a bolsas de estudos integrais de governos e organizações que ela conquistou com base em seu desempenho acadêmico-profissional, bem como em sua expertise na montagem estratégica de candidaturas.


Devido a sua experiência prática adquirida em processos seletivos para estudar e trabalhar no exterior ao longo dos anos, começou a ajudar amigos próximos em candidaturas similares. Pouco tempo depois, graças ao sucesso das aplicações, resolveu começar a assessorar, já de forma profissional, outras pessoas também.


Recentemente, sua expertise foi reconhecida pela empresa educacional neozelandesa Crimson, que a contratou como Postgraduate Strategist for UK Universities. Nesta posição, trabalha diretamente com clientes internacionais na instrução e correção de seus applications direcionados especialmente para universidades do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).


Em breve, irá cursar o mestrado em Desenvolvimento de Carreira na Universidade de Warwick, na Inglaterra, a fim de se qualificar na área e continuar oferecendo um serviço de altíssima qualidade aos seus clientes que, hoje, são de todo o mundo. Trabalha com brasileiros, uruguaios, australianos, neozelandeses, chineses, americanos, russos e por aí vai.


Basicamente, ela descobriu uma vocação que dá sentido à sua vida. Com o propósito de ajudar pessoas a realizarem seus sonhos de construírem uma formação internacional através dos seus conhecimentos técnicos, com a missão de prestar um trabalho de qualidade, e com o valor norteador da proximidade ao cliente para execução de um trabalho de alta-performance é que nasceu o website, o canal no YouTube e os seus serviços de Consultoria & Mentoria.


Se você ficou interessado para conhecer e contratar os seus serviços da Letícia Bittencourt, não deixe de explorar seu site: leticiabittencourt.com

Entre na página SERVIÇOS e leia os DEPOIMENTOS dos seus clientes já aprovados.


Qualquer dúvida que você tenha, não hesite em entrar em contato com a Letícia.


Enquanto isso, entre e usufrua de todo o conteúdo gratuito compartilhado em seu site, no Instagram @direitonoexterior e YouTube - Direito no Exterior.



Cx Pstl 362, CEP 36.884-970




bottom of page