top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Ronaldo Nakamura - O artista que movimenta o ferro


Nakamura em seu atelier


Ronaldo Nakamura nasceu na cidade de Belo Horizonte, em 1977, onde cresceu e vive atualmente. Descendente das famílias Nakamura e Kanazawa, sendo os quatro avós imigrantes. Foi criado com os princípios, valores e tradições da cultura mineira e japonesa.


Em 2000 deu início a sua carreira jurídica e em 2016 decidiu, também, dedicar-se à arte. Sob uma forte influência mineira, passou a criar a sua arte utilizando o ferro e madeira de Minas Gerais.


Em constantes idas à Tiradentes e se inspirando no artesanato local, a arte em ferro, pensou em modificar aquele tipo de arte dando um toque de sua criatividade.


No início, começou a trabalhar com mandalas, modificando as cores, entortando mais os ferros e criando novos designs.


Plexo


Resolveu ficar por 12 dias na cidade de Tiradentes fazendo uma imersão em uma oficina de arte, aprendendo a soldar, a conhecer os tipos de ferros e os detalhes de como trabalhar com a matéria prima.


Fez sua primeira peça como hobby e a colocou exposta em sua casa em Belo Horizonte. Amigos que frequentavam seu apartamento começaram a se interessar pela obra de arte e a elogiar, sem saber que tinha sido feita por Nakamura.


Com interesse dos amigos em comprá-la, o artista começou a rever suas expectativas em relação à sua profissão e à arte de criação.


Tawa



Tawa



Ana Nakamura, sua esposa, o incentivou expondo suas primeiras obras em redes sociais. O artista foi descoberto por Carminha Macedo, que com seu olhar profissional, teceu várias críticas sobre o artista. O convidou a colocar uma de suas peças em sua galeria e, outra, na Santo Imobiliário, que o lançou como artista.


Lisonjeado com o convite, continuou com o trabalho artístico, despertando interesse de clientes e parceiros em Nova York e Miami.



Kame



Árvore da vida



Amê



Continua seu trabalho profissional como advogado e nas horas vagas e de inspiração, trabalha em seu estúdio, em casa, quando tem disponibilidade.


Trabalhando com aço e madeira como base para o ferro, suas inspirações surgem durante o sono. Nakamura dorme com papel e lápis na cabeceira e rascunha suas ideias após os sonhos. Trabalha sozinho, fazendo todo o processo de sua arte, tendo ajuda, às vezes na pintura.



Ronaldo Nakamura e sua obra Yama


Ronaldo Nakamura e sua obra Yama

Projeto Yama



Atualmente algumas de suas obras estão expostas no Restaurante Quina, na Av. Prudente de Morais, 15, em, Belo Horizonte.


Suas criações fazem sucesso no meio artístico e suas peças estão disponibilizadas para a apreciação e compra em seu Facebook e Instagram.



Kame



Bonsai



Abuku



Ronaldo Nakamura

Artista plástico

Belo Horizonte, MG, Brasil




Fotos: Ronaldo Nakamura







bottom of page