top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Artista Plástica Joanna Scharlé Encanta O Interior do Estado


Joanna Scharlé


Hoje na pauta do Jornal @espacohorizonte, falaremos sobre as obras da artista plástica mineira e luxemburguesa, Scharlé.


A artista plástica Joanna Scharlé de Vasconcelos após ser premiada no concurso “Tiradentes Grão prior da Liberdade” que foi feito a nível nacional, teve suas pinturas expostas ao redor de Minas Gerais.


O Salão começou em Sete Lagoas na Galeria Miralda, mas devido ao grande número de visitações, cerca de 40 mil pessoas, os artistas premiados foram convidados para expor em outros Centros Culturais do Estado, como a "Academia Guimarães Rosa” em Cordisburgo, o "Museu Casa dos contos" em Ouro Preto, na Câmara Municipal de Sete Lagoas, na "Casa Chica da Silva" em Diamantina e na Casa da Cultura de Curvelo.


Com o início da pandemia e nos meses que se seguiram o Salão buscou formas diferentes de continuar fomentando a história mineira para a sociedade, de modo virtual levando a cultura, a arte e o civismo para a população.


Joanna Scharlé que já fazia parte do Salão, teve suas obras de arte solicitadas por historiadores como Tereza Pinto e o Barão Felipe de São João Marcos, que ao conhecerem seus trabalhos se admiraram com a inspiração da artista e adquiriram algumas de suas obras de arte.



O presidente do "Circuito Guimarães Rosa”, Curador Hugo de Castro Machado, ao ter acesso aos nanquins de Joanna Scharlé referentes a Guimarães Rosa, se encantou com as obras multifacetadas da artista, e com as diversas técnicas utilizadas para retratar o escritor, adquirindo para si uma das obras e convidando Joanna Scharlé para expor a Série de nanquins na galeria do Museu Histórico de Pompeu, uma das cidades que faz parte do circuito Guimarães Rosa. (foto).



Curador Hugo de Castro Machado



A artista doou parte do valor das vendas de suas obras para os trabalhos sociais e artísticos do Priorado dos Inconfidentes, como forma de apoio social nesse momento em que o mundo encontra-se estagnado.


O Grão Prior Gladstone Lopes homenageou Joanna Scharlé, como Artista Benemérita da instituição, como forma de agradecimento e apoio.




Scharlé de Vasconcelos, Joanna


Instagram: @scharle_joanna


Fotos: Barão Felipe e acervo pessoal.


Colunista: Rachel Capúcio

bottom of page