top of page

Tânia Mara Silva Meireles lança o livro

  • noticiasjornalhori
  • 4 de nov.
  • 5 min de leitura
Convite
Convite

Tânia Mara Silva Meireles lança o livro


STUDIO ANNA PAVLOVA


uma escola de dança para a vida inteira

 

No dia 8 de novembro, sábado, das 16h às 18h, acontece a tarde de autógrafos e lançamento do livro Studio Anna Pavlova - uma escola de dança para a vida inteira, de Tânia Mara Siiva Meireles (Editora Ramalhete). Trata-se de uma valiosa publicação que revela a memória da dança mineira, no recorte da excelência que foi a escola de dança Studio Anna Pavlova, de sua inauguração, em 1967, até o ano de compartilhamento da parceria entre suas diretoras Dulce Beltrão e Sylvia Calvo. Com entrada franca, o evento acontece na Livraria do Belas (Rua Gonçalves Dias, 1581 - Lourdes – BH).  O livro teve pré-lançamento no XIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, em Ouro Preto/MG, em respeitável receptividade.

 

O LIVRO E A ESCRITORA, nas palavras do Gestor Cultural Luis Eguinoa:

 

Tânia Mara Silva Meireles, multiartista singular, além de bailarina, coreógrafa e maître de Ballet, é artista plástica, professora universitária, com Pós-doutorado pelo PPGAC/UNIRIO, dentre outros muitos talentos, incluído aí as suas magníficas performances como Porta-Bandeira (décadas de 1980/90), entre elas pela Escola de Samba Unidos de Santa Tereza e que ao lado de seu marido, o Mestre-Sala Cláudio Meireles, levaram tanto talento e brilho aos desfiles daqueles anos.


É com essa excepcional bagagem que Tânia lança a segunda edição de “Studio Anna Pavlova”, escola de dança dirigida pelas mestras Dulce Beltrão e Sylvia Calvo, educadoras generosas que acolheram e formaram inúmeras bailarinas e bailarinos, dentre os quais Tânia Mara, que lá exerceu várias funções artísticas.


O livro, produto de uma extensa pesquisa empreendida pela autora, com primoroso rigor acadêmico, é estruturado em 4 capítulos, ricamente ilustrados.


O conjunto de fotos históricas é carregado não só de memória, mas principalmente de muita emoção. As gerações de profissionais bailarinas e bailarinos, alunas e alunos do Studio, professores e professoras estão lá, retratados, bem como inúmeros registros do Grupo de Dança do Studio Anna Pavlova, mais tarde Baleteatro Minas, grupo profissional de dança patrocinado e mantido pelo próprio Studio Anna Pavlova, expoente da dança profissional em Belo Horizonte, e em Minas Gerais.


Textos muito bem redigidos, uma sequência formidável da linha do tempo, o livro nos traz um relato de um tempo heroico, de jovens inquietos e ávidos por expressão artística, e de protagonismo na cena cultural de BH.


Por ocasião do lançamento da 1ª edição, após uma leitura detalhada, escrevi para Tânia revelando-lhe meu carinho e admiração. Permitam-me as leitoras e leitores desta 2ª edição, transcrever alguns pequenos parágrafos daquele texto:


Tânia: A leitura de seu livro trouxe-me à memória fortes sentimentos, ao coração muitos contentamentos e algumas lágrimas aos olhos. Memórias de nossa vida, naquela época e naquele Studio, onde tanto Sylvia, como Dulce investiram tanta energia e talento para que, por meio da dança, nossa geração de jovens pudesse ter acesso a uma dança de qualidade e profissional. Sua pesquisa (seu livro) deixa isso claro.


Importantíssimo esse “restauro” de uma parte da nossa memória. Somos uma sociedade de cegos e desmemoriados, sabemos disso. E seu trabalho vem “curar” essas terríveis “doenças”.


Lembranças, reminiscências, reencontros com trajetos, ideias, projetos, ideais, memórias, busca de soluções, enfrentamentos, tempestades e bonanças. Enfim, o livro nos devolve o sopro de criatividade de que desfrutávamos naqueles anos, e que hoje já vai se transformando.


Sua pesquisa é de fôlego, muito bem estruturada e academicamente consistente, o que confere muito valor à história narrada.


Às leitoras e leitores desta segunda edição desejo que encontrem com alegria um fragmento especial da dança em BH, em MG e no Brasil e desfrutem do vigor e talento de Tânia Mara, inesquecível por tantas contribuições, inesquecível no papel de D. Olímpia em D.OLÍMPIA, SONHO E REALIDADE (1976), uma encenação de primeira grandeza!

 

APRESENTAÇÃO

 

Tânia Mara Silva Meireles, bailarina, artista plástica, professora de quem um dia fui aluno, hoje, companheira de trabalho na Escola de Belas Artes da UFMG, e, mais que tudo, querida amiga, convidou-me a contribuir com algumas palavras, para o relançamento do seu livro, Studio Anna Pavlova: uma escola de dança para a vida inteira, fiquei não só honrado, mas muito feliz pelo fato de ser esta uma segunda edição da obra publicada no ano anterior, 2024, e, praticamente esgotada em pouco tempo.


Isto não só demonstra o interesse público, mas também, ressalto, a importância desta publicação para a Arte da Dança. Fruto de sua pesquisa de Pós-doutorado, o texto nos apresenta mais do que o registro de importante trabalho memorialístico da dança belo-horizontina e brasileira, mas as muitas qualidades de experiências vividas  ̶  colhidas em entrevistas  ̶ , por aquelas pessoas que tiveram a oportunidade de estudar com as fundadoras do Studio Ana Pavlova, Dulce Beltrão e Sylvia Calvo, assim como com o(a)s profissionais que ali atuaram como convidado(a)s, para cursos temporários, e seu corpo docente estável, que vieram a moldar muitas gerações de importantes artistas de dança espalhados pelo Brasil e pelo mundo. 


O que podemos desfrutar e aprender ao longo do texto nos fala de aulas, passos, coreografias, espetáculos, desafios, emoções e sentimentos vividos, alegrias que construíram identidades, mas principalmente do quão profundo e transformador pode vir a ser um caminho de vida trilhado inteiramente pela via da dança ou mesmo tendo-a como uma companheira ao longo do caminho, forjado por toda uma equipe, com disciplina, persistência, paixão e arte, essenciais no desenvolvimento humano.


O que se constata, por fim, é que ter vivido esta caminhada junto ao Studio Anna Pavlova torna-se, de fato, uma experiência para a vida inteira. Experiência esta que se traduz no crescimento pessoal e profissional reverberando em cada aluno (a), para muito além dos palcos.


Em cada narrativa apresentada o movimento dançado se espraia em conexões pessoais, laços e vínculos com base na arte que, sem dúvida marcam toda uma vida.


Tive a oportunidade de orientar a pesquisa de doutorado de Tânia Mara intitulada: Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971-2013), um memorial desta importante companhia estatal, cuja trajetória, mutatis mutandis, é descortinada tanto por documentos impressos (jornais, revistas e programas de espetáculo), bem como depoimentos de muitos dos artistas envolvidos, o que a aproxima da pesquisa atual, objeto do presente texto.


Nesse caminho todo esse empenho vem somar-se aos muitos trabalhos que trazem uma maior possibilidade de construção de uma sonhada historiografia para a dança brasileira e, por que não, mundial.  


Tenho uma sincera gratidão por podido participar da trajetória desta importante artista e pesquisadora, Tânia Mara, expectando que este livro sirva de inspiração para aquelas pessoas que acreditam no poder transformador da dança que ora se objetiva como uma forma de tributo, um legado vivo de corpo e alma, em movimento de dança, construído pela magia do Studio Anna Pavlova.


Vida Longa e boa viagem à todas as danças em nossos pensamentos, nos nossos corações, enfim, nos corpos de todas as pessoas que fazem-na existir!


Arnaldo Alvarenga


Artista de dança, pesquisador e docente dos Cursos de Dança, de Teatro

e do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG

 

PREFÁCIO

 

Tarde de autógrafos e lançamento do livro


Studio Anna Pavlova  - uma escola de dança para a vida inteira


de Tânia Mara Siiva Meireles (Editora Ramalhete)


8 de novembro, sábado, das 16h às 18h


na Livraria do Belas



ENTRADA FRANCA


Preço do livro:

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Não perca nada! Receba nossas atualizações!

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto

Bem vindo! Obrigado por fazer parte do Jornal Espaço Horizonte!

bottom of page