top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Restaurante Seu Bias


Seu Bias - fachada imponente - crd Grupo Gatti
Seu Bias - fachada imponente - crd Grupo Gatti


Com os estrelados Mario Portella na gastronomia e Vitor Moretti no bar, a casa propõe uma experiência única para a cena belo-horizontina.

 

No alto da Avenida Bias Fortes, em Belo Horizonte, um casarão centenário chama a atenção de quem passa por sua arquitetura eclética, tamanho imponente e charmoso espaço externo. Após meses de restauro e requalificação, esse espaço agora vai abrigar o restaurante Seu Bias. Pensado para oferecer uma experiência gastronômica completa, com qualidade e elegância, a casa se inspira na cultura brasileira, nos bares belo-horizontinos e nas memórias dos envolvidos para contar histórias por meio de comida e bebida, mas também cada detalhe entre mobiliário garimpado, louças, taças, decoração e uniformes.


A cozinha é assinada pelo reconhecido chef mineiro Mário Portella, que pela primeira vez está à frente de uma casa em BH. Ele desenvolveu um cardápio fruto de sua vivência da gastronomia brasileira, com técnicas internacionais, uso de brasa e um grande foco em ingredientes de qualidade. “O Seu Bias chega despretensioso, com um menu feito pra juntar as pessoas. Tanto de modo literal, com várias opções para compartilhar, como em um sentido mais afetivo, que é a tradição mineira de a comida boa juntar a gente em volta da mesa”, aponta o chef.



Pedro Henrique Amorim, empreendedor do Seu Bias - Foto Alberto Wu
Pedro Henrique Amorim, empreendedor do Seu Bias - Foto Alberto Wu


Seu Bias - vitral - crd Grupo Gatti
Seu Bias - vitral - crd Grupo Gatti


O cardápio é autoral e carrega toda a experiência de Portella com a parrilla e seu talento para elevar os ingredientes ao máximo de sabor e apresentação. Entre as entradas, destaque para ítens clássicos de bares, mas em versão própria. Por exemplo, o steak tartare de angus acompanha pasteizinhos de vento, com a proposta de recheá-los para comer; e a batata-frita de boteco, que é feita em formato canoa, com queijo canastra premiado e um bacon da casa. Também há opções de pão de queijo recheado com rabada ou barriga de porco, cuja receita vem direto da mãe do chef.


“Os principais também vão nessa proposta de dividir. Vai chegar uma grande panela de ferro à mesa com uma porção farta do nosso Arroz Caldoso de Frutos do Mar, com bacon feito na casa e vegetais - delicioso e cheio de umami; ou ainda o Arroz Caldoso de Rabada; e também a pasta com molho de tomate caseiro, feito na lenha”, Portella indica. Entre as carnes, as apostas são a Fraldinha Red Angus, inteira e sem gordura, que acompanha vegetais, farofa e alho confit; o Denver Angus, com batatas ao murro, cogumelo na manteiga e cebola pérola tostada; e o Flat Iron Angus, que leva arroz de queijo canastra, vegetais e cogumelos no forno à lenha.


Criatividade no bar



Seu Bias - drink - crd Grupo Gatti.
Seu Bias - drink - crd Grupo Gatti.

A coquetelaria é outro ponto forte do Seu Bias. Chefiado pelo mixologista Vitor Moretti, o bar traz uma carta de drinks autorais, com combinações inusitadas e ingredientes exóticos como puxuri, patchouli, jasmin manga e baunilha banana - alguns deles plantados no próprio jardim do restaurante. Os coquetéis são divididos em duas cartas temáticas: a primeira, Moretti criou inspirado na relação da astrologia com os elementos da natureza. O poder do Fogo aparece na forma do drink Zodíaco, que leva Whisky Black Label, Fernet branca, raiz de angélica e folha de limão tostada. Já a Água é representada no 7 Astros - Bitter Asteka e soda frutada, com tintura de laranja e cardamomo. A leveza do Ar, se traduz em Cardinal, com tequila José Cuervo, foam troplicales, Paragon White Penja Pepper, e flor-de-sal baunilhada. E para a Terra, o coquetel Celeste: vermute amber, whisky Bufalo Trace Bourbon com infusão de cumaru, Paragon Timur Berry e licor 43, finalizado com aroma cítrico de cidra.


A segunda carta leva o nome Rota Brasileira, e reúne criações de Moretti que fizeram sucesso em bares onde ele trabalhou pelo Brasil. Por exemplo, o Pará Sour, vem do bar Ksushi (PA), e leva Whisky Bulleit com infusão de cumaru, xarope de mel, suco de limão, vinho do porto branco, finalizado com raiz de coentro e raspas de puxuri; já Empire State foi criado para o New Mercadito (DF), é uma infusão de gin com chá Rojos, composto de gin com frutas vermelhas, leve toque de Aperol, Bitter de laranja, calda de amora e sumo de limão.




Seu Bias - salao interno - crd Grupo Gatti.
Seu Bias - salao interno - crd Grupo Gatti.



“No Seu Bias, pensamos numa experiência de bar diferente do que conhecemos na cidade. Além dos drinks que podem ser pedidos em todo o restaurante, também temos uma experiência exclusiva de balcão, que trará dois coquetéis exclusivos criados por nossa equipe de bartenders, e que serão trocados a cada 15 dias. Além de um menu de petiscos para harmonizar com as bebidas que também só será servido lá”, conta o mixologista Vitor Moretti.


No primeiro momento, o restaurante Seu Bias abrirá às quintas e sextas de de 18h à 1h, e aos sábados de 12h à 1h, e domingos de 12h às 18h. Para reservas, basta enviar uma mensagem pelo perfil no Instagram @seubias_. O projeto prevê a ampliação do funcionamento, em breve, e outras surpresas inéditas em BH.



Seu Bias - fachada - crd Grupo Gatti.
Seu Bias - fachada - crd Grupo Gatti.


Mário Portella

O mineiro Mário Portella cresceu entre as panelas da mãe, cozinheira de mão cheia. Encantado pelas receitas e aromas da infância, tomou o rumo da cozinha e se formou em Gastronomia pela PUC-MG. Aprimorou seus conhecimentos na pós em Ciência e Tecnologia de Carnes pela CTC (Centro de Tecnologia de Carnes), em Campinas, se define como entusiasta do terroir brasileiro, mesclando receitas mineiras com técnicas internacionais. Se dedica à pesquisa de charcutaria e compartilha, de forma simples e clara, dicas e métodos de secagem, cura, conservação e defumação de carne, através das redes sociais, festivais de gastronomia e publicações exclusivas.


Vitor Moretti

Formado em Gestão, aplicou todo seu conhecimento na área da coquetelaria, acumulou alguns dos mais importantes prêmios nacionais em processos de gestão, já passou por casas estreladas como o Alma Maria, de Ferran Adriá; o Dalva e Dito, de Alex Atala; e o Brown Sugar, de Gerson Campelo. Sempre atento às tendências e novidades do mundo da coquetelaria, está à frente da Poesia de Copos, com pesquisas de ingredientes e técnicas para a coquetelaria, e consultoria a bares e restaurantes, executando mais de 150 consultorias em 9 estados do Brasil, somando um pouco mais de 1500 coquetéis autorias até o momento de sua carreira e atualmente abrindo seu próprio bar e restaurante em BH, Seu Bias.



Inauguração Bias - Zeca Perdigão e Alberto Wu
Inauguração Bias - Zeca Perdigão e Alberto Wu


Nas laterais, Robhson Abreu e Thiago Romano  Foto Alberto Wu
Nas laterais, Robhson Abreu e Thiago Romano Foto Alberto Wu


Pedro Henrique Amorim, Sandrinha Coelho, Suely Calais e Antônio Claret Guerra - Foto Alberto Wu
Pedro Henrique Amorim, Sandrinha Coelho, Suely Calais e Antônio Claret Guerra - Foto Alberto Wu


Alberto Wu e Luis Otávio Pires
Alberto Wu e Luis Otávio Pires


Várias personalidades de BH foram convidadas para a inauguração do Seu Bias - Fotos Alberto Wu
Várias personalidades de BH foram convidadas para a inauguração do Seu Bias - Fotos Alberto Wu




SERVIÇO:

Restaurante Seu Bias

Endereço: Av. Bias Fortes, 161 - Lourdes

Funcionamento:

Quinta - 18h a 1h

Sexta: 18h a 1h

Sábado: 12h a 1h

Domingo: 12h às 18h

Reservas: @seubias_

bottom of page