VILA MINEIRIDADE UNE GASTRONOMIA, CULTURA
- noticiasjornalhori
- há 12 horas
- 3 min de leitura

VILA MINEIRIDADE UNE GASTRONOMIA, CULTURA E TRADIÇÃO NO NATAL DE BELO HORIZONTE
Com mais de 100 participantes reunidos no Circuito Liberdade, o evento destaca a culinária, o artesanato e a riqueza cultural do estado, integrando a programação do Natal da Mineiridade
Belo Horizonte ganha um novo espaço de celebração e encontro neste Natal. Instalada na Praça José Mendes Júnior, entre a Rua da Bahia e a Praça da Liberdade, a Vila Mineiridade integra a programação natalina da capital com feiras que vão valorizar a economia criativa de Minas Gerais, apresentando pratos típicos e o artesanato mineiro, de 19 de novembro de 2025 a 6 de janeiro de 2026
Na Vila Mineiridade, 30 expositores vão oferecer uma verdadeira imersão na cultura e nos sabores de Minas Gerais, com a expectativa de receber aproximadamente duas mil pessoas por dia. “Vamos celebrar o que Minas tem de mais autêntico: o talento das pessoas e os sabores que nos identificam. Entre quitandas, queijos, cafés, doces e bebidas artesanais, cada criação revela a força da nossa cultura e da nossa hospitalidade. Mais que eventos, são espaços de encontro, afeto e criação coletiva, um retrato vivo da economia criativa mineira,” conta o realizador do projeto, Aluizer Malab, da Malab Produções.
Nesse espírito, a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, ressalta a importância da iniciativa: “Quando abrimos as portas para que pequenos produtores, chefs, artesãos e criadores se conectem ao público, estamos fortalecendo a cultura e impulsionando a economia. A Vila Mineiridade traduz a essência do que acreditamos para Minas: tradição que gera oportunidades, gastronomia que movimenta pessoas, e cultura que inspira. Esse encontro entre talento e público é o que impulsiona o nosso turismo.”
A curadoria culinária de Marcelo Annaká reúne uma diversidade que inclui comidas do interior, cozinha periférica e afro-mineira. Além da gastronomia, os visitantes poderão conhecer itens tradicionais do artesanato de pequenos produtores do estado. Dentre os sabores que o público poderá degustar estão pratos típicos como galinhada, tropeiro, costelinha com arroz, torresmo de rolo, baião de dois, costela de porco, sanduíche de carne de porco desfiada, bolinho mineiro com linguiça triturada com queijo minas, carreteiro, porco no rolete, sanduíche de linguiça, vinhos mineiros, drinks diversos a base de cachaças de Minas Gerais e muito mais.
Também será possível encontrar queijos premiados, como o Queijo Minerim de Araxá, eleito como o melhor QMA - Queijo Minas Artesanal de 2025, Queijaria João de Barro, da região de Diamantina, um genuíno Mantiqueira de Minas do Sítio Braguinha, da cidade de Itamonte e o Queijo Fazenda Jacob, da microrregião da Canastra do município de São Roque de Minas. Entre os lanches rápidos e práticos, é possível degustar pães de queijo, sanduíches, espetinhos e bolinhos, além de sobremesas irresistíveis como o pé de moleque, doce de leite, goiabada e o sorvete frito com frutas.
A programação complementa as atrações do Natal da Mineiridade que, neste ano, vai ganhar uma cenografia própria, inspirada na arquitetura sacra e na estética regional típica de Minas Gerais. Com o tema “A Liberdade e as Artes”, o evento convida o público a um percurso imersivo pelas seis regiões do Estado: Vale do Jequitinhonha, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Norte de Minas.
A Vila Mineiridade também vai contar com uma programação paralela: o Salão das Artes. Mais de 80 expositores ocuparão o pátio e as galerias do primeiro piso do CCBB BH - Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte, sob curadoria de Mary Arantes. O evento vai reunir arte, design, acessórios, artesanato e moda para exposição e venda, de quinta a domingo, nos dias 11 a 14 e 19 a 21 de dezembro, de 11 às 20h. Os nomes selecionados para a feira serão anunciados em breve pelos canais de comunicação oficiais.
A Vila Mineiridade conta com o patrocínio da Copasa, Instituto BAT Brasil, Codemge e Itambé, através Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, CDL/BH, Palácio da Liberdade, Circuito Liberdade, Fundação Clóvis Salgado, Natal da Mineiridade e CCBB BH. A produção é da Malab Produções, com coprodução da DM Corporate e a realização é do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, em parceria com o Governo de Minas Gerais.
Serviço:
Vila Mineiridade 2025
Data: 19/12 a 06/01Horário: 17 às 23h
Local: Praça da Liberdade, Praça José Mendes Júnior. Referência, Rua da Bahia 2115
Evento com entrada gratuita










