top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

CASACOR Minas 2022




Este ano, a CASACOR Minas será realizada no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, entre os dias 09 de agosto a 25 de setembro. O local se destaca por abrigar uma área ao ar livre com mais de 12 mil metros quadrados, sendo que a maior parte dos ambientes estará concentrada nas áreas externas.


Minas Gerais tem tudo a ver com hospitalidade, arte, natureza, boa mesa e um sotaque irresistível. A estas tradições, soma-se um patrimônio histórico, arquitetônico e paisagístico dos mais relevantes. Estes e outros atrativos estiveram presentes de corpo e alma nos 59 espaços da CASACOR Minas Gerais 2019, que celebrou sua 25ª edição em grande estilo. O célebre Palácio das Mangabeiras, inaugurado em 1955 para ser residência oficial dos governadores de Minas Gerais, foi o local escolhido. Seu projeto inicial é de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, com jardins planejados pelo paisagista Roberto Burle Marx.


A proposta de resgatar edifícios antigos e históricos não é nova para Julina Grilo, Eduardo Faleiro e João Grilo, trio que está, hoje, à frente da CASACOR Minas Gerais, mostra criada em 1995 por João Grillo e Ernesto Lolato. “Já contabilizamos várias edições realizadas em imóveis tombados, servindo para levantar questões sobre a importância da preservação e o resgate destes imóveis e também por gerar visibilidade e acessibilidade a esses prédios, contribuindo assim para a preservação da memória e da identidade cultural da cidade”, destaca Eduardo.


Esse compromisso dos franqueados ficou ainda mais evidente depois da notícia de que o Conjunto Moderno da Pampulha havia conquistado, em 2015, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Na última a edição de CASACOR, a organização comemorou a conquista com atividades no Museu de Arte da Pampulha, reativando temporariamente o café e o restaurante do local, além eventos na Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. Estas ações tornaram a edição 2016 emblemática.


Texto/Foto: Divulgação


Palácio das Mangabeiras

R. Prof. Djalma Guimarães, 157 - Belo Horizonte


Contato

(31) 3286-4587

contato@casacorminas.com.br


bottom of page