top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Cura - Circuito Urbano de Arte



Na pauta de hoje no Jornal @espacohorizonte, falaremos sobre um dos mais importantes festivais de arte pública do Brasil, o CURA – Circuito Urbano de Arte que acontece em Belo Horizonte - MG. Dá um gostinho do que está por vir, com uma nova intervenção na empena, “O Abraço” (Ed. Príncipe de Gales, Rua dos Tupinambás – 179) realizada pelo artista Davi de Melo Santo (DMS), que iniciou a sua jornada com o grafite em 1998.


Ele que é considerado uma lenda do graffiti em BH, volta ao famoso “balancinho” do festival para dar nova vida à sua obra. Pintada em dezembro de 2017 em celebração aos 120 anos de BH, a obra “O Abraço” se tornou uma das mais queridas do público, e é ainda mais simbólica no período pandêmico.


“A versão 2021 vem num momento especial, de esperança, onde estamos todas sonhando com um abraço. Abraçar a família, os amigos, a rua, a cidade, a vida. Um abraço ao ar livre vendo o céu azul do dia, ou as estrelas da noite. Um abraço onde caibam todas e todos.

Um abraço do bem viver que nos conecte ao passado e nos mostre um caminho para construir um futuro onde este gesto singelo e forte seja a metáfora da nossa sociedade” explicam Priscila Amoni, Juliana Flores e Janaína Macruz, idealizadoras e curadoras do festival.


Vale ressaltar que, uma obra pública tem caráter efêmero e as deteriorações causadas pelo tempo são até bem-vindas. O que não foi o caso da obra em questão, que se deteriorou muito rápido devido a problemas de infra estrutura do prédio. Sua repintura passou a ser um sonho do festival, do artista e de parte da população.





Esta ação do CURA tem patrocínio da Hotmart, empresa global de tecnologia que oferece produtos e serviços para quem quer empreender no mundo digital e viver de suas paixões. A empresa, que foi fundada em BH e está presente em oito países, sabe da paixão dos mineiros por esse "abraço". Em outubro, DMS e Janaína Macruz falarão mais sobre todo o processo e sobre a arte urbana no ON FIRE, um dos principais eventos de marketing, negócios e educação do Brasil.


Sobre o Cura

O Circuito Urbano de Arte realizou sua quinta edição em 2020, completando 18 obras de arte em fachadas e empenas, sendo 14 na região do hipercentro da capital mineira e quatro na região da Lagoinha, formando, assim, a maior coleção de arte mural em grande escala já feita por um único festival brasileiro. O CURA também presenteou BH com o primeiro e, até então único, Mirante de Arte Urbana do mundo. Todas as pinturas podem ser contempladas da Rua Sapucaí.





CURA

Pintura Ed. Príncipe de Gales (Rua dos Tupinambás - 179. Centro)


Artista: DMS


Termino: 01 de setembro de 2021


Fotos divulgação

bottom of page