top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Priorado dos Inconfidentes




O Priorado dos Inconfidentes é uma instituição social, cívica, artística e cultural.


Nossos trabalhos são voltados para o saber histórico, levando ao nosso povo o que ninguém irá lhe tomar, o conhecimento!


Em nossas pesquisas buscamos conhecer a história de Minas Gerais desde seus primórdios, passando por suas revoltas (que não foram poucas), já postamos em nosso facebook no ano de 2020 uma linha do tempo sobre a revolta de Filipe dos Santos também conhecida como revolta de Villa Rica ocorrida em 1720, revolta esta que abriu os olhos dos portugueses e fez com que Minas Gerais fosse separada de São Paulo tendo a partir se então sua própria administração.


Mas nossa principal (não única) pesquisa é sobre a conjuração de 1789, que teve como um dos lideres o Alferes Tiradentes, que morreu por seu ideal. Em nossas palestras e pesquisas sempre buscamos fontes primárias e quem acompanha nosso labore já aprendeu muito além dos livros tradicionais de história. Por exemplo, existe um erro secular em afirmar que Tiradentes somente foi enforcado porque era pobre, erro graxo que já mostramos ser apenas uma mera forma de tentar diminuir a figura de Tiradentes

.

Em 2021 durante as comemorações dos 275 anos do nascimento de Tiradentes o Priorado dos Inconfidentes representado por seu Grão Prior Comendador Gladstone Lopes ofertou o salão de artes Tiradentes Grão Prior da Liberdade para a Prefeitura de Ritápolis expor durante a solenidade que ocorreu na fazenda do Pombal, local de nascimento de Tiradentes.


Há! E tudo isto sem custo algum para a Prefeitura.


Dentro de nossas possibilidades a três anos realizamos na cidade de Ouro Preto, com apoio do governo municipal que gentilmente nos cede espaços públicos, solenidades cívicas alusiva a memória não apenas de Tiradentes mas de todos os conjurados mineiros, solenidades estas abertas ao público e gratuitas.


Nossos membros são iniciados e fazem seu juramento no panteão dos Inconfidentes localizado dentro do Museu da Inconfidência, uma forma de homenagear os que em 1789 ousaram em sonhar com a liberdade.


Este ano, se a Santíssima Trindade nos auxiliar, e o homem permitir, faremos algo maior, pois serão comemorados os 230 anos da morte de Tiradentes.


Mas vocês comemoram a morte de Tiradentes?

Não, comemoramos seus feitos, relembramos sua vida, ressaltamos os valores cívicos deste que é o primeiro Herói Nacional e o único brasileiro que tem um feriado nacional em sua memória.


Vale a pena ressaltar, que nosso trabalho infelizmente não tem apoio de nenhuma instituição seja ela pública ou privada, outro ponto é, não somos uma entidade paramaçônica como costumam dizer, somos uma entidade em que pessoas altruístas se agrupam e buscam usando do civismo, cultura , arte e filantropia um mundo mais leve, com mais cultura e saber, pois já diz a música “esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer".


Respeitamos a todos, pois acreditamos que cada ser humano é único e que carrega consigo uma história. Acreditamos que todos seremos história, alguns história boa que será lembrada e contada, outros serão história ruim, que o tempo consumirá até que não sobre uma vírgula de sua parábola.


Somos pessoas que em pleno século XXI ainda acreditam na caridade e irmandade.


Somos o Priorado dos Inconfidentes, e aqui estamos!


Sigam nossas redes sociais, apoiem os trabalhos do Priorado dos Inconfidentes.



Instagram: @prioradodos


Imagem retirada do filme “O Conde de Monte Cristo”.



bottom of page