top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Festival “Vem pro Maletta”: Comida, Diversidade e Arte




Com mais de 65 anos de história, o Edifício Maletta, localizado no centro de Belo Horizonte, vai receber pela primeira vez o “Festival Vem pro Maletta: comida, diversidade e arte”.


Até 19 de novembro, o evento, realizado pelo Sebrae Minas, terá uma programação diversificada que inclui: saraus, leituras de cordel, oficinas de artes manuais, desfiles, feiras de livros, vinis e muita musicalidade. Haverá ainda um cardápio gastronômico variado com pratos da culinária mineira que levam o nome de frequentadores famosos e moradores do antigo edifício.


Entre os pratos que os participantes do “Festival Vem pro Maletta” poderão degustar estão: o “Pastel Lua Nova”, iguaria das feiras de rua recheada com ragu de cupim defumado, que leva o nome de um dos mais antigos estabelecimentos do edifício, que foi comandado pelo seu Juventino da Paz, e o “Filé Olympio”, filé ao molho acompanhado de arroz de açafrão e champignon, batata palha e brócolis, em referência a seu Olympio, garçom que trabalhou no Maletta por 40 anos.


Também são protagonistas neste festival, “O pirotécnico Samuel” uma releitura gastronômica da obra “O pirotécnico Zacarias” do escritor mineiro e também frequentador do Maletta, Murilo Rubião, composta por uma picanha maturada com mandioca assada, manteiga de garrafa e deliciosos pasteizinhos de queijos acompanhados de vinagrete e farofa. Já a “A preferida de D. Jandira”, um rocambole de barriga de porco atolado no purê de mandioca amarela e vinagrete, homenageia a sambista e moradora do Maletta D. Jandira Célia.


O Clube da Esquina, também ganha representatividade no evento com a “Carne Serenada do Mestre”, em homenagem a Milton Nascimento, uma deliciosa porção de carne serenada, vinagrete de abóbora e farofa, e a “Tilápia Primavera a Toninho Horta”, uma tempurá de iscas de Tilápia crocantes, crudités de cenoura e abobrinha e pesto de agrião, que leva o nome de outro famoso integrante do grupo de músicos e compositores mineiros.


Prepara gastronomia

Os 13 bares e restaurantes participantes do “Festival Vem pro Maletta: comida, diversidade e arte” foram capacitados pelo programa Prepara Gastronomia, uma iniciativa do Sebrae Minas para orientar pequenos negócios de alimentação sobre estratégias e ferramentas que podem ajudá-los a se preparar para as novas demandas de mercado, e consequentemente, na alavancagem de seus negócios.


Confira a programação cultural dos últimos dias do festival:




17 de novembro

18h – Lançamento Cordel do Maletta e livro



18 de novembro

18h às 19h – Sarau



19 de novembro

16h - Baile de Vinil: anos 80



Localização

Edifício Maletta - Rua da Bahia, 1.148 - Centro - Belo Horizonte


Comments


bottom of page