top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS




Conheça os procedimentos estéticos faciais mais populares e usados atualmente por homens e mulheres.


A preocupação com o cuidado facial está em alta e a busca por procedimentos estéticos faciais nunca pareceu tão essencial.


Estão mais acessíveis e aceitáveis, pois, o auto cuidado é muito importante para a saúde física e mental e estes procedimentos estão ajudando muitas pessoas a se sentirem bem consigo mesmas e com o mundo ao redor.


A matéria de hoje do @jornalespacohorizonte é sobre a queridinha do momento. A toxina botulínica. Anos atrás, o dermatologista era mais procurado para resolver problemas de pele, de unhas e cabelos. Nos dias atuais são procurados para resolverem problemas estéticos faciais.


Convidamos novamente a dermatologista, Dra. Simone Helena da Silva, que faz parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia para nos esclarecer um pouco sobre o assunto.



Jornal Espaço Horizonte

Como foi a mudança de comportamento em relação à procura de procedimentos estéticos?


Dra. Simone Helena da Silva

A mudança principal na dermatologia aconteceu nos últimos 20 anos, principalmente com o advento da toxina botulínica.


Na década de 80, dois médicos americanos viram que a toxina, que na época era usada para estrabismo, diminuía as rugas das pessoas que a usavam.


No final da década de 60, o oftalmologista americano Alan B. Scott, que buscava alternativas para o tratamento não cirúrgico do estrabismo, obteve do Dr. Edward J. Schantz, amostras da toxina botulínica tipo A para testá-la em músculos extraoculares de macacos. A experiência foi bem sucedida e Scott publicou seu primeiro trabalho sobre o assunto em 1973, confirmando a toxina botulínica tipo A como uma alternativa eficaz para o tratamento não cirúrgico do estrabismo.


E foi a partir do uso terapêutico, que surgiu o uso cosmético. Quando o casal canadense Jean e Alastair Carruthers, oftalmologista e dermatologista respectivamente, observou a melhora das rugas em pacientes tratados para indicações terapêuticas, como blefaroespamo, iniciaram os primeiros estudos na área. Deste então, o uso cosmético da toxina botulínica tipo A evoluiu e se expandiu em todo mundo.


E com isto, percebeu-se que esta toxina poderia prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão na região dos olhos -como pés de galinha-, região da testa ou no espaço entre as sobrancelhas (glabela).


A partir daí as mulheres perceberam que não só o uso de cremes na pele poderiam suavizar as rugas e que esta toxina poderia mudar drasticamente este problema de rugas, não excluindo todas, mas em torno de 70 a 80 %.


A toxina botulínica tem sido utilizada para tratamento de rugas de expressão, sorriso deprimido e também para tratamento de hiperidrose palmar e ou axilar.


O efeito começa após 24 horas da aplicação e é bem notável após 3 dias. Se necessário alguma complementação, esta deverá ser realizada 20 dias após a aplicação.




Jornal Espaço Horizonte

O que é a toxina botulínica?



Dra. Simone Helena da Silva

A toxina botulínica é uma neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que, em concentrações bem baixas, aplicadas na pele, causa uma paralisia da musculatura com efeito reversível, durando em alguns pacientes de 3 a 4 meses e em alguns pacientes até 6 meses.




Jornal Espaço Horizonte

Quem mais procura este procedimento?



Dra. Simone Helena da Silva

Atualmente, não só as mulheres tem procurado o recurso da toxina botulínica. Nos últimos 10 anos a procura aumentou 70% pelos homens


Eles gostam de procedimentos rápidos e eficientes, não gostando de ficar passando cremes em casa.


Além disto, o mercado de trabalho está muito competitivo, a postura de ser jovem, de ter energia é um fator importante no trabalho. Tirar a fisionomia de cansaço, de braveza, de um semblante rígido, mostra juventude e experiência ao mesmo tempo. Vários anos de experiência no trabalho, mas com um rosto suave e sem fortes expressões.




Jornal Espaço Horizonte

Quais os outras áreas a toxina botulínica pode ser usada?


Dra. Simone Helena da Silva

Além do rosto a toxina é usada para hiper-hidrólise, que é quando o suor é intenso na axila ou em outras partes do corpo. Nestes casos a quantidade utilizada é maior, e sem efeitos colaterais.


Além da estética, a toxina botulínica também é usado para outros tratamentos.


O caso de algumas paralisias faciais, distonias, que é uma alteração neurológica muscular, uma disfagia e também quando a pessoa tem dificuldade de deglutir. É usada também para o bruxismo, para enxaqueca e demais procedimentos.




Jornal Espaço Horizonte

E o caso de arqueamento de pálpebras?


Dra. Simone Helena da Silva

No caso das pálpebras, o botox dá conta de arquear bem a sobrancelha e isto depende da musculatura facial de cada paciente. O procedimento é avaliado para cada paciente pra ver em quanto o procedimento vai ajudá-lo no arqueamento da sobrancelha. Pode arquear de 1 a 2mm, mas dependendo da musculatura do paciente, ele pode arquear bem mais.




Jornal Espaço Horizonte

Quais outros procedimento podem ser usados na face?


Dra. Simone Helena da Silva

Além da toxina botulínica, é usado o lifting facial ou o lifting líquido que é o lifting com preenchedor, com ácido hialurônico. Este lifting é feito com injeção do ácido hialurônico em quantidades adequadas em determinadas partes da face para que o mantenha rejuvenescido sem alterar a estrutura do rosto. É conhecido como preenchimento. E muito usado na área do malar, que é na região superior das bochechas, no chamado bigode chinês, nas olheiras, no lábio, no nariz.


Também existem os fios de PDO que são absorvidos pelo corpo e o profissional tem que ter muita experiência para colocar pois podem ocorrer efeitos colaterais.


Este fio PDO é um fio feito com o mesmo material do fio de sutura e são reabsorvíveis.

É um fio que através de uma cânula é colocado em determinadas partes do rosto fazendo um efeito de um lifting suave.


Este fio pode ser colocado nas olheiras, nas bochechas e outros tipos de fios que podem ser colocados inclusive nos lábios.






Jornal Espaço Horizonte

Nestes procedimentos qual tipo de anestesias são usadas?


Dra. Simone Helena da Silva

Todos estes procedimentos são realizados com anestesia local específicos para cada procedimento.




Jornal Espaço Horizonte

O que é microagulhamento?


Dra. Simone Helena da Silva

Microagulhamento é uma técnica onde se rompe a barreira da pele e vai até a derme e a função é de renovar colágeno. Causando um processo inflamatório na pele, ativa a formação de novos vasos sanguíneos, de colágeno, de elastina. Então teremos um efeito de renovação e revitalização da pele onde ela ganha viço.


Melhora também cicatrizes de acne e é um procedimento que pode precisar de mais sessões.


É uma revitalização da pele e neste procedimento podem ser associados alguns ativos e pode ser feito tanto a face como em áreas de estrias brancas.


Pode ser usado no couro cabeludo para melhorar a calvície e colocar substâncias apropriadas para aumentar a densidade do fio.





Jornal Espaço Horizonte

Quais outros procedimentos podem ser usados na face?

Dra. Simone Helena da Silva


Além destes procedimentos temos o laser, o ultrassom micro focado que emite ondas que vão penetrar até o sistema muscular superficial. Ele vai causar um processo inflamatório no músculo e este, em sua recuperação vai produzir colágeno, elastina, fazendo com que o musculo fique mais firme.




Agradecemos todas as orientações da Dra. Simone Helena da Silva que nos esclareceu sobre alguns procedimentos faciais.


Se cuide e se proteja.

Viva a vida! Com segurança e conscientização para uma vida saudável!


Dermatologista

Dra. Simone Helena da Silva

31 3334 6312


bottom of page