top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Cofer Ferro e Aço, referência no beneficiamento de aço


Aysllan Veli Rodrigues e Julyana Pugas Rodrigues



Há quase meio século no mercado a empresa mineira COFER Ferro e Aço é o maior fornecedor de processamento de aço da região Centro-Oeste de Minas Gerais.


O parque industrial está localizado em Divinópolis em uma área 33.000 m². Especializada na produção e distribuição de perfis, dutos, chapas, telhas galvanizadas. e todos os materiais para processamento de aço personalizado. Possui 5.000 clientes ativos, incluindo serrarias, construtoras, siderúrgicas, fábricas de móveis e estruturas metálicas, equipamentos de ginástica, letreiros e toldos.


Uma empresa familiar em transição sucessória presidida por Aysllan Veli Rodrigues, filho dos fundadores, Veli Rodrigues e sua esposa, Elci Dolores Rodrigues.

E atualmente já no comando da empresa, a 3ª geração, a neta, Julyana Pugas Rodrigues, como diretora.



Os fundadores, Veli Rodrigues e sua esposa, Elci Dolores Rodrigues, Aysllan Veli Rodrigues com sua esposa, Keila Grego Pugas e Rodrigues e sua filha, Julyana Pugas Rodrigues



Leticya Pugas Rodrigues, Keila Grego Pugas e Rodrigues e Julyana Pugas Rodrigues



A empresa é referência no mercado de beneficiamento do aço no Estado de Minas Gerais.


Este mês, um dos maiores investimentos da COFER Ferro e Aço, se concretizou com a inauguração da nova linha de produção de dutos 150x50 (diâmetro de 5 polegadas) da Zikeli, a ITL 130. Apenas 3 indústrias siderúrgicas no Brasil possuem esta linha de produção.


A Cofer Ferro e Aço tornou-se pioneira, sendo uma das mais completas usinas siderúrgicas em Minas. Reproduz cerca de 50 novos empregos, diretos e indiretos, em toda a cadeia produtiva.






“A Cofer Ferro e Aço é uma empresa que, nos próximos meses, se tonará conhecida no mercado por ter em sua planta industrial a realização de um sonho de qualquer beneficiador ao garantir em seu processo produtivo alta performance e qualidade”.

Edson Luiz, Técnico Mecânico da Zikeli.






A nova linha de produção representa não somente a sua saída da terceirização produtiva dos tubos 150x50 para a produção própria, mas também uma nova fase para a empresa. Diferenciando-a de seus concorrentes ao conferir maior autonomia, competitividade e capacidade para atender o mercado de tubos em diferentes diâmetros, espessuras e comprimentos.



“Sua principal vantagem para o negócio Cofer é o estreitamento da cadeia de distribuição, ao ter capacidade de atender desde varejistas às indústrias de beneficiamento mais exigentes. Sua alta eficiência e automação trazem um aumento na capacidade produtiva da COFER de 25% e à expectativa que venha ter uma participação de 20% do faturamento da empresa”.

Hebert Amaral, Diretor Comercial.



A oferta de um mix completo, ganho de volume produzido na planta, maior competitividade, garantia de qualidade e o alto nível de serviços são os pilares para esta estimativa de crescimento combinados aos demais investimentos que vem sendo realizados desde 2021.


“O crescimento da Cofer Ferro e Aço vai além da realização de um sonho da nossa família, ao possibilitar que outras famílias também possam realizar seus sonhos. Temos consciência do nosso papel no desenvolvimento da economia mineira e com as pessoas que participam do nosso negócio. E, por isso, buscamos uma gestão de alta performance, inovadora e focada em resultados. Continuaremos a investir para o nosso crescimento até que sejamos referência nacional no mercado e que tenhamos fortes laços de confiança com nossos fornecedores e clientes”.

Julyana Pugas Rodrigues, Diretora




Julyana Pugas Rodrigues, Diretora


Expansão e Revitalização do Parque Industrial


Em meados de 2021, iniciou-se o projeto de expansão e revitalização do Parque Industrial da Cofer Ferro e Aço que, com maquinário de alta tecnologia - 4 linhas de produção instalada, trouxe uma capacidade produtiva de 10 mil toneladas de produto acabado/mês. A área de armazenagem de matéria prima e produto acabado também foi ampliada, com capacidade para 15 mil toneladas. Um sortimento de mix amplo e com garantia de qualidade passou a ser ofertado, incluindo produtos terceirizados.

Uma equipe comercial especializada foi formada para atender o varejo do aço, com atuação externa, call center e em loja. Atualmente, são mais de 300 colaboradores, diretos e indiretos, envolvidos em todo o processo. Um aumento de 50% de quando iniciado o projeto.





Origem da Cofer Logística


No mesmo ano, foi criada a Cofer Logística, braço do grupo, que traz uma garantia do nível de serviço de expedição e entrega aos clientes. Hoje, com aproximadamente 50 colaboradores e 30 caminhões em sua frota própria, garantem maior eficiência e agilidade com uma capacidade de expedição de 7 mil toneladas/mês.



“A forma de garantir a uniformização, padronização e a garantia da entrega do nível de serviço aos varejistas é com a gestão completa do processo de entrega. Para isso, viu-se necessário a frota própria e adaptada com foco na excelência de entrega para o varejo do aço”.

Thiago Nascimento, Gerente da Cofer Logística








SAP: Sistema de Gestão Integrada (ERP)


Outro destaque em 2021, se deu com o início do projeto de implementação do SAP que teve seu “go live” em meados de 2022.


“O SAP é um sistema integrado de gestão que confere maturidade e melhor governança ao negócio uma vez que traz padronização, confiabilidade e segurança para a transação de informações. É o sistema de gestão integrada mais moderno e confiável do mercado. Totalmente auditável. Possibilita integração com os sistemas de gestão das principais indústrias de aço do Brasil e do mundo, dando maior transparência, agilidade e confiabilidade no processo”.

Samuel Sousa Botelho Dias, Gerente de TI







Nova Filial de Distribuição e Vendas no Triângulo Mineiro


Dando continuidade à sua expansão em Minas Gerais e buscando maior agilidade e fluidez para os clientes do Triângulo Mineiro, a Cofer Ferro e Aço inaugurou em 2022 a sua filial de Distribuição e Vendas. Localizada em Uberlândia em um galpão com capacidade de estocagem 1.000 toneladas e com equipe de vendas interna e externa vem estreitando o relacionamento com o mercado.


“Estamos em um dos maiores ‘canteiros de obras’ de Minas Gerais. A região segue com o setor de construção civil aquecido desde o início do projeto. Com a filial, conseguimos oferecer maior competitividade e agilidade nas entregas. Proporcionamos a retirada da mercadoria aos nossos clientes. Não dá tempo nem de beber um café e comer um pão de queijo, para esperar e retirar a mercadoria... conseguimos entregar ainda um alto nível de serviço e garantia de qualidade em nossos produtos customizados!

Rudgers Rodrigues, Gerente da Filial Uberlândia




Nossos parabéns à família Cofer Ferro e Aço e desejamos sucesso em todos os empreendimentos.








bottom of page