• espaco horizonte

Terra crua é usada para construir casa de 60 m² em 8 dias - Projeto de Mario Cucinella Architects



Uma casa na Itália feita inteiramente de terra e impressão 3D acaba de ser revelada ao mercado. Uma casa que foi construída em apenas 200 horas e que veio para revolucionar a construção.


Com estrutura arredondada de 60 m² aponta para um futuro mais sustentável, usando material antigo que é a terra crua com uma tecnologia ultra avançada, através de uma mega impressora 3D.


Esta inovadora construção feita totalmente de terra e produzida por meio de tecnologia de impressão 3D acaba de ser revelada na Itália. O projeto foi concebido pelo escritório de arquitetura Mario Cucinella Architects em parceria com a empresa WASP.


Para Mario Cucinella, fundador e diretor criativo da MCA – Mario Cucinella Architects, a estética desta casa não foi apenas uma abordagem estética “mas o resultado de um esforço técnico e material, transformando uma matéria milenar (terra bruta) com as tecnologias de que hoje dispomos ( impressão 3D aditiva) ”.




Localizada na Itália, a obra pode revolucionar a tecnologia reduzindo custos e criando residências mais sustentáveis para o meio ambiente.


Estas gigantescas impressoras 3D, constroem as edificações automaticamente, com a mínima intervenção humana.


Deposita dezenas de camadas de materiais maleáveis ​​que posteriormente se solidificam, podendo ajudar a tornar as habitações mais acessíveis em muitos lugares do mundo e construir bairros impressos com notável velocidade e baixo custo.








Sobre o arquiteto



Mario Cucinella nasceu na Itália em 1960 e formou-se em Gênova com Giancarlo De Carlo em 1987. Em 1992 fundou a Mario Cucinella Architects (MCA) em Paris e posteriormente em Bologna.


Entre 1998 e 2006 foi professor do Laboratorio di Tecnologia dell'Architettura na Universidade de Ferrara.


O escritório possui uma vasta experiência em projetos arquitetônicos que integram estratégias ambientais e energéticas.


O escritório participa de competições internacionais e tem especial interesse em design responsivo para questões climáticas e sustentabilidade.


O arquiteto tem trabalhado com o Renzo Piano Building Workshop em Genova e Paris e, desde 2004, é Professor Honorário da Universidade de Nottingham.





@mario_cucinella_architects

Via Francesco Fora, 6

40129 Bologna Italia

+39 051 631 3381

+39 051 631 3316


Via Brera, 16

20121 Milano Italia

+39 051 631 3381

+39 051 631 3316



Fotos divulgação