O dia 21 de abril homenageia Tiradentes, um militar que fez parte da liderança do movimento Inconfidência Mineira, que ocorreu no Brasil na época colonial. Tiradentes passou a ser visto como uma figura heroica logo após a Proclamação da República, pois foi considerado um mártir dessa causa e reconhecido como um herói nacional.
Este ano o 21 de abril foi comemorado em Cachoeira do Campo, unindo uma força única do Priorado dos Inconfidentes, gestores, funcionários e alunos da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora (antigo palácio dos governadores), Banda SOMUS (Sociedade Musical União Social), Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, através do 52º BPM e a editora AERE RET.
O dia começou cedo, com concentração em frente à praça Benedito Xavier e contou com a presença dos alunos e integrantes da banda SOMUS. Caminharam até a Praça Felipe dos Santos local onde foi realizada a solenidade cívica.
Houve lançamento de livro, apresentações artísticas das crianças e exposição de gravuras da conhecida artista plástica Joanna Scharlé de Vasconcelos, que focou o seu trabalho nas figuras de Tiradentes, em um viés infantil.
O evento foi um sucesso e as crianças amaram!
Matéria de Rachel Capucio para o Jornal Espaço Horizonte
Commenti