GOVERNO DE MINAS GERAIS E MATE COURO APRESENTAM IV FESTIVAL
- noticiasjornalhori
- há 4 dias
- 3 min de leitura

GOVERNO DE MINAS GERAIS E MATE COURO APRESENTAM IV FESTIVAL ARTE & MOVIMENTO COM O ESPETÁCULO ‘PAIXÃO BRASILEIRA, A MÚSICA DO SAMBA-CANÇÃO’
Realizado pela Palco Marketing, o encontro celebra a trajetória desse ritmo de sucesso na
Saramenha Artes & Ofícios
Ouro Preto recebe, no dia 29 de novembro, às 20h30, o espetáculo “Paixão Brasileira – A Música do Samba-Canção”, que acontece na Saramenha Artes & Ofícios. A apresentação, realizada pela Palco Marketing Cultural, traz uma imersão na história e na poesia do samba-canção, gênero consagrado nas décadas de 1940 e 1950.
Com concepção e direção de Paulo Rogério Lage, o espetáculo reúne músicos de destaque: Luadson Constâncio (piano), João Paulo Avelar (baixo), Gegê Mendes (bateria), Maíra Manga (voz) e Egídio Oliveira (voz e violão). O cenário e a iluminação são de Pedro Pederneiras com Bob Tostes na assistência de direção, textos e narração, o figurino é de Liana Fernandes, a produção executiva é de Sérgio Amaral e a gerência de projeto é de Sérgio Rafael do Carmo. Juntos, eles recriam a atmosfera que marcou uma das fases mais sensíveis e elegantes da música popular brasileira.
Paulo Rogério Lage explica que o projeto nasce de uma memória afetiva ligada ao universo do samba-canção e de uma homenagem ao irmão Silvério, que cresceu ouvindo e cantando clássicos do gênero:
“O samba-canção foi muito popular nas décadas de 40 e 50, a geração dos meus irmãos e primos. As músicas falavam de amor, quase sempre um amor perdido, de um jeito muito bonito e melancólico. São canções belíssimas que, apesar de estarem um pouco esquecidas, permanecem no inconsciente coletivo brasileiro”, afirma.
Ele relembra também a influência dessas músicas na própria formação musical: “Era o som que vazava dentro de casa, nos saraus em família e no rádio. Isso inspirou o nome do espetáculo, Paixão Brasileira, porque o tema do amor sempre esteve presente.”
O espetáculo Paixão Brasileira é apresentado pelo Governo de Minas Gerais e Mate Couro, via Lei de Incentivo Estadual.
Contexto histórico e força cultural
O espetáculo revisita o período pós-fechamento dos cassinos, em 1946, quando músicos migraram para as boates de Copacabana e consolidaram o samba-canção como um estilo intimista, mais lento e profundamente emocional. A abertura da apresentação, ao som de Dorival Caymmi, transporta o público ao Ride Janeiro dos anos 40/50, então centro político e cultural do país.
Autores e intérpretes como Tom Jobim, Cartola, Caymmi, Dolores Duran, Ary Barroso, Lupicínio Rodrigues, Maysa, Orlando Silva e Tito Madi, estão entre os grandes nomes celebrados na apresentação, que busca resgatar um repertório fundamental para a construção da identidade musical brasileira.
Saramenha Artes & Ofícios
Inspirado pela infância entre olarias e pelas memórias afetivas de Tracunhaém, no Pernambuco, e do Vale do Jequitinhonha, Paulo Rogério fundou a Saramenha Artes & Ofícios como um refúgio para a criação artística enraizada nas tradições brasileiras. O espaço se tornou um centro cultural vivo, onde se ensina, se experimenta e se celebra a arte popular — da cerâmica aos painéis de azulejos, da música aos livros.
Palco Marketing Cultural
Foi desse espírito que surgiu também a Palco Marketing Cultural, produtora que conecta artistas e público com projetos no Brasil e no exterior, reafirmando o compromisso de tornar a arte acessível e transformadora. Com foco na promoção de projetos que tratam da preservação dos patrimônios naturais, arquitetônicos e históricos, já produziram ações com mais de 300 cidades brasileiras e outras 40 cidades do exterior.
Nos últimos anos, a produtora, com patrocínio de empresas como Mate Couro, Supermix e Energisa, por meio das Leis de Incentivo à Cultura Federal e Estadual, realizou projetos com grandes nomes da música e da dança brasileira. Destacam-se os espetáculos como “Sinfonia da Alvorada", “Quem Perguntou Por Mim”, “Música de Protesto Brasileira”, “Valencianas” e “Ballet do Amor Brasileiro”, todos dirigidos por Paulo Rogério e os Festivais anuais de Piano & Canto, Arte & Movimento e Cordas do Brasil, todos já em sua quarta edição.
Ficha técnica: Paixão Brasileira
A música do Samba- canção
Concepção, roteiro, direção e textos
Paulo Rogério Lage
Assistente de direção, textos e narração
Bob Tostes
Apresentação
Quinteto Saramenha
Arranjos e teclados – Luadson Constâncio
Voz - Maíra Manga
Violão e voz – Egídio Oliveira
Baixo acústico – João Paulo Avelar
Bateria – Gegê Mendes
Cenário e iluminação – Pedro Pederneiras
Figurino - Liana Fernandes
Som - Welligton Paim
Produção Executiva - Sérgio Amaral
Assistência de Produção Executiva – Claudia Ferreira
Técnicos - Samara – Leandro – Muquinha – José Roberto
Gerência de projeto – Sérgio Rafael do Carmo
Comunicação – Benê Mais
Agradecimentos – Arthur Eduardo Savassi Biagioni, Rodrigo Savassi Biagioni, Maria Luiza e Juventino Dias, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos
Patrocínio - Mate & Couro
Apoio - Supermix Concreto e Energisa
Realização – Palco Marketing Cultural
Promoção – Escola Saramenha de Artes & Ofícios














Comentários