Comenda do Priorado dos Inconfidentes
- noticiasjornalhori
- 13 de nov.
- 3 min de leitura

Comenda do Priorado dos Inconfidentes homenageia personalidades de todo o Brasil em Santos Dumont
Na noite do último dia 8 de novembro de 2025, foi realizada na Villa Foncá, em Santos Dumont, durante a Solenidade de Premiação dos Destaques do Ano, promovida pelo Jornal do Povo, a Sessão Inaugural de Outorga da Comenda do Mérito Civilizador Coronel José Aires Gomes, importante honraria instituída pelo Priorado dos Inconfidentes em parceria com este tradicional veículo de comunicação da cidade e região.

O evento teve como propósito homenagear personalidades e instituições que se destacaram por suas realizações meritórias ao longo do ano de 2025, com a entrega do prêmio Destaques do ano em várias categorias como comércio, serviço, cultura, política, administração pública, ação social, educação, saúde e muitas outras.
Após a entrega dos prêmios de destaque, teve início a sessão de outorga presidida pelo Chanceler do Priorado dos Inconfidentes e Comendador da Mantiqueira, Professor Nelmar Nepomuceno, que abriu oficialmente os trabalhos após a execução do Hino Nacional, procedendo a leitura do Termo de Outorga e a chamada dos agraciados. O Diretor-Presidente do Jornal do Povo, Luiz Vieira Saúde, representando o Conselho do Mérito da Comenda.

“Por estes feitos, é digno e merecido distinguir Vossas Eminentes Senhorias que, de agora em diante, passarão a ser laureadas com o título de Comendadores e Comendadeiras do Mérito Civilizador Coronel José Aires Gomes, em tributo às vossas contribuições para a edificação de uma sociedade mais livre, próspera e civilizada e que atestem esta distinção, a medalha com a cruz alada que carregarão ao peito.”, disse o presidente da cerimônia antes da imposição da medalha com o emblema da comenda sobre a cruz alada, simbolizando o fato de que o “mérito civilizador” do inconfidente sandumonense, coronel José Aires Gomes, filho do fundador da cidade, deu à região condições para o surgimento desta importante cidade onde, mais de um século depois, nasceria o homem que daria asas à humanidade: Alberto Santos Dumont, o pai da aviação.

Foram agraciados com a medalha e o título de Comendador do Mérito Civilizador Coronel José Aires Gomes, as seguintes personalidades: o Diretor de Assuntos Institucionais da Federação Nacional de Turismo, Sr.
Carlos Alberto de Sá; o coronel da PMMG Terence Pablino Floriano Guimarães; o prefeito de Ewbank da Câmara, Sr.
Carlos Mariano Ferreira; o provedor do Hospital Misericórdia de Santos Dumont, Sr. Ivan Carlos Amorim; o advogado Dr. Cesar Grazzia; os médicos Dr. Marcos Fernandes Barreto, Dr. Paulo Cesar Ferreira Lopes e Dr.
Valter Gonçalves Souza; os empresários Sr. Jorge Chammas Neto, Sr. José Bessa Mansur e Sr. Pedro Carlos Ladeira; o sindicalista Sr.
Silvio Dornelas Brandão; a Delegada da Polícia Civil Doutora Kenia Oliveira representou o presidente da Fundação Futuro Brasil, Sr. Reinaldo Ferreira Cabral.
A empresa Palmyra do Brasil Indústria e Comércio de Silício Metálico e Recursos Naturais, maior indústria da cidade e região, recebeu a Placa do Mérito Civilizador Coronel José Aires Gomes. A outorga da comenda, que agora passa a fazer parte do calendário de eventos cívicos da região, teve como propósito, exaltar da memória do ilustre e heróico filho destas terras, o inconfidente José Aires Gomes, filho do fundador do povoado que mais tarde se tornaria a cidade de Palmyra, atual Santos Dumont que, em seu mérito civilizador, coadjuvou com o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, no empreendimento de uma importante campanha militar que resultou na eliminação de bandos de saqueadores e assassinos que, escondidos e entrincheirados nas inóspitas matas da Serra da Mantiqueira, faziam da região seu feudo do crime.

O sucesso da empreitada do Coronel Aires Gomes com o auxílio de Tiradentes trouxe paz, ordem e segurança à região, permitindo o florescimento de importantes núcleos populacionais que viriam a ter destacada importância na história nacional.
A instituição da comenda foi a forma que o Priorado dos Inconfidentes encontrou de honrar aqueles que, movidos pelos mesmos nobres ideais de seu patrono e dos demais conjurados da Inconfidência Mineira, contribuem de igual maneira para a edificação e consolidação de uma sociedade mais livre, próspera e civilizada.















Comentários