top of page

Feirinha Aproxima une Palácio da Liberdade e Casa Fiat de Cultura

  • noticiasjornalhori
  • 30 de jul.
  • 5 min de leitura
Feira Aproxima - Foto: Victor Shwaner
Feira Aproxima - Foto: Victor Shwaner

Feirinha Aproxima une Palácio da Liberdade e Casa Fiat de Cultura em edição especial


Evento gratuito será no sábado, 2 de agosto, com programação gastronômica e cultural para toda a família, reforçando Belo Horizonte como destino criativo e turístico. Entre as opções gastronômicas, o público poderá provar o famoso “morango do amor”.


A Feirinha Aproxima chega a agosto com uma edição inédita e histórica: pela primeira vez, o evento vai integrar, em uma mesma experiência, os jardins do Palácio da Liberdade e da Casa Fiat de Cultura — dois ícones do patrimônio cultural mineiro integrantes do Circuito Liberdade. No sábado, dia 2/8, de 10h às 17h, os espaços recebem uma programação para toda a família que combina boa gastronomia, cultura, música e atrações infantis. Serão mais de 40 expositores com delícias entre petiscos e pratos para todos os gostos, além de uma seleção de produtos mineiros de excelência, com curadoria do chef Eduardo Maya. A entrada é gratuita e poderá ser feita tanto pelo Palácio da Liberdade como pela Casa Fiat, garantindo mais praticidade ao visitante. Esta edição da Feirinha Aproxima é pet friendly, para animais de pequeno porte e de coleira, exclusivamente na área do Palácio.


“Vamos ocupar dois dos espaços mais simbólicos de Belo Horizonte com uma feira que celebra o sabor, o encontro e o afeto há 11 anos. É a primeira vez que um evento único integra o Palácio da Liberdade e a Casa Fiat de Cultura simultaneamente. Queremos convidar o público a descobrir e vivenciar o patrimônio da cidade de uma forma afetiva e, claro, muito saborosa”, destaca Eduardo Maya, idealizador da Aproxima. O evento chega em um momento em que Belo Horizonte se consolida como destino para experiências culturais e gastronômicas que valorizam os espaços públicos e atraem cada vez mais turistas. A Feirinha Aproxima é um dos principais expoentes desse movimento, fortalecendo a economia criativa e o turismo afetivo. “A Aproxima nasceu com o propósito de reunir pessoas em torno da boa comida e do orgulho de ser mineiro. Hoje, fazemos parte de um calendário que movimenta a cidade e conquista também quem vem de fora”, completa Eduardo.


Feira Aproxima - Foto: Victor Shwaner
Feira Aproxima - Foto: Victor Shwaner

Esta edição está repleta de delícias e não poderia ficar de fora um dos maiores virais gastronômicos dos últimos tempos nas redes sociais, o “morango do amor”, que será servido pela Sanviê Doces em sua estreia na Feirinha Aproxima. Participa pela primeira vez também a Confeitaria Mole Antonelliana, servindo doces artesanais de alta qualidade. Entre os estandes confirmados estão conhecidos do público como o Classe A, especializado em frutos do mar; a Wurscha, com linguiças e molhos artesanais; e o Nanda Crioula, referência na culinária afro-brasileira. Completam o cardápio nomes como o Almeida Rotisserie, Restaurante do Porto, Judite, o Chef Ederson Campos, O Glorioso BBQ, Tinane Tropeiro, Che Cocina e a Sorveteria Universal. Participam ainda Provençal Gourmet, Serra's Bier Cervejaria Artesanal, Estância Café, Produtos Mineiros Ivana Coelho, Aprocan, Vila Emília e Poesia de Minas, sendo todos esses produtores selecionados pelo programa Origem Minas, do Sebrae. “A seleção contempla diferentes estilos e propostas gastronômicas. Tudo preparado com ingredientes de qualidade e atenção aos detalhes, da apresentação aos sabores, para proporcionar ao público uma verdadeira imersão na riqueza da culinária mineira e brasileira”, pontua o curador.


Feira Aproxima - Foto: Victor Shwaner
Feira Aproxima - Foto: Victor Shwaner

As cervejas artesanais serão outro destaque do evento, com marcas que representam a riqueza produzida em Minas: Albanos, Verace, Krug Bier, Slod e Mythic, com uma ampla variedade de estilos. Para matar a sede também estarão a Vanfall com seus drinks à base de gin; e uma cuidadosa curadoria de rótulos de vinhos da Adega Supernosso.


A trilha sonora do sábado será embalada pelo DJ Aloysio do Vale, que mistura brasilidades, pop e música eletrônica, e por um quarteto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que traz repertório do clássico ao contemporâneo. Às 14h, a feirinha contará com apresentação musical da banda Bagatelas. Para as crianças, uma área kids exclusiva e gratuita, com brinquedos infláveis, oficinas de pintura e monitores especializados garante diversão para toda a família.


Feira Aproxima - Foto: Victor Shwaner
Feira Aproxima - Foto: Victor Shwaner

Com patrocínio master da CEMIG por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, Patrocínio do Sebrae e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e apoio da Faculdade Arnaldo e Casa Fiat de Cultura, a Feirinha Aproxima reforça sua posição como um dos eventos mais relevantes do calendário cultural de Belo Horizonte. Realização: Centro Culinário Eduardo Maya, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.


Quer saber mais sobre o que rola em Belo Horizonte, a Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco? Confira em: www.portalbelohorizonte.com.br .


Cemig: energia da cultura


A Cemig é a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em patrocinar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar e acolher a cultura mineira em toda a sua diversidade. Os projetos e atrações patrocinados pela Cemig têm o objetivo de beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Ao investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais, a Cemig contribui para dar vida à arte, refletindo o posicionamento da Companhia em ser uma indutora do desenvolvimento social

e econômico de Minas Gerais.


Morango do amor Sanviê Doces
Morango do amor Sanviê Doces

SERVIÇO:


FEIRINHA APROXIMA DE AGOSTO


Local: Palácio da Liberdade - Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários e Casa Fiat de Cultura - Praça da Liberdade, 10


Data: Sábado, 02/08 - de 10h às 17h


Entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos


Instagram: @projetoaproxima


Saiba mais sobre BH: www.portalbelohorizonte.com.br


MENU DA FEIRINHA APROXIMA DE JULHO:


Wurscha


Pão com linguiça artesanal, molho bechamel e barbecue de goiabada.


Classe A


Cone de camarão, tilápia frita com batatas e pastel de camarão.


Nanda Crioula


Bobó de camarão, acarajé e feijoada afro-brasileira.


Almeida Rotisseria


Copa lombo, barbecue de cachaça, batata bolinha, cupim e salsa argentina.


Restaurante do Porto


Arroz de bacalhau e bolinho de bacalhau,


Judite


Comida mineira com tempero caseiro.


Chef Ederson Campos


Pratos diversos.


O Glorioso BBQ


PULLED CHICKEN – Sanduíche de frango defumado com catupiry; PULLED PORK – Sanduíche de porco defumado com coleslaw; Costelinha BBQ COM CHIPS.


Tinane Tropeiro


Feijão tropeiro com torresmo artesanal e couve crocante.


Che Cocina


Arepas, empanadas e sabores da culinária argentina.


SELECIONADOS SEBRAE


  • Provençal Gourmet


  • Serra's Bier Cervejaria Artesanal


  • Estância Café


  • Produtos Mineiro Ivana Coelho


  • Aprocan


  • Villa Emilia


  • Poesia de Minas

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Não perca nada! Receba nossas atualizações!

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto

Bem vindo! Obrigado por fazer parte do Jornal Espaço Horizonte!

bottom of page