B4 lança o Relógio de Ação Climática no Energy Summit 2025
- espaco horizonte
- há 3 dias
- 3 min de leitura
Atualizado: há 1 dia

B4 lança o Relógio de Ação Climática no Energy Summit 2025,
que acontecerá em junho no Rio
Em sua 2a edição, o maior evento de inovação e empreendedorismo em energia e sustentabilidade da América Latina reforça seu compromisso com a sustentabilidade e será pioneiro no lançamento de indicadores em tempo real das emissões de carbono
A B4, a primeira bolsa de ação climática e patrocinadora oficial do Energy Summit 2025, anuncia um marco inédito para o setor: a inauguração do Relógio de Ação Climática para eventos durante o Energy Summit 2025. Pela primeira vez, o maior evento de inovação e empreendedorismo em energia e sustentabilidade, organizado em parceria com o MIT, contará com um indicador em tempo real das emissões de carbono e da jornada rumo à sua total compensação.
O Relógio de Ação Climática será uma presença constante nos principais pontos do Energy Summit, que acontecerá de 24 a 26 de junho no Rio de Janeiro. O público do evento, palestrantes e empresas patrocinadoras poderão acompanhar em tempo real o impacto regenerativo da iniciativa. Além disso, os dados do relógio alimentarão as redes sociais e o site oficial do Energy Summit, garantindo total transparência sobre o desempenho sustentável do evento. O ponto culminante será a contagem regressiva até o Net Zero, com o anúncio oficial da compensação total das emissões ao final do evento, realizada por meio da B4.
“Este é um momento histórico para o setor energético e para a B4”, declara Odair Rodrigues, CEO da B4. “Pela primeira vez, estamos trazendo a urgência da ação climática para o centro de um grande evento, de forma transparente e mensurável. O Relógio de Ação Climática não é apenas um indicador, mas um símbolo do nosso compromisso com um futuro mais sustentável e um chamado à ação para todos os participantes.”
A primeira etapa envolveu um diagnóstico detalhado da pegada de carbono, realizado pelo Agente do Clima, a inteligência artificial da B4 que utiliza o protocolo GHG para calcular as emissões.
“O Relógio de Ação Climática representa um novo patamar de responsabilidade e transparência para eventos sustentáveis. Ao integrar esse indicador ao Energy Summit, damos visibilidade concreta ao impacto ambiental e ao caminho até a neutralização das emissões. Mais do que uma métrica, é um convite à ação coletiva com dados abertos, ciência, e engajamento real. Essa é a nossa forma de mostrar que a inovação precisa ser mensurável para ser transformadora”, comenta Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit.
A compensação dessas emissões será realizada por meio de ativos sustentáveis na B4 como créditos de carbono metodologia Greenline /Greensat em destaque na B4, como o Projeto Especial Listado Greenline - Caure I & II, que visa a proteção de áreas da Amazônia e é monitorado via satélite em tempo real.
Serviço
ENERGY SUMMIT 2025
Data: 24 a 26 de junho
Horários: das 10h às 18h
Local: Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ
Pagina Oficial: https://energysummit.global/
Sobre a Bolsa de Ação Climática - B4
A Bolsa de Ação Climática, ou B4, é a primeira bolsa de valores no Brasil focada em ações e projetos de ação climática, com o objetivo de facilitar o mercado de carbono e a compra e venda de créditos de carbono.
A B4 atua no mercado de sustentabilidade, por meio de ativos digitais e sustentáveis, sendo um deles o crédito de carbono. Nosso objetivo é ser a ponte entre as empresas e a ferramenta para que elas atinjam suas metas de sustentabilidade.
Ela nasce no mercado descentralizado, operando diretamente em sua plataforma própria e se conectando com corretoras do ambiente Web3.0, ou seja, outras corretoras de criptoativos, com uma atuação diferenciada. A B4 utiliza a tecnologia blockchain para a rastreabilidade de ativos digitais no universo Web3.0, garantindo acesso, transparência e descentralização, permitindo a consulta em tempo real de cada ativo listado.
Sobre o Energy Summit
Organizado em parceria com o MIT, o Energy Summit é o principal evento de inovação e empreendedorismo em energia e sustentabilidade, que acontece anualmente no Rio de Janeiro. Conecta os maiores nomes da transição energética e sustentabilidade, incluindo C-levels de grandes empresas e deep techs, autoridades governamentais, palestrantes internacionais, reitores de universidades e centros de pesquisa, que juntos lideram debates essenciais para acelerar o futuro da energia.
Na última edição, em 2024, reuniu mais de 10 mil pessoas ao longo de 3 dias de evento, com mais de 350 horas de conteúdo. Contou com a participação de 165 jornalistas, superou 15 milhões de visualizações em redes sociais oficiais do evento e uma repercussão estimada em R$20 milhões em mídia espontânea.
Saiba mais em: https://energysummit.global/
Edu Carvalho
Jornalista
Commentaires