top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Primeira exposição internacional da mineira Kk Bicalho



Tem gente que tem duas mãos esquerda, ou direita. Mas têm pessoas como a Kk Bicalho cujo talento para trabalhos manuais parece coisa divina. E quem disse que não é? A artista, que é dona de uma arte bem peculiar, o recorte em papel de miniaturas, as chamadas Minuances, faz sua primeira exposição internacional na BAG Art Gallery, no estado do Texas, nos Estados Unidos. A mostra intitulada Simple, no formato on-line, é composta por 20 obras da artista mineira de Belo Horizonte e pode ser visitada no site bagonlineartgallery.com.


Formada em Artes Plásticas e Arte Educação pela Escola Guignard, a artista soma pouco mais de 13 anos de carreira. Mas o seu trabalho com recortes muito pequenos é realizado há muito tempo. “Me lembro de brincar de desenhar com a tesoura na adolescência, e isso já faz pelo menos 20 anos. De lá para cá não parei mais. Uso a (mesma) tesoura como se fosse meu lápis e recorto tudo a mão livre, sem desenhar com outro material antes. As Minuances são silhuetas de papel que crio livremente para me expressar, para compreender e estar no mundo”, conta a artista.





O trabalho com a arte também vem desde a sua adolescência. “Desde meus 16 anos dou aula de desenho. Sempre vendi minhas criações em forma de desenhos, caricaturas ou ideias”, lembra Kk. “Além da minha produção, dei aula de Artes em três grandes escolas particulares de Belo Horizonte e depois de seis anos como professora, decidi me dedicar exclusivamente ao meu trabalho plástico”, lembra a arista.


Kk já participou de mostras coletivas e individuais. “Minha primeira exposição das Minuances e venda aconteceram em 2010. Comecei com o pé direito: uma coletiva no Rio de Janeiro e toda série de trabalhos expostos vendida para o MAM-RJ”, conta. Kk também já expôs na Galeria de Arte do Minas II, sendo selecionada pelo edital do referido espaço expositivo.





Sobre a exposição Simple


A curadora Katherine Chacón da BAG Art Gallery afirma que as obras de Kk Bicalho “cuja prática e linguagem apontam para uma simplicidade quase radical que busca promover uma reconexão com a beleza simples do mundo e das nossas próprias emoções”.


Integra a exposição Simple trabalhos recentes de Kk Bicalho relacionados aos elementos expressivos e aos materiais utilizados nas artes visuais. A mostra é composta por quatro conjuntos que abordam temas sobre pintura, linha, papel e o vazio.


Kk conta que “cada cena recortada me distancia da vivência física de diversas situações corriqueiras para poder então observá-las com outro olhar, apreciá-las e valorizá-las”. Por meio desses recortes realizados à mão livre, Kk cria níveis de profundidade e constrói além do espaço físico do quadro, colocando seus personagens nas bordas, nas molduras e muitas vezes liga um quadro a outro. “Desta forma, a artista consegue contar uma história em que as figuras parecem ganhar vida. Esse jogo entre realidades visuais e simulações plásticas alude de maneira lúdica às estratégias representativas e, ao mesmo tempo, faz emergir a poderosa magia que se esconde na simplicidade do cotidiano”, diz a curadora Katherine Chacón.


Katherine conta que Kk criou obras exclusiva para Simple. “Para esta exposição, a artista criou montagens tridimensionais utilizando caixas de acrílico transparente, o que lhe permitiu contar histórias onde a viscosidade do pigmento – obtida usando gesso – se torna relevante: um pintor que cai de cabeça em uma massa de cor, ou uma menina tentando pegar um pouco de tinta que está escorrendo, usando um pequeno balde”, revela.


Kk Bicalho revela que suas obras chegaram até a curadoria da BAG Art Gallery por meio de um colecionador residente nos Estados Unidos. Depende das vendas das obras e da visualização para a realização da mostra no formato físico. “Será uma bela exposição, fiquem ligados nas redes sociais para saber mais detalhes e acompanhar”, convida Kk Bicalho.





Serviço:

Simple, por Kk Bicalho, pode ser contemplada no site da BAG Art Gallery Endereço: https://bagonlineartgallery.com/

Redes sociais: @kk.Bicalho e @bagonlineartgallery





留言


bottom of page