top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Pequenos Inconfidentes


Comendador Gladstone Lopes com os Pequenos Inconfidentes


Para celebrar as comemorações da Proclamação da Independência foi realizado na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora (antigo palácio dos Governadores) em Cachoeira do Campo uma solenidade cívica com a participação dos 507 alunos da escola e do projeto social do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora coordenado pelas Irmãs Salesianas.


As crianças iniciaram o momento cívico cantando o hino nacional brasileiro, o Hino da Bandeira e o Hino de Ouro Preto, um momento marcante! Logo após, realizaram leituras de seus trabalhos escritos sobre a proclamação da independência, apresentação de dança e de uma pequena peça sobre o momento do grito do Ipiranga.



As crianças cantando o Hino Nacional


Comendador Gladstone Lopes com as crianças de Cachoeira do Campo

Apresentaram suas leituras artísticas sobre “o olhar de sua janela” e sobre as obras da artista plástica benemérita do Priorado dos Inconfidentes, Joanna Scharlé de Vasconcelos.


O projeto social das irmãs Salesianas atendem 120 crianças que estudam no turno da manhã na escola estadual e em sua sala de música fizeram uma pequena apresentação de músicas em português, italiano e de flauta doce, tudo aprendido com as irmãs Salesianas durante as aulas complementares que lhes são ofertadas de forma gratuita.


Foi “firmado” entre os 507 alunos e o Priorado dos Inconfidentes o projeto PEQUENOS INCONFIDENTES, projeto este que visa ensinar as crianças civismo, arte, cultura e a história de nosso povo.


No final deste ano, “será o batizado” (nossa senha, tal como em 1789) e então serão formados pelos educadores da escola e membros do Priorado dos Inconfidentes.



Crianças vestidas de verde e amarelo


Assim então, vamos dando forma aos versos de Bárbara Heliodora em seus versos intitulado CONSELHO A SEUS FILHOS:

“ Meninos, eu vou dictar

As regras do bem viver,

Não basta somente ler,

É preciso ponderar,

Que a lição não faz saber,

Quem faz sabios é o pensar.”



Comendador Gladstone Lopes com os pequenos

Comendador Gladstone Lopes com duas alunas



Texto: Comendador Gladstone Lopes




Comments


bottom of page