top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

275º aniversário de Tiradentes foi comemorado na Fazenda do Pombal



Em 12 de novembro do presente ano, Joaquim José da Silva Xavier foi lembrado com homenagens por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento no século 18 que buscava a independência do Brasil. Na presente data (12/11)foi comemorado os 275 anos de nascimento/batizado daquele que se tornou mártir do movimento e entrou definitivamente para a história do Brasil.


A data especial rendeu-lhe uma solenidade na Fazenda do Pombal, local onde nasceu Tiradentes , que atualmente pertence ao município de Ritápolis, no Campo das Vertentes.


O evento teve uma exposição de quadros da artista plástica Joanna Scharlé, com obras que retratam o personagem homenageado. Entre elas: “Desfecho da Inconfidência Mineira” e “Tiradentes o Herói de Minas Gerais”. Obras estas que fazem parte do salão de artes Tiradentes Grão Prior da Liberdade, salão este que pertence ao Priorado dos Inconfidentes. E que estão em exposição na fazenda do Pombal.







O evento contou com a presença de várias autoridades e com membros do Priorado dos Inconfidentes, representados pelo Grão Prior Comendador Gladstone Lopes e pela Mestre de Campo Rosilene Tavares que promoveram a divulgação dos feitos dos inconfidentes, com ênfase no Alferes Xavier. O Grão Prior falou brevemente sobre a vida de Tiradentes desde sua infância na fazenda do Pombal até o fatídico 21 de abril de 1792.


O Tenente-Coronel do Exercito Brasileiro(reformado) Adalberto Guimarães Menezes, de 94 anos, pentaneto de Tiradentes, presenciou a cerimônia, sendo convidado de honra.


"A certidão de batismo de Tiradentes consta que foi em 12 de novembro seu nascimento. É muito importante esse evento para o crescimento e fortalecimento da Fazenda do Pombal, contando sempre com a participação de outros municípios da região. Tiradentes é um herói do Brasil, não é de apenas uma cidade. A partir do momento que outras entidades participam, o evento tende a crescer", afirma o prefeito de Ritápolis, Higino Zacarias de Sousa, anfitrião da comemoração.

Hoje, a Fazenda do Pombal faz parte de uma reserva natural administrada pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), vinculado ao Ministério de Meio Ambiente. O espaço conta com as ruínas da casa onde nasceu Tiradentes, do engenho da fazenda, além de trilhas para caminhadas ecológicas e um viveiro com mais de 500 mudas de plantas em extinção.

As ruínas da Fazenda foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1937.


bottom of page