top of page

Boi da Manta do Reino Treze de Maio

  • Foto do escritor: espaco horizonte
    espaco horizonte
  • há 20 minutos
  • 2 min de leitura
Jornal Horizonte mostra a foto da Rainha Isabel Casimira Gasparino vestida de roupa branca
Rainha Isabel Casimira Gasparino

Há oitenta e dois anos consecutivos, a Guarda de Moçambique Treze de Maio celebra a festa tradicional para Nossa Senhora do Rosário, entre 01 a 13 de Maio (a data pode se estender até o domingo posterior ao dia 13/05), ocasião em que comemora, também a abolição da escravatura, sendo uma das celebrações culturais mais antigas desta que é uma das mais importantes e reconhecidas manifestações de patrimônio imaterial presente na cidade de Belo Horizonte.


As atividades que antecedem a festividade  contam  com saída do Boi da Manta ou bumba meu boi, da sede do Reino Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, em cortejo  pelas ruas do bairro Concórdia e adjacências. Manifestação de forte participação popular que agrega milhares de pessoas e visitantes de diferentes regiões da cidade.  O Boi da Manta da Treze de Maio ganhou o selo e a premiação Cultura Viva, conferido pelo Ministério da Cultura em 2005.


Sua função é anunciar a festa que está se aproximando e arrecadar pequenas doações, pedir e convidar por onde passa abençoando casas, pessoas, brincando com os jovens e crianças do bairro.  “A função do Boi é essa, anunciar que a festa está se aproximando e ganhar fundos, pedir coisas e convidar.  Ele é o embaixador da festa. Ele está avisando ao pessoal que vai começar a festa da Treze de Maio", como dizia Rainha Isabel Casimira. O atual condutor e mestre do boi é Capitão Ricardo Cassimiro que assumiu o posto desde 1994.


Jornal Horizonte mostra o boi da manta
Preparando para as festividades


"O Boi da Manta foi fundado 17 anos depois do início da fundação do Reino Treze de Maio (1944), com a ajuda do Capitão Edison Tomaz, e do Capitão Wilson das Chagas. Eles entenderam que o Boi era bom para a comunidade ficar junta, porque o Boi traz doações para a casa, vai buscar nas ruas. A festa é de Nossa Senhora do Rosário, o Boi faz o convite pra festa, ele é o embaixador da festa, ele trabalha para Nossa Senhora” (Rainha Belinha, jornal do bairro, 2019).


O Boi é também, investido de sacralidade. Muitos habitantes do bairro fazem promessas de o receber em casa, oferecendo rezas, cantos e lanches para abençoar, curar ou agradecer graças alcançadas. A saída do Boi do Rosário é o momento de maior participação da comunidade do entorno em todo o período das festividades.


Jornal Horizonte mostra o boi da manta coberto de tecido
O Boi da Manta é também, investido de sacralidade

O Reino Treze de Maio  congrega em sua festa, grupos culturais de origem negra vindos de várias outras localidades de Minas que estabelecem aqui, um forte diálogo com a cultura local e as formas contemporâneas em suas manifestações: Guardas de Moçambique e Congo, Caboclinhos, Catopê, Camdombes.



Jornal Horizonre mostra a foto das atividades que antecedem a festividade  contam  com saída do Boi da Manta ou bumba meu boi
As atividades que antecedem a festividade  contam  com saída do Boi da Manta ou bumba meu boi.

Contato: Rainha Isabel Casimira Gasparino

Telefone: (31) 986752471


banner da Festa de Nossa Senhora do Rosário
Festa de Nossa Senhora do Rosário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Não perca nada! Receba nossas atualizações!

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto

Bem vindo! Obrigado por fazer parte do Jornal Espaço Horizonte!

bottom of page