top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Solenidade do Priorado dos Inconfidentes no dia 21 de abril de 2022




Na data de 21 de abril de 2022, o Priorado dos Inconfidentes realizou na Casa da Ópera em Ouro Preto, a solenidade cívica com o intuito de exaltar a memória e os feitos de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes e de seus companheiros de Conjura, que teve como principal cidade de articulação, a antiga Villa Rica.


Prestigiaram e participaram do evento as seguintes autoridades: Ângelo Oswaldo (Prefeito de Ouro Preto, nosso anfitrião), Tenente Coronel PM Josival (Comandante do 52º BP), Zaqueu Astoni ( Secretário da Casa Civil de Ouro Preto), Margareth Monteiro (Secretária de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto ).









Ainda na ocasião, novos membros do Priorado dos Inconfidentes foram iniciados, são eles: Dra. Rosana Márcia Guimarães irmã de nosso irmão conjurado Márcio Vicente Silveira Santos (in memoriam) e Nelmar Nepomuceno, nosso representante na cidade de Juiz de Fora/MG.


O evento contou ainda com exposição de arte da artista benemérita Joanna Scharlé e apresentação musical de Celso Faria, ambos membros do Priorado.





Em uma data como esta, no ano de 1792, de Joaquim José da Silva Xavier cumpria a sentença proferida pela Rainha Dona Maria I de Portugal, que o condenou a morte na forca.


Nesta data, 230 anos atrás, foi executado no Alto da Lampadosa, no Rio de Janeiro, o alferes de cavalaria da tropa paga de Minas Gerais, Joaquim, este, que se tornaria o primeiro herói nacional, patrono de todas as Polícias Militares e Civis do Brasil.






Durante a solenidade foram entregues os certificados de Benfeitores da Inconfidência e da moeda comemorativa Minas Gerais 300 anos às instituições e personalidades que se destacaram no resgate e divulgação dos feitos dos conjurados mineiros de 1789.


O Jornal Espaço Horizonte foi um dos agraciados que recebeu com muita honra este certificado.






Fotos: Joanna Scharlé e Patrícia de Souza Ozga


bottom of page