• espaco horizonte

Arroz de polvo







Queridos leitores



Cozinhar para mim é uma arte e um sentimento! E este sentimento, o tenho desde menina. Sempre gostei de cozinhar e a partir de agora, dentro do Jornal Espaço Horizonte, darei algumas dicas de pratos saborosos e que gosto muito de fazer.


Hoje, ainda reclusa em casa com uma de minhas filhas, seu marido e os dois filhos, resolvemos fazer um arroz de polvo.


O resultado foi maravilhoso!!! Tanto que resolvi que vou começar a postar os pratos executados aqui por nossa família, pois todos gostamos muito de cozinhar.

Espero que gostem e refaçam estas receitas executadas por nós.




INGREDIENTES:

1 polvo de mais ou menos 2 kilos

Para cozinhar com o polvo:


1 cebola média, 1 cenoura média, 1 talo de salsão, 1 tomate cortado ao meio, 3 dentes de alho, 1 tomilho, 2 folhas de louro, 1 colher de sopa de azeite, 1 copo de água.

E AGORA....




Para cozinhar o arroz





1 pimentão amarelo cortado em cubinhos, 1 pimentão vermelho cortado em cubinhos, 1 cebola pequena, 2 dentes de alho, 2 colheres de azeite, 1 colher de sopa de páprica defumada, 1 xícara e meia de arroz





E para refogar os tentáculos do polvo

50g de manteiga, um fio de azeite, tomilho, sal e pimenta




MODO DE FAZER


Primeiramente corte a cabeça do polvo e jogue fora. Lave bem o polvo, tentáculo por tentáculo em água corrente.


Em uma panela de pressão, coloque a cebola, a cenoura, o talo de salsão, o tomate, os dentes de alho, umas ramas de tomilho, as folhas de louro e 1 colher de sopa de azeite. Por cima destes ingredientes, coloque o polvo inteiro e sem a cabeça e adicione uma xícara de água.


Após a começar a pressão, marque 10 minutos e verifique se o polvo já está cozido. Se precisar deixe mais um pouco até que esteja com uma textura mais consistente ( não deixar ficar muito mole).


Retire da panela, coe o caldo e reserve o polvo.


Em uma panela coloque o azeite, a cebola e o alho e deixe cozinhar um pouco, sem dourar. Acrescente os pimentões cortados em cubinhos e deixe cozinhar por 5 minutos. Junte o arroz (pode ser o agulhinha), misture e acrescente o caldo do polvo coado. Prove o sal e deixe no fogo até que o arroz fique cozido al dente.


Separe os tentáculos do polvo para enfeitar os pratos e grelhe em uma frigideira com manteiga, azeite, tomilho sal e pimenta.


Pique o restante do polvo em pedaços de mais ou menos 2 cm e junte ao arroz pronto.

Monte o prato e decore com um tentáculo do polvo grelhado.




E bom apetite!!!!


Sandrinha Coelho