Projeto Sacred Horizons – Turismo religioso na Europa
- espaco horizonte
- 3 de dez.
- 4 min de leitura

A European Travel Commission (ETC) realizou em novembro o projeto “Sacred Horizons” (Horizontes Sagrados, em tradução livre), que teve edições em Belo Horizonte (26/11) e Curitiba (27/11). Os workshops reunirram representantes oficiais de destinos e entidades da Europa com agentes de viagens, operadores brasileiros e imprensa especializada, ampliando o diálogo sobre espiritualidade, cultura e hospitalidade.
De acordo com a ONU Turismo, o turismo religioso e espiritual mobiliza anualmente em torno de 300 milhões de viajantes em todo o mundo, movimentando receitas estimadas em mais de 18 bilhões de euros. A revista americana Forbes no mês passado ressaltou que o segmento está em expansão, tanto por razões de fé quanto pelo interesse crescente em experiências de transformação cultural e pessoal. Essa busca por espiritualidade gera impacto não apenas nos grandes centros de peregrinação, mas também em destinos menores, que encontram no turismo religioso uma oportunidade de fortalecimento econômico e valorização de sua identidade.
O projeto “Sacred Horizons” trouxe ao Brasil delegações de San Marino, Itália, Grécia e Croácia, reunindo destinos consagrados da espiritualidade europeia, como Assis, Loreto e Chiusi della Verna, todos marcados pela tradição franciscana e pela devoção mariana, além da Emilia-Romagna, que vem apostando em experiências culturais e espirituais.

San Marino, a República mais antiga do mundo, localizada na região centro- norte da Itália, um museu de arte ao ar livre, cercada por muralhas medievais, foi muito bem representado por Filippo Francine, Direttore del Dipartimento del Turismo di San Marino, durante o jantar e workshop para formação e encontros com profissionais europeus sobre viagens de espiritualidade e cultura.
Filippo apresentou o destino turístico e religioso, mostrando que a cada momento dentro do país, se descobre a sua história de 1.700 anos, se admira a sua natureza e arquitetura e vive os momentos culturais e multissensoriais de um povo de tradição cultural e religiosa.


San Marino, uma república de paz, que nunca entrou em guerras, cultiva as festas religiosas e culturais, onde os turistas podem participar de grandes eventos durante todo o ano. Com várias atrações turísticas, como a Basílica do Santo, a Igrejinha de São Pedro, a Igreja e o Museu de são Francisco o Museu do Estado e a Galeria Nacional.

San Marino, localizada na encosta do Monte Titano é conhecida por sua cidade antiga medieval fortificada e pelas estreitas ruas de paralelepípedos. As Três Torres, cidadelas que parecem castelos e datam do século XI, ficam no alto dos picos do Monte Titano, localizado nas proximidades. Um destino ideal para quem ama a natureza e ideal para os adeptos de trekking, caminhadas, escaladas livres e mountain bike.
E para quem gosta de bike, San Marino tem 15 rotas de bicicleta dedicadas aos amantes do cicloturismo.

A empresa Via Panorâmica, de uma brasileira, mineira, Cecília Rocha Mendes, que reside e leva turistas para rotas de bike na região há 25 anos, explora, pedala e leva os turistas em várias rotas pela Europa. A rota divulgada durante o encontro foi a rota religiosa que passa pela região da Emilia Romagna, Marche e San Marino, explorando vários castelos e vilarejos como Rimini - Gradara - Mondaino - Verucchio.


Uma empresa especializada em rotas diferenciadas para os turistas, onde não é necessário ser atleta, pois as viagens são realizadas com bicicletas assistidas com o objetivo de conjugar diversão, esporte e turismo.


Malatesta Viaggi
A Malatesta Viaggi , um dos maiores operadores turísticos na Itália para o turismo de grupo, que opera desde 1980, oferece aos clientes tarifas competitivas em toda a Europa, devido à hospedagem ser em seus próprios hotéis. Representada por Riccardo Lucatelli, que apresentou as várias possibilidades de destinos religiosos, ressaltando San Marino como um destino promissor, de uma fé inabalável e de paisagens exuberante.

Durante o evento, Gabriel Cheib, acompanhado de seu pai, Rafael Cheib, cantou várias músicas para homenagear os presentes no jantar. A convite de Filippo Francine, em 2023, foi convidado para participar do Festival da Canção de San Marino, onde fez muito sucesso.

Parabéns aos organizadores do belíssimo evento, que nos proporcionou conhecer novos destinos para sonhar e realizarmos o desejo de conhecê-los em breve.






Matéria de Sandrinha Coelho
Jornal Horizonte




















Comentários