top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

25 de março é o Dia de Dante: dia mundial dedicado ao poeta italiano Dante Alighieri (1265 - 1321)





O Consulado da Itália em Belo Horizonte une-se às comemorações em homenagem a Dante Alighieri com dois eventos em língua portuguesa oferecidos em colaboração com três das principais instituições de promoção da língua e cultura italiana presentes na capital mineira: a Universidade Federal, a escola internacional Fundação Torino e Casa Fiat de Cultura.


Para comemorar o Dia de Dante, Casa Fiat de Cultura, Fundação Torino e Consulado estão promovendo a conferência online “Do inferno ao paraíso: uma conversa sobre a Divina Comédia”, no dia 25 de março, com o professor de Literatura italiana e História, Riccardo Cassoli. Para participar do evento digital, que será realizado das 19h às 20h (horário de Brasilia), basta se cadastrar no portal Sympla no seguinte endereço: www.sympla.com.br/do-inferno-ao-paraiso-uma-conversa-sobre-a-divina-comedia__1163704


Durante a conferência virtual, o professor Cassoli vai ilustrar a estrutura, os simbolismos e as alegorias presentes na Divina Comédia que, mesmo depois de 700 anos, continua de grande relevância, convidando o público brasileiro a embarcar na “aventura de viajar com Dante”.





O segundo evento em homenagem a Dante, organizado em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é a "Jornada Dante 700 anos" que será realizada no dia 25 de março a partir das 9h (horário de Brasilia). A programação inclui entrevistas, conferências e leituras da obra de Dante Alighieri, feitas por pesquisadores, alunos e professores da Faculdade de Letras. Os conteúdos estarão disponíveis no canal Youtube do curso de italiano da Faculdade www.youtube.com/channel/UCU_1hhvjy3fdqpOjJILrIPg onde permanecerão acessíveis no futuro, a fim de promover a divulgação das obras de Dante - poeta, político, linguista e filósofo - para um público que não é apenas acadêmico.


O evento foi inspirado no mural dedicado a Dante e a Divina Comédia e criado, a pedido do Consulado, no hall de entrada da Faculdade de Letras da UFMG pelo artista italiano Piero Bagnariol em ocasião da XX Semana do Língua italiana no mundo.


Mais informações sobre o evento estão disponíveis em: www.letras.ufmg.br/divinacomediadante


Para acompanhar o Consulado da Itália em Belo Horizonte e descobrir mais conteúdos:


Matéria enviada per Consolato d'Italia - Belo Horizonte (Minas Gerais)

bottom of page