top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Artista Plástica Joanna Scharlé de Vasconcelos foi uma das condecoradas no dia 21 de abril


A Artista Plástica Joanna Scharlé de Vasconcelos e o Comendador do Priorado dos Inconfidentes, Gladstone Lopes




A pauta de hoje no Jornal @espacohorizonte, é sobre a simbólica homenagem ao patrono da Inconfidência Mineira, Tiradentes, ocorrida no dia 21 de abril em Ouro Preto.


Mesmo em tempo de pandemia as comemorações pelo dia de Tiradentes não foram esquecidas.


No último dia 21 de abril, o Governo do Estado de Minas Gerais, como em todos os anos, fez uma simbólica homenagem ao patrono da Inconfidência Mineira.





Gladstone Lopes e Joanna Scharlé de Vasconcelos


Gladstone Lopes e a Secretária de Cultura de Ouro Preto Maria Margareth Monteiro


O Priorado dos Inconfidentes, entidade que prima pela conservação da memória dos conjurados de 1789, juntamente com personalidades da política e da cultura local, promoveu uma rápida visitação à Casa de Tomás Antônio Gonzaga, o Poeta Inconfidente, ocasião onde estavam presentes a Artista Plástica Joanna Scharlé de Vasconcelos, que junto com a Secretária de Cultura de Ouro Preto Maria Margareth Monteiro foram condecoradas com a "Medalha de Mérito Cívico Coração de Alferes, Comandante do Sertão", honraria alusiva ao comando do quartel de Sete Lagoas pelo Alferes Joaquim José da Silva Xavier.


O Prefeito de Ouro Preto Ângelo Osvaldo, foi condecorado com a "Medalha do Mérito Literário Inácio José de Alvarenga Peixoto".



Gladstone Lopes e o Prefeito de Ouro Preto Ângelo Osvaldo


A artista Joanna Scharlé de Vasconcelos doou parte do valor das vendas de diversas obras para os trabalhos sociais e artísticos do Priorado dos Inconfidentes, e foi homenageada como Benemérita da Instituição como forma de apoio a mesma.


O Comendador do Priorado dos Inconfidentes, Gladstone Lopes, visitou os agraciados e outorgou-lhes as condecorações.







Scharlé de Vasconcelos, Joanna


Instagram: @scharle_joanna


Fotos: Ane Souz - PMOP

bottom of page