top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Made in Minas Gerais 2024 celebra cultura e gastronomia mineira


MadeinMinas  Foto_Nereu Jr.
MadeinMinas Foto_Nereu Jr.

Evento com acesso gratuito na Praça da Savassi conta com a presença de chefs renomados, música e produtos artesanais do estado.

 

No dia 5 de maio, a Praça da Savassi recebe a quarta edição do Made in Minas Gerais, o evento que cultua a maior quantidade de patrimônio do estado: Cozinha Mineira, Queijo e Viola Caipira. A programação será das 10h às 19h, com atrações para toda a família com muita música, arte, cultura, gastronomia, espaço kids e ações sociais. Para 2024, o tema será a Viola Caipira, com apresentações de grandes expoentes desse instrumento como Chico Lobo, Renato Caetano, Letícia Leal, Orquestra Mineira de Viola Caipira, e a realização do inédito Concurso de Viola Caipira.


“Belo Horizonte sempre foi palco de iniciativas relacionadas à cultura, mas percebi que nunca estive em um evento que contemplasse exclusivamente todo o estado. E foi assim que surgiu a inspiração para o Made in Minas Gerais: da certeza de que as tradições genuinamente mineiras merecem uma um evento que valorize as raízes do seu povo”, conta o curador gastronômico e idealizador do evento, Jordane Macedo. O Made in Minas Gerais coloca Belo Horizonte, eleita Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, ao centro, bem no meio da Praça da Savassi, e, daí, o público é orientado pelos pontos cardeais, tendo a oportunidade de culturar o que há de especial no estado, feito por quem desenvolve a cultura de cada região.


Entre os confirmados neste ano, estão a chef Marcela Azevedo do bistrô Alquimia dos Quintais com participação do Quilombo do Ribeirão, representando o sul de Minas; o chef Rodrigo Costa e o restaurante “Velho Chico”, de Pium-I, vem pelo Oeste; a chef Giovanna Bruno, do Restaurante Entreposto Relíquia, é representante do Norte; do Leste, a chef Carol Biasi do restaurante Jotapê e do Sul, o Empório Bistrô 77, de Itabirito.


Também estarão presentes clássicos da culinária mineira como o Restaurante Dona Lucinha, Maria das Tranças e o Casa Cheia, do Mercado Central; com um espaço dedicado ao Queijo Minas Artesanal, apresentado pela Rota do Queijo de Minas, no qual será partido o maior queijo canastra já produzido, o Canastra Imperial II. A peça de queijo foi produzida na fazenda do Ivair, pesa 36 kg e será vendida em cunhas durante o evento. "Também destacamos a participação de projetos importantes para o desenvolvimento social como o Gastrô For All e o Sebo Deleite”, completa o realizador. E a Krug Bier, marca oficial de cerveja do Made in Minas Gerais, apresenta mais um rótulo especial exclusivamente para o evento.



Jordane Macedo - Made in Minas Gerais - Divulgação
Jordane Macedo - Made in Minas Gerais - Divulgação


Desta vez, o SEBRAE, através de seu projeto Origem Minas, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento, a competitividade e diferenciação das micro e pequenas empresas do agronegócio e da gastronomia de Minas Gerais, traz para o Made in Minas Gerais vários pequenos produtores do estado e com um destaque para a região norte, com um estande exclusivo da cachaça de Salinas.


O Made in Minas Gerais conta ainda com o projeto "Trem num Trem", em que viabiliza a participação de cozinheiros que não teriam condições de arcar com um equipamento para começar a empreender, gerando transformação social e negócios. Nesta edição, o convidado para assumir a cabine do trem será o cozinheiro Vilmar Oliveira, de Pium-I, que fará pipoca de torresmo. O evento também apoia e dá visibilidade aos projetos Gastrô4All e Save the Leite.


E não para por aí. Jordane Macedo conta ainda que sentia falta de uma música tema do evento e, ao lado da Orquestra Mineira de Violas e Pedro das Gerais, escreveu a música que será lançada no dia. Com o tema: "O que é produzido na roça com felicidade, alimenta a cultura que vem para a cidade".


Para finalizar em grande estilo, o evento premia o melhor prato com o Troféu Dona Lucinha. O concurso se dá por meio de votação popular durante todo o dia e o eleito é agraciado no palco no encerramento do Made in Minas Gerais.


O Made in Minas Gerais 2024 é realizado com o patrocínio do Sicoob e em parceria com o programa A Rua é Nossa, promovido pela SMEL - Secretaria de Esporte e Lazer. O evento tem acesso gratuito, mediante retirada de ingressos pelo Sympla e doação espontânea de alimentos para o Instituto Adotar. Vale reforçar que o evento também é pet friendly, com espaço assinado pelos projetos Pet&Friends e Nosso Zeca.


Confira a programação completa no Instagram do projeto: https://www.instagram.com/madeinminasgerais/.

 



MadeinMinas - Foto_Nereu Jr
MadeinMinas - Foto_Nereu Jr


Concurso de viola Caipira Made in Minas Gerais


Com o objetivo de enaltecer esse instrumento tão presente na cultura e identidade de Minas, o primeiro Concurso de Viola Caipira vai premiar novos talentos desse instrumento durante o Made in Minas Gerais. Os candidatos se inscreveram nas categorias "Novos Valores" e "Intérpretes", nas modalidades solo ou dupla/grupo, e foram avaliados pelo violeiro Chico Lobo junto à diretoria da produtora Culturar. Os finalistas escolhidos passarão por votação popular no perfil @madeinminasgerais no Instagram, pelo voto de Chico Lobo e da organização do festival, e o resultado final será apresentado no palco do Made in Minas Gerais. 


"Minas Gerais, além de sua forte tradição culinária e sua reputação como berço da produção de queijo, é adornada por paisagens deslumbrantes. No entanto, ainda há muitas outras riquezas a serem descobertas em cada uma das regiões deste estado tão singular, entre elas a Viola Caipira", afirma Jordane Macedo.

 

SERVIÇO

MADE IN MINAS GERAIS

Data: 05 de maio – das 10h às 19h

Local: Praça da Savassi

Ingressos gratuitos retirados pelo Sympla

Instagram: @madeinminasgerais



Made in Minas Gerais 2024 celebra cultura e gastronomia mineira

 

 

 

 

o

bottom of page