top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Santa Tereza completa 123 anos com uma grande festa para todos


Igreja na Praça de Santa Teresa em BH
Igreja na Praça de Santa Teresa em BH


O bairro mais boêmio de BH vai completar 123 anos. É também um dos bairros mais querido e tradicional da capital. E para comemorar essa nova idade haverá uma festança pelas ruas e praças do bairro. Praça de alimentação com comidas típicas mineiras, fogo de chão, festival de cervejas artesanais, drinks, cachaças, doces e quitandas, sanduíches e uma corrida de rua fazem parte de toda a programação. Festa para todas as idades e pets. Imperdível!

Estamos falando de um dos lugares onde perduram algumas tradições e onde aflora cultura em amplitude, a boemia dos bares e restaurantes, como o Bolão e o Bar do Seu Orlando, entre tantos outros; e os encontros marcantes “marcados” de fazer arte, como o Clube da Esquina, Skank e Sepultura e os diversos ateliês de cerâmica, artes plásticas, artesanato e grupos de teatro e de música. É um lugar onde as pessoas ainda conservam o hábito de dar bom dia, boa noite e oferecer ajuda, quando alguém está em apuros e até mesmo se sentar no banco da praça ou na porta da rua e trocar um dedo de prosa. Por falar em praça, as cinco existentes no bairro Santa Tereza são pontos de encontro dos moradores e visitantes. Carinhosamente chamado Santé, quase uma referência ao seu pulsar de “mineiridade”, que corta a “compridez” das palavras, é um bairro que ultrapassa fronteiras por meio de seus moradores, suas praças e manifestações. Apesar do bairro Santa Tereza estar em Belo Horizonte, é um lugar de Minas, do Brasil e do Mundo.

Programação do evento:

Sábado

8h00 – 1ª Corrida do Aniversario de Santa Tereza ( 5 KM )

10h – Exposição dos Carros antigos (Rua Adamina frente ao Bolão e ponto de Taxi)

10h30 - Apresentação dos personagens Mickey e Minnie

11h – show de bandas dos alunos Fá Bemol escola de música

14h – Grupo de Dança - Apoio Social Solidariedade do GASS

15h – Show com Paulinho Oliveira

18h - Show dos Amigos do Clube da Esquina (homenagem)

20h00 – Show Banda Urbana 2 (Legião Urbana Cover)

Domingo

10h – Exposição de carros antigos (Rua Adamina em frente Bolão)

10h30 – Show com Mickey e sua turma

11h00- Culto ecumênico com Padre Célio Xavier e Pastor Romildo

12h00 – Solenidade entrega dos Diplomas aos moradores pela Associação dos Amigos do Bairro Santa Tereza

13h30 – Apresentação do Coral União de Cegos de Santa Tereza

14h - Apresentação do Mestre de capoeira MUSEU

15h - Show Ernani Borges

17hs 19h - Show Zelia Estrella e Banda Aurora

A Corrida


No sábado, dia 07/10, terá a Corrida comemorativa, de 5 KM. A organização do evento esta com uma expectativa grande já que será a 1ª corrida do bairro e feliz em poder fazer este evento.


As inscrições já podem ser feitas pelo Sympla e os kits começam a ser entregues no dia 05 de outubro. A corrida terá largada na rua Mármore e será para maiores de 18 anos.

Horário: 8h às 10h



Largada: Rua Mármore, 41

História do bairro segundo o Santa Tereza Tem:

O bairro Santa Tereza teve sua ocupação iniciada pelos imigrantes, principalmente italianos, portugueses e espanhóis que vieram trabalhar na construção da nova capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Inclusive muitos dos moradores são descendentes desses imigrantes, pois uma das características de seus habitantes é continuar vivendo no local. Ainda é possível encontrar imóveis do início do século XX, que guardam suas características arquitetônicas, como por exemplo o prédio do cinema e do bar Bolão.

Localização: Região Leste de Belo Horizonte. Como uma ilha, o bairro Santa Tereza está rodeado pelas avenidas Silviano Brandão, Contorno e Andradas, importantes vias de tráfego de veículos. Tem como vizinhos os bairros Sagrada Família, Horto, Pompéia, Santa Efigênia e Floresta e a 15 minutos do centro da cidade. Para chegar: De carro: Vir pelas Avenidas do Contorno, Andradas ou pela Silviano Brandão, que são bem-sinalizadas. Transporte público: Metrô: descer na Estação Santa Tereza. Atenção para o horário de funcionamento, até às 23h. Ônibus: Duas linhas cortam o bairro: 9103 – Santa Tereza/Santo Antônio e 9210 – Santa Tereza/Prado.



Crédito: Breno Pataro

댓글


bottom of page