top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Curiosidades sobre Tiradentes



Existem fatos da vida de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que não são conhecidos por grande parte da população brasileira e nós do Priorado dos Inconfidentes vamos dar uma mãozinha...


Você sabia que Tiradentes foi preso em Minas Novas antes de entrar para o Regimento Regular de Cavalaria de Minas Gerais, os Dragões de Minas?


Não? Então senta, lá vem um pouco de história!


Quando atuava como mascate Joaquim viajava por Minas Gerais (interior) e Rio de Janeiro (capital) levando no lombo de mulas e cavalos mercadorias e seus serviços de tira-dentes.

Com isso adquiria conhecimentos das estradas de Minas Gerais e Rio de Janeiro (tanto as oficiais como as rotas alternativas), como se safar dos postos de fiscalização, conhecimento este que seria aproveitado quando se tornasse Dragão.


Durante uma destas viagens a trabalho, no ano de 1775, lá pelas bandas da Vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Minas Novas (atual Minas Novas), Tiradentes se deparou com um português senhor de escravos castigando um dos seus.


Tamanha era a crueldade que o dito senhor infligia ao seu escravo que Tiradentes acabou por intervir em favor do desvalido. Nesta intervenção Tiradentes acabou indo para as vias de fato e cessou a agressão.


Assim narra Oiliam José em seu livro "O Alferes da Liberdade":

“Num dia de sua estada ali, encontrou um português possuidor de escravos chicoteando, barbaramente, um infeliz negro. Esse amarrado e urrando de dor, pedia clemência. Não se conteve Joaquim José. Entrou em luta corporal com o opressor do negro ferido, fez escorrer sangue no malvado e acabou preso por um miliciano, recolhido a infecta prisão e despojado dos haveres que portava consigo”.


Este comportamento inadequado lhe custou cadeia e o confisco de todos os bens que estavam em sua posse como relata Oiliam José e a oralidade. Os documentos da prisão de Tiradentes sumiram em Minas Novas, até 1933 ainda estavam à disposição para pesquisa, mas agora não se tem mais noticia sobre.


Tal episódio foi decisivo na vida de Tiradentes que tornava para Villa Rica mais pobre do que quando ingressou na profissão de mascate.


Porém, esta reviravolta foi para melhor, pois alguns meses depois, assentaria praça no Regimento Regular de Cavalaria de Minas Gerais, como Alferes de Cavalaria da tropa paga, profissão esta que exerceria até sua prisão (a segunda) em 1789, mas sobre esse assunto falaremos mais em uma próxima oportunidade.


Texto: Comendador Gladstone Lopes


Priorado dos Inconfidentes Minas Gerais


bottom of page