top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Feirinha Aproxima Delas - Especial Cozinha Feminina


Lorena Martins e Eduardo Maya - crd Victor Schwaner




SÁBADO, 4 DE MARÇO É DIA DE FEIRINHA APROXIMA DELAS - ESPECIAL COZINHA FEMININA


A convite de Eduardo Maya, a embaixadora desta edição, a jornalista Lorena Martins, assina também a curadoria das chefs participantes, reunindo um time de mulheres importantes para a gastronomia de Belo Horizonte, com recorte da cultura de boteco feminina.


A Feirinha Aproxima de março celebra o Dia Internacional da Mulher com mais uma edição Delas - Especial Cozinha Feminina. No sábado, 4/3, de 10h às 17h, o entorno do Museu Abílio Barreto será palco para mais de 50 expositores, com o melhor dos produtos e culinária de Minas Gerais, e destaque especial para dez iniciativas lideradas por mulheres que, com suas trajetórias consistentes vêm, há anos, contribuindo para o desenvolvimento, o reconhecimento e o fortalecimento da cultura alimentar em BH. A curadoria é fruto de uma parceria entre o idealizador da Aproxima, Eduardo Maya, e a jornalista e "Rainha dos Lanchos", Lorena Martins, que ao longo de sua carreira sempre se dedicou a valorizar a gastronomia feminina.




Biscoitos Caixa Afeto - Divulgação



"Depois do grande sucesso no ano passado, é um prazer imenso participar de mais uma Aproxima Delas e poder juntar mulheres com tanta relevância e propostas diferenciadas na nossa gastronomia. Além de iniciativas e lugares novos na cidade, como a Caixa Afeto da confeiteira Malu Alves, e a Porkin BBQ, da churrasqueira Talita Alves, fiz questão de convidar chefs que fazem parte da nossa identidade gastronômica de bares e botecos belo-horizontinos. Temos a Keyla Pitanga, do bar Jacinta, um lugar super descolado da cidade que tem a coxa-creme mais deliciosa de BH, assim como a nossa Eliza Fonseca, conhecida por todos como Lora, do Bar da Lora, do Mercado Central, e, claro, o seu fígado com jiló. Também temos a chef Deusa Prado, com o restaurante Alguidares, responsável por trazer um pouco de Bahia para a nossa cidade", comemora Lorena.



Fermentaria Lambe Lambe - Divulgação



Pitza 1780 - crd Victor Schwaner




Entre as convidadas ainda estão as chefs Maria Clara Magalhães e Carolina Fadel, da Matula Cozinha, com uma seleção de pasteizinhos e bolinhos de feijoada, carne de panela e estrogonofe; Kalinka Campos, da Fermentaria Lambe Lambe e seus drinks fermentados de frutas naturais; Samira Lyrio, do Boteco nada Contra, com o Bolovo e Moela empanada frita; e o AuraLima Essências, de Mariana e Jeanine Lima, que trazem velas aromáticas inspiradas nas delícias da culinária mineira, com rótulos como cheirinho de bolo de vó, doce de leite, cafezin e geleia de jabuticaba, que é o projeto convidado especial pela embaixadora. Também estão confirmados os cativos Classe A, Pitza 1780 e Wurscha, e as cervejarias Krug Bier, Laut, Albanos, Slod, Vinil e Serra's. Os vinhos terão a seleção da Adega Verdemar com garrafas, taças e icebags, e o público poderá aproveitar drinks feitos com a Cachaça Dama da Noite.




Matula - Divulgação



Coxa-creme Querida Jacinta - crd Victor Schwaner



"É fundamental enaltecer as cozinheiras e chefs mulheres. Apesar de, historicamente, estarem à frente das cozinhas das casas mineiras - e, logo, de nossa identidade cultural alimentar - a presença das mulheres nas cozinhas profissionais continua enfrentando certa resistência. Ainda há menos mulheres à frente de restaurantes, e outras trabalham em cozinhas representativas mas, mesmo assim, não são reconhecidas como chefs. Porém, a própria Aproxima Delas é um feliz sinal de que iniciativas importantes, como o Projeto Aproxima, já se preocupam com a causa e lutam pela valorização feminina", completa Lorena.


Os visitantes da Aproxima também poderão levar para a casa produtos diversos da gastronomia de todo o estado como cafés, queijos, quitandas e até mesmo hortifrutis de produtores treinados e selecionados por parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais - Senar Minas. Além de 20 expositores de Brumadinho, com o melhor da sua produção local. O dia ainda vai contar com Espaço Kids fechado e gratuito, área de massagens Mãos de Fada, experiência com o projeto Ideia Clara que vai desenhar, ao vivo, os pensamentos das pessoas, e teste gratuito de coloração pessoal oferecido pelo Grupo Patrimar, que também apresenta esta edição do evento.


A Feirinha Aproxima Delas - Especial Cozinha Feminina conta com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur, e tem entrada gratuita sem a necessidade de retirada de ingressos.



Acaraje Alguidares - crd Victor Schwaner




Lorena Martins

Jornalista formada pela PUC Minas, trabalha atualmente no jornal e portal O Tempo e Rádio Super 91,7 FM como jornalista de cultura e gastronomia. Também atua como mediadora e jurada em diversos concursos gastronômicos, tendo assinado a curadoria gastronômica do Circuito Sapucaí e da Virada Cultural de BH 2022.


Lorena ainda está dirigindo um documentário, em fase de produção, sobre protagonismo feminino e relatos sobre assédio moral e/ou sexual e situações constrangedoras na cozinha, além de um podcast sobre cozinheiras e suas casas localizadas em Belo Horizonte, que endossam a equidade de gênero na gastronomia da cidade.


CHEFS CONVIDADAS

● Aura Lima Essências (Expositora convidada)

● Restaurante Alguidares (Deusa Prado)

● Caixa Afeto (Malu Alves)

● Querida Jacinta (Keyla Pitanga Monadjemi)

● Porkin BBQ (Talita Alves)

● Bar da Lora (Eliza Fonseca, a Lora)

● Matula Cozinha (Carol Fadel + Maria Clara Magalhães)

● Boteco Nada Contra - Samira Lyrio

● Fermentaria Lambe-lambe (Kalinka Campos)




AuraLima Essencias - crd Estudio Tertulia



Sobre o Grupo Patrimar

Em 2023, o Grupo Patrimar completa 60 anos de história. A Companhia, que atua na construção, incorporação e comercialização de imóveis, começou sua trajetória em Minas Gerais e hoje também está no interior de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, o Grupo trabalha com empreendimentos voltados para as classes econômica e média com a Construtora Novolar e alta renda com a marca Patrimar Engenharia. Com foco constante em inovação e tecnologia, a empresa busca aliar eficiência com sustentabilidade e segurança nos projetos e processos corporativos.


Vale destacar que em 2022, a Companhia se afirmou como forte referência no segmento, sendo uma das 10 maiores empresas de construção imobiliária do Brasil, de acordo com o Ranking Nacional de 2022 da Revista O Empreiteiro, além das conquistas do primeiro lugar na categoria Sustentabilidade Financeira e 375º lugar no ranking da Revista Isto É Dinheiro das maiores empresas do Brasil. Também é vencedora em duas categorias do "Oscar” da construção civil, o Prêmio Master Imobiliário 2022, com os empreendimentos Oceana Golf, no Rio de Janeiro, e La Réserve, em Belo Horizonte.



Bolo de Milho Caixa Afeto - crd Caixa Afeto_Divulgacao




SERVIÇO

FEIRINHA APROXIMA DELAS - especial cozinha feminina

Local: Entorno Museu Histórico Abílio Barreto

Data:Sábado, 4/3 - de 10h às 17h

Entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos.

Instagram: @projetoaproxima



Yorumlar


bottom of page