12ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas celebra cultura
- noticiasjornalhori
- 12 de ago.
- 2 min de leitura

12ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas celebra cultura mineira em 109 cidades
Maior edição do projeto integra o Agosto das Artes com 139 atividades gratuitas em 131 espaços culturais diferentes; 38 municípios participam pela primeira vez
Minas Gerais viverá uma noite histórica nesta terça-feira (12/08): a 12ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas (NMMB) será a maior já realizada, com 109 municípios participantes, 139 atividades cadastradas e 131 equipamentos culturais envolvidos. O evento amplia o horário de funcionamento de equipamentos culturais, entre bibliotecas, museus e casas de cultura, oferecendo ao público uma programação diversificada que inclui exposições, shows, saraus literários, oficinas, exibições de filmes e intervenções artísticas.
A programação completa pode ser conferida neste link.
A data escolhida, 12/08, o Dia Nacional das Artes, marca o ápice do Agosto das Artes, iniciativa promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, e transforma o mês de agosto em uma extensa programação cultural gratuita e descentralizada, com atividades em todas as regiões do estado.
38 cidades participam pela primeira vez
A 12ª edição reforça o compromisso da Noite Mineira com a valorização dos equipamentos culturais como espaços de conhecimento e memória. Com 38 cidades estreantes, a iniciativa demonstra seu crescimento e capilaridade, promovendo inclusão e engajamento comunitário. Esta é uma noite para celebrar a diversidade e a potência criativa de Minas Gerais, levando cultura a todas as regiões do estado.
Municípios que participam pela primeira vez: Abadia dos Dourados, Aimorés, Alfenas, Araguari, Bambuí, Barão de Monte Alto, Capela Nova, Cascalho Rico, Coluna, Conquista,
Divinolândia de Minas, Entre Folhas, Estrela do Sul, Grupiara, Icaraí de Minas, Ipaba,
Iraí de Minas, Iturama, Jequeri, Juvenília, Leandro Ferreira, Limeira do Oeste, Manhuaçu, Monte Azul, Ninheira, Pedrinópolis, Perdizes, Pintópolis, Ponte Nova, Pouso Alegre, Presidente Olegário, Resende Costa, Riachinho, Romaria, Santa Juliana, São João do Oriente, Serro e União de Minas
Sobre a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas
A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é promovida pela Secult-MG, com coordenação da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade e execução do Sistema de Museus e Sistema Estadual de Bibliotecas. O projeto tem como objetivo promover o uso noturno de museus, bibliotecas e outros equipamentos culturais, ampliando o acesso da população à cultura em horários alternativos.
Realizada a cada dois meses, a Noite Mineira estimula que os espaços culturais ofereçam programações gratuitas à noite, como exposições, rodas de conversa, saraus, oficinas, visitas guiadas, apresentações artísticas, entre outras ações. O objetivo é fortalecer o papel dos equipamentos culturais como espaços de convivência, formação e cidadania.
Serviço:
12ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas
Data: 12/08 (terça-feira)
Horário: 18h às 22h
댓글