top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Exposição do fotógrafo Rafael Freire no Memorial da Vale



A primavera chegou em setembro, mas o mês de outubro também trouxe flores para o Memorial Vale com a exposição fotográfica de Rafael Freire. Ele se dedica a retratar a vida e a beleza de quem mora na comunidade conhecida como Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.


O Memorial Vale recebe a exposição do fotógrafo Rafael Freire até o dia 29 de outubro. Rafael Freire tem 29 anos e é um fotógrafo independente, morador da Favela da Serra, em Belo Horizonte. Ele se dedica a retratar a vida e a beleza de quem mora ao seu redor, na comunidade conhecida como Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. O fotógrafo é idealizador do projeto “Favela, a Flor que se Aglomera” e se diz um "contador de histórias reais". A exposição integra o projeto Mostra de Fotografia, com curadoria de Eugênio Sávio.


Rafael se define como o “expert em peles negras” e “o menino das flores”. “Nascido e criado numa favela, gostamos do passinho do funk, rebolar até o chão, pintar o cabelo de rosa, amarelo, andar sem camisa. Aquele sorriso largo, aquele samba na lage... favela.. aquele tanto de criança correndo, nasce um novo conceito, revelando qualquer morador como uma bela e única obra de Arte...”, escreve Rafael.


Memorial Minas Gerais Vale


O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.



Memorial Minas Gerais Vale


Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi


Funcionamento - Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h.


Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h.


Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.


Entrada Gratuita


Foto: Rafael Freire/Divulgação

bottom of page