Conectando Destinos: A Força dos Influenciadores no Turismo Catarinense
- noticiasjornalhori
- 24 de jul.
- 7 min de leitura

Conectando Destinos
Conectando Destinos: A Força dos Influenciadores no Turismo Catarinense
Influenciadores, Creators ou criadores de conteúdo? Independente do nome, eles são responsáveis por influenciar milhares de viagens.
Como criadores de conteúdo transformam redes sociais em pontes entre viajantes e os principais atrativos, serviços e cidades turísticas de Santa Catarina
Com o crescimento das redes sociais, os influenciadores digitais se consolidaram como um canal direto de comunicação, conectando o público a experiências reais e estabelecendo vínculos afetivos com destinos turísticos. Em Santa Catarina, esse movimento tem contribuído para valorizar a identidade local, gerar visibilidade para atrativos e empreendimentos e impulsionar o turismo regional.
Levando isso em consideração, o maior encontro da hotelaria e do turismo do Sul do Brasil, o Encatho, promoverá o painel “Conectando Destinos: A Força dos Influenciadores no Turismo Catarinense” para mostrar, na prática, como o conteúdo produzido por criadores digitais tem sido decisivo na escolha de destinos turísticos catarinense. A proposta é discutir o papel estratégico dos influenciadores na promoção de experiências autênticas, na valorização de roteiros menos explorados e no fortalecimento da imagem dos destinos por meio de narrativas reais, linguagem acessível e conexão direta com o público.
O painel acontece no dia 31/07, das 14h20 às 15h, na Sala Jurerê do Centro Sul, em Florianópolis, dentro da programação do 36º Encatho & Exprotel 2025, que neste ano traz como tema central “Turismo Conectado, Negócios e Hospitalidade”.
O painel conta com a moderação de Osny Maciel, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC-SC, e reúne nomes de destaque na criação de conteúdo digital como o perfil @hashtagcuritiba, representado pelas amigas e jornalistas Lívia Pulchério e Lorena Oliva.
Conteúdo que inspira, movimenta e transforma destinos
Mais do que número de seguidores, o painel dos influenciadores pretende debater o impacto da autenticidade, da criatividade e da curadoria de experiências na hora de atrair visitantes e gerar engajamento. Os participantes compartilharão estratégias e cases reais de como suas publicações contribuíram para aumentar o fluxo turístico em diferentes regiões de Santa Catarina, incluindo locais fora do eixo tradicional.
O projeto @hashtagcuritiba, com mais de 170 mil seguidores entre Instagram e TikTok, é conduzido pelas amigas e jornalistas Lívia Pulchério e Lorena Oliva. Com olhar atento à comunicação digital e ao turismo cultural, as duas vêm ampliando o alcance do perfil para além da capital paranaense, promovendo roteiros e vivências também em Santa Catarina, com foco em experiências que valorizam o cotidiano, a identidade local e os achados fora do comum.
Influenciadores: Uma nova forma de comunicar turismo
O painel também traz à tona a relevância de uma comunicação cada vez mais próxima, emocional e segmentada. A influência digital hoje vai além da publicidade: é uma ponte direta entre destinos e pessoas reais, que buscam dicas confiáveis, boas histórias e conteúdos que dialoguem com seus valores e interesses.
Para Margot Rosenbrock, diretora-presidente da ABIH-SC, essa conexão é estratégica. “O setor precisa compreender que as redes sociais se tornaram vitrines poderosas. Quando trabalhadas com propósito, elas conseguem ativar memórias, desejos e, claro, negócios. Este painel é uma oportunidade para entender como unir autenticidade e estratégia nesse novo cenário de turismo conectado”.
Conheça os influenciadores participantes do painel: Lívia, Lorena e Osny
Lívia Pulchério: é jornalista, especialista em Marketing Digital, com mais de 15 anos de experiência na construção de reputação de empresas e conexão de marcas e pessoas. Atua de forma estratégica no relacionamento com a imprensa, influenciadores e outros stakeholders, além de produção de conteúdo.
Há 9 anos, é editora do Hashtag Curitiba, onde compartilha dicas da cidade, além de viagens pelo Brasil, principalmente Santa Catarina, e exterior. É apaixonada por comunicação, cultura, tendências, viagens e, com isso, incentiva as pessoas a apreciarem o que Curitiba e região têm de mais lindo.
Com um olhar atento às transformações do mercado, Lívia alia o Jornalismo com o Marketing Digital para criar conteúdos relevantes, autênticos e com engajamento. Seu trabalho se destaca pela curadoria cuidadosa, proximidade com o público e capacidade de traduzir experiências em narrativas que inspiram e informam.
Lorena Oliva Ramos: é jornalista e assessora de imprensa com mais de 15 anos de experiência na área da comunicação, atuando com marcas, eventos e projetos ligados à cultura, gastronomia, turismo e economia criativa. Essa bagagem sólida no jornalismo e nas estratégias de assessoria contribui diretamente para a produção de conteúdo nas redes sociais, trazendo profundidade, apuração e um olhar diferenciado às histórias que compartilha com seu público.
Há 9 anos, Lorena criou o perfil @hashtagcuritiba, que soma mais de 170 mil seguidores entre Instagram e TikTok. O projeto nasceu com a missão de valorizar Curitiba como destino turístico, tanto para quem vem de fora quanto para os próprios curitibanos, que passaram a redescobrir a cidade e seus arredores através das dicas e experiências compartilhadas.
Osny Maciel Junior: é formado em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Planejamento e Organização de Eventos e Cerimonial. Professor universitário nas áreas de turismo, planejamento de eventos e gastronomia, possui sólida experiência acadêmica e profissional.
Com mais de 22 anos de atuação na gestão hoteleira, acumulou passagens por importantes redes do setor, como Accor e Slaviero. Há 13 anos está à frente do Hotel Sibara, em Balneário Camboriú, consolidando sua liderança no segmento hoteleiro da região.
Ao longo de sua trajetória, presidiu o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo e foi Conselheiro Estadual de Turismo. Exerceu por quatro mandatos a função de Vice-presidente de Turismo da ACIBALC (Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú), além de ter sido conselheiro da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) por três anos. Atualmente, é Presidente Estadual da ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, reforçando seu compromisso com o fortalecimento do setor de eventos e turismo em Santa Catarina.
Comunicação estratégica para além das redes sociais
Mas o papel do influenciador é chamar atenção. O papel das empresas é manter uma comunicação estratégica que vai além das redes. Aqui entra outro pilar fundamental da visibilidade e do sucesso na hotelaria: o marketing estratégico. E quem entende disso é a Tribuzana Marketing Hoteleiro, que na Exprotel 2025 vai apresentar soluções completas para a indústria do turismo e hospitalidade.
Marketing que gera conexão, resultados e experiências memoráveis
A Tribuzana é uma agência especializada em marketing hoteleiro que, há 10 anos, transforma meios de hospedagem por meio de estratégias integradas que conectam marketing, vendas e experiência, sempre com o objetivo de aumentar as reservas diretas de forma inteligente e eficiente.
“Nos posicionamos como verdadeiros parceiros dos hoteleiros, com soluções que vão além da comunicação: capacitamos equipes, ajudamos a extrair o máximo das ferramentas tecnológicas e contribuímos para que cada hóspede viva uma experiência inesquecível”, destaca Alex Sandro de Souza, CEO e fundador da Tribuzana.
Com total sintonia com o tema central do evento, Turismo Conectado, Negócios e Hospitalidade, a Tribuzana se apresenta como um verdadeiro hub de soluções de marketing especializado na hotelaria, atuando ao lado de times que buscam performance, experiência e resultados. “Acreditamos que hospitalidade e resultados caminham juntos. E é isso que vamos mostrar em nosso estande, além de trocarmos ideias”, reforça o CEO.
Essa será a quarta participação consecutiva da Tribuzana no Encatho & Exprotel, mas, pela primeira vez, com estande próprio. “Nas edições anteriores, estivemos ao lado de parceiros estratégicos, o que nos permitiu fortalecer laços com hoteleiros da região e nos conectar ainda mais ao ecossistema de tecnologia para hotelaria”, afirma Alex Sandro.
Lançamento Tribuzana na Exprotel: Página do Hóspede
Durante o evento, será apresentada em primeira mão a nova solução desenvolvida pela Tribuzana para elevar a experiência do hóspede e otimizar a operação: a Página do Hóspede, uma central personalizada com todas as informações que o cliente precisa antes, durante e depois da estadia, como horários, serviços, localização, dicas e muito mais.
Com ela, a equipe ganha tempo, o hóspede se sente mais acolhido e a experiência se torna ainda mais fluida. O recurso se integra ao portfólio da Tribuzana e reforça a missão da agência de unir marketing, vendas e hospitalidade com inteligência.
Visitantes do estande terão acesso a condições especiais de lançamento. “Mais do que comunicação, oferecemos performance com propósito. Acreditamos que hospitalidade e resultados caminham juntos”, destaca Alex Sandro.
Flux é tecnologia que fala com o hóspede: interligando experiências, marketing e hospitalidade
Se por um lado os influenciadores digitais e as estratégias de marketing fortalecem a imagem dos destinos e estimulam o desejo de viajar, por outro, é a comunicação eficiente que garante que a experiência do hóspede seja fluida, acolhedora e bem-informada. Afinal, não basta atrair visitantes, é preciso se comunicar com eles de forma clara, integrada e em tempo real. É nesse ponto que entra a Flux Tecnologia, empresa referência nacional em soluções para comunicação hoteleira.
Lançamento de produto pioneiro que automatiza os serviços
Com mais de uma década de atuação e mais de 500 clientes diretos, a Flux se destaca por desenvolver ferramentas que otimizam o relacionamento entre hotéis e seus públicos. A grande novidade apresentada na Exprotel 2025 será o lançamento do Guest Link, um produto pioneiro que automatiza o serviço de atendimento e centraliza informações essenciais para o hóspede, promovendo mais autonomia, agilidade e eficiência na operação hoteleira.
Uma questão é certa: Não adianta investir em marketing ou parcerias com influenciadores se, ao chegar no hotel, o hóspede enfrenta ruídos de comunicação. “Nosso foco é garantir que toda a jornada, da reserva ao check-out, seja bem orientada e acolhedora. Comunicação é um pilar estratégico e pode ser um grande diferencial competitivo”, destaca Jeferson Ventura, porta-voz da Flux.
A expectativa da empresa para a feira é alta. “Tenho certeza de que será um ponto de encontro para gerar muitos negócios e fortalecer o networking. A Exprotel mostra o quanto o mercado está aquecido, pois todos os seus espaços foram comercializados antes mesmo do nosso contato”, acrescenta Ventura.
Com soluções tecnológicas robustas, foco em inovação e uma abordagem estratégica da comunicação, a Flux chega ao evento como um exemplo de como unir tecnologia, hospitalidade e eficiência em benefício da experiência turística como um todo.
Encatho & Exprotel 2025: entrada gratuita
O Encatho & Exprotel acontece de 29 a 31 de julho, no Centro Sul, em Florianópolis, reunindo especialistas, empresas, gestores e profissionais do turismo e da hotelaria de todo o país. A programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site www.encatho.com.br
Serviço:
O que: 36º Encatho & Exprotel
Quando: 29 a 31 de julho
Onde: Centro Sul – Florianópolis
Quanto: Entrada Gratuita
Inscrições: www.encatho.com.br
Realização: ABIH-SC














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