Minas brilha na 70ª Festa do Peão de Barretos
- noticiasjornalhori
- há 7 dias
- 2 min de leitura

Minas consolida sua identidade sertaneja na 70ª Festa do Peão de Barretos
Cozinha Mineira, turismo e tradição: Minas apresenta ícones de nossa mesa, destinos incríveis e mapeamento com mais de 570 festas de peão realizadas no estado
Minas brilha na 70ª Festa do Peão de Barretos
Destaque da edição histórica da 70ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, o estande de Minas Gerais recebe milhares de visitantes que puderam vivenciar de perto a força da cultura mineira, sua hospitalidade e sua rica cozinha. O maior evento de rodeio da América Latina, realizado entre 21 e 31 de agosto de 2025, no interior de São Paulo. O estande do Governo de Minas, organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) foi concebido como uma vitrine sensorial e interativa, unindo tradição e inovação. O projeto destaca as montanhas características do estado e nas paredes, imagens transportam o visitante para as riquezas culturais e naturais de presentes em Minas.
Para receber o público com o que Minas tem de melhor está sendo oferecido degustações de queijos artesanais premiados, doces típicos, licores e cachaças reconhecidas mundialmente.
A cozinha mineira é nossa anfitriã preferida. Feito na hora, as apresentações de cozinha viva atraem um grande número de pessoas interessadas em experimentar receitas icônicas, como pão de queijo com pernil, tropeiro e canjiquinha, preparadas ao vivo pelo chef André Paganini (@chicodede). Atendimento ao público e ao trade turístico, com informações sobre roteiros e destinos mineiros.
Além das atrações, o estande foi espaço de encontro e articulação, reunindo autoridades e visitantes de todo o país, que puderam conhecer mais sobre o potencial cultural e turístico de Minas. Portifólio das Festas de Peão
Com a presença do governador Romeu Zema foi lançado, oficialmente, o Portfólio das Festas de Peão de Minas Gerais, no último sábado, 23 de agosto. O levantamento inédito reúne mais de 570 festas de peão, rodeios e exposições mapeadas em 350 municípios mineiros, consolidando o estado como protagonista nacional do calendário sertanejo.“Barretos é o palco perfeito para mostrar ao Brasil e ao mundo a potência de Minas. O lançamento do Portfólio das Festas de Peão coloca o estado como líder desse segmento, reforçando nossa tradição sertaneja e ampliando o turismo regional. Nossa gastronomia, nossa cultura popular e nossos patrimônios naturais formam um mosaico único, capaz de emocionar e atrair visitantes em busca de experiências autênticas”, destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
O Portfólio das Festas de Peão de Minas Gerais é fruto de um mapeamento inédito realizado pela Secult em 2025, e se consolida como instrumento estratégico para fortalecer o turismo regional, valorizar tradições sertanejas e ampliar a competitividade econômica em dezenas de municípios. Ele pode ser acessado no portal Turismo em Minas Gerais | Festas de Peão em Minas Gerais.
Mais que uma presença institucional, a participação mineira em Barretos reafirma a mineiridade como força cultural e econômica, transformando a tradição em motor de desenvolvimento sustentável.
Comentários