top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Morar mais por menos




ALÉM DAS ÚLTIMAS TENDÊNCIAS DE ARQUITETURA E DECORAÇÃO, A MORAR MAIS POR MENOS TRAZ ATRAÇÕES COMO A CHEF SOFIA MARINHO, A DOCERIA SWEET FRIENDS E UMA PROGRAMAÇÃO MUSICAL E ARTÍSTICA DE TERÇA A DOMINGO


A Ala Gourmet assinada pela Cozinha de Sofia, com menu inspirado na culinária italiana e criado especialmente para a mostra, foi montada na área da piscina, ao lado do bar operado pela Uaimií Produções, com vinhos, drinks e cervejas artesanais.

A mostra anual de decoração Morar Mais por Menos BH 2023 abre as portas para o público mineiro a partir desta terça-feira, 29/8, com soluções elegantes e acessíveis apresentadas em 32 ambientes, trazendo as últimas tendências do design contemporâneo e decoração. São 43 participantes entre arquitetos, decoradores, paisagistas e designers responsáveis pela exposição, que vai até o dia 24 de setembro, na Rua Olímpio de Assis, 381, Cidade Jardim, de terça-feira a domingo. Além de toda a beleza dos ambientes, a casa, o bar da piscina, a ala gourmet, a doceria e a programação musical com DJs e bandas são uma atração à parte.


As fotos e descritivos dos ambientes desta edição da Morar Mais BH estão disponíveis pelo link: https://drive.google.com/drive/folders/14K_nAjlXLb9PL8kTDAOpPOuZ--fkz3qX


A Casa


O local escolhido para esta edição é uma casa em estilo modernista, construída por Arcângelo Maletta nos idos anos 50. Ao final da obra, em 1958, o imóvel foi vendido para os Cozac Tammaro, aos quais sempre pertenceu. Lá, viveram três gerações desta família. Quem nos conta a história é Liliana Vale, neta do primeiro morador, Eduardo Cozac, imigrante sírio. O pai de Liliana, Augusto Tammaro, veio da Itália a serviço do governo. Casou-se com Mary Cozac, com quem teve dois filhos, e, como diplomata, fez da casa cenário de importantes encontros e eventos sociais de destaque na capital mineira. Primorosamente bem conservada ao longo das quase sete décadas, passou por algumas reformas, mas preserva grande parte de sua constituição original, como as paredes revestidas de pedra, o piso em mármore e parquet de madeira, a escada com o corrimão em cobre, as portas de vidro de acesso para a piscina, um painel de pastilhas decorativo, armários em lambri de jacarandá, e os jardins glamourosos na área externa. “Nossa casa era uma festa! Meus pais recebiam amigos e figuras ilustres com frequência. Minha mãe, que faleceu há seis anos, foi a última moradora. Mantive a casa sempre limpa e conservada e, agora, a ideia de receber a Morar Mais faz parte dos nossos projetos de colocá-la à venda”, conta Liliana.



PÁTIO DOS ARCOS - ©Ivan Araújo


A Ala Gourmet


O bar e o restaurante são conjugados e foram montados ao lado da piscina, na área externa da casa, que Sofia Marinho diz lembrar muito a cidade de Bolonha e lugares na região da Toscana, na Itália. Inspirada por esse cenário e com a intenção de fazer um cardápio descomplicado e democrático, a chef optou por uma linha de cozinha italiana para elaborar o menu. “Eu sempre gostei muito da cozinha italiana por ela representar muito o que eu acredito, que é o foco nos produtos, em escolher ingredientes bons, frescos e fazer uma comida gostosa com os preparos corretos. O local me inspirou também, com aqueles arcos na área do restaurante, que eu achei a cara da Itália, assim como os jardins onde colocamos as mesas, com uma oliveira e outras árvores que lembram muito a Toscana, então foi perfeito fazer algo com inspiração italiana ali. A ideia foi criar um menu para que as pessoas se sintam super confortáveis, que leiam os nomes e conheçam o que vão comer. Mas sempre dando o meu toque de criatividade e uma sofisticação para as receitas”, explica Sofia. No cardápio, entradinhas como o crudo de carne com grana padano da Serra da Mantiqueira, a salada caprese com trança de búfala e várias texturas de tomate, além de alguns petiscos, como a lasanha frita e o cannoli de cogumelo trufado. Entre as opções de pratos principais, massas, fraldinha grelhada, bacalhau com risoto, galeto com batatas e sálvia, e ragu de ossobuco. De sobremesa, alguns clássicos italianos, como o tiramisu, a meringata, que é feita com frutas vermelhas, suspiro e chantili, e torta de chocolate com pistache.



COZINHA MINEIRIDADES - ©Ivan Araújo



O Bar e as atrações musicais e artísticas


Operado pela Uaimií Produções, o bar tem a cerveja Krug Bier, e drinks com o gin da Amura Destilaria e os produtos Duck Gin. A programação inclui DJs e bandas se apresentando das 19h às 21h, de terça a sexta-feira, e das 18h às 20h nos sábados. Aos domingos, haverá live painting e outras apresentações artísticas. No line-up de DJs, estão confirmados Leo Mille, Bruna Castro, Tony Montana, Rafael Oriente e Andreia Around. Entre cantores e bandas, estão Thunder Blues, Vito, Barros Acústico, Intriga, Dama Triz Duo, Ana Paula, Roda de Samba e A Nega.



Doceria Sweet Friends


Pela terceira vez, a Sweet Friends, de Thais Prates, participa da mostra. Nesta edição, em um ambiente assinado por sua mãe, a designer de interiores Silvana Prates. Com um estilo Mediterrâneo moderno, também inspirado nos arcos da área da piscina, a doceria tem o azul como cor predominante, a pedido de Thais e em alusão ao mar. Um lugar aconchegante e charmoso para que os visitantes possam confraternizar e aproveitar as delícias e novidades da doceria. A confeiteira, que começou o negócio fazendo brigadeiros com uma amiga, conta que vem se especializando cada vez mais na área.




ESCRITÓRIO NINHO - ©Ivan Araújo




Morar Mais Por Menos


Criada no Rio de Janeiro, em 2004, por Lígia Schuback e Sabrina Schuback Rocha, a Morar Mais por Menos se tornou referência quando o assunto é decorar com bom gosto e preço justo. Além de Belo Horizonte, já passou por outras 13 cidades brasileiras em 83 edições: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Natal, Curitiba, Porto Velho, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, Vitória, Recife e Salvador.


Além dos ambientes decorados, a mostra promove workshops, degustações, shows, desfiles e ações relacionadas ao universo de casa, decoração, moda, gastronomia e comportamento. As lojas, não apenas do setor de decoração, são um atrativo a mais. Os cafés e restaurantes, por sua vez, são ambientes vivos e pontos de encontro.




A cada edição, a Morar Mais por Menos recebe ainda influenciadores digitais ligados em arquitetura, decoração, design e lifestyle, que registram toda a criatividade das composições para brilhar em suas redes sociais. A mostra está presente no Instagram, Facebook, em aplicativo próprio, e no YouTube. Nos diferentes canais, uma abordagem mais ampla sobre o universo que o evento envolve, com dicas, últimas novidades em design e decoração, bastidores, agenda de eventos, e participação de profissionais ensinando alternativas práticas e acessíveis para o lar, alinhadas aos conceitos da marca.



SERVIÇO

MORAR MAIS POR MENOS BH 2023

Data: 29/08 a 24/09/2023

Funcionamento: terça a sexta - 16h às 22h | sábado - 13h às 22h | domingo e feriado - 13h às 19h

Endereço: Rua Olímpio de Assis, 381 – Cidade Jardim, Belo Horizonte/MG

Ingressos: R$ 60 inteira e R$ 30 meia-entrada

Venda pelo link: morarmaisbh.byinti.com

Instagram: @morarmaisbh



bottom of page