top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

PROGRAMAÇAO MÊS DE AGOSTO CASA FIAT DE CULTURA




Gemini


Até 14/ago | presencial




Baseada em uma história em quadrinhos, Gemini, de Rogi Silva e Clémence Bourdaud, é fruto do diálogo entre os dois artistas – um brasileiro e uma francesa – que desenham de maneira metafórica suas experiências. Na exposição, a HQ é transportada para uma instalação digital e interativa, narrando a história de uma mulher que, depois de comemorar o Dia da Festa Nacional Francesa, dorme ao som dos fogos de artifício e sonha com suas próprias silhuetas. Elas dançam e se divertem juntas, até que um dos perfis foge para o mundo real. A mostra inclui, além da instalação Gemini, algumas reproduções de desenhos de Rogi Silva. A exposição é uma parceria entre o Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França, a Aliança Francesa de Belo Horizonte e a Casa Fiat de Cultura e integra a programação do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) e do Festival Liberté, da Aliança Francesa.



Entre o sono e a vigília


Até 14/ago | presencial e virtual



A mostra do artista Ian Gavião reúne dois vídeos e um conjunto de esculturas moldadas em parafina, obras criadas a partir do diálogo entre diversas linguagens, notadamente a literatura e a performance artística. A matéria mutável e quebradiça das velas ligadas aos ritos e tradições apontam em suas texturas a impermanência, o movimento fluido e o tempo. “Entre o sono e a vigília” circula entre dois mundos, entre o velar e o dormir, sobrevoa por uma realidade repleta de mistérios, abrindo um espaço para o imaginário e a fabulação. A exposição foi escolhida pelo 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria e poderá ser visitada presencialmente e também pelo tour virtual disponível no site da Casa Fiat de Cultura.





Quarar Reverso


23/ago a 9/out | presencial e virtual



Um entrelaço entre a memória, a ancestralidade, a fabulação e a “escrevivência”, termo cunhado pela escritora Conceição Evaristo. Assim, a artista Josi define o conceito de sua exposição Quarar Reverso, em cartaz na Piccola Galleria. Na mostra, que pode ser visitada presencialmente ou pelo tour virtual, a infância em Carbonita, no Vale do Jequitinhonha, e as vivências da artista são transformadas em temperos que constroem a paleta de cores e a matéria-prima de suas obras. Com o caldo do feijão preto e a terra, ela mistura lembranças às experiências cotidianas, apresentando ao público um conjunto de objetos e pinturas sobre papel e tecido, obras vivas e em constante transformação. O quarar, que nas lições de lavagem de roupas persegue o alvejar no estender ao sol, aqui é acionado em reverso, como cultivo de manchas reveladoras de figuras em caldos de fervura e decantação.





Bate-papo com Rogi Silva


02/ago | das 19h às 20h30 | presencial



Entre a palavra e a imagem, o quadrinista Rogi Silva (Olinda, 1987) mergulha sua narrativa em ambientes que partem da sua própria infância e ancestralidade. Em suas produções, algumas características são marcantes: o interesse por grafismos quiméricos, paisagens botânicas, artefatos e os diálogos entre o realismo fantástico, contemplação e poesia. Algumas obras do artista estão em exposição na mostra Gemini, que é fruto da parceria entre a Casa Fiat de Cultura, o Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França e a Aliança Francesa de Belo Horizonte e integra a programação do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) e do Festival Liberté, da Aliança Francesa. No bate-papo, Rogi conversa com o público sobre o processo de criação de Gemini, desenvolvido em diálogo com a artista francesa Clémence Bourdaud, e de outros trabalhos individuais publicados nos últimos anos. O encontro será presencial e as inscrições podem ser feitas pela Sympla.





Palestra online | Pasolini – Vida e Obra


10/ago | das 19h às 20h30 | transmissão ao vivo



No ano do centenário do nascimento de Pasolini, o professor Luiz Nazario apresenta ao público uma visão panorâmica sobre a vida e a obra do mais polêmico e censurado escritor e cineasta italiano, responsável por obras emblemáticas como O Evangelho segundo São Mateus, Teorema, a Trilogia da Vida e Salò. Num país católico-fascista, Pasolini ousou exprimir sua visão do mundo inspirada pelo desejo físico dos jovens e rapazes do campo e da periferia, introduzindo a homossexualidade popular na literatura e no cinema italianos. Foi processado 33 vezes e assassinado em 1975, num crime até hoje envolto em mistério. A palestra encerra o Festival “O cinema segundo Pasolini”, que acontece de 5 e 9 de agosto, no Cine Humberto Mauro. O evento é uma parceria entre a Casa Fiat de Cultura, o Consulado da Itália em Belo Horizonte, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e a Fundação Clóvis Salgado. A transmissão é online, com inscrição gratuita pela Sympla.





Encontros com o Patrimônio | Patrimônio Imaterial: tradições e identidades culturais em Minas Gerais.


21/ago | 11h | transmissão ao vivo



No mês em que é comemorado o Dia do Patrimônio Cultural Brasileiro, a Casa Fiat de Cultura convida o pesquisador e violeiro Chico Lobo para uma edição especial do Encontros com o Patrimônio. Ele vai conversar com o público sobre os "Saberes, linguagens e expressões musicais da viola de Minas Gerais", reconhecidos como patrimônio imaterial, em 2018. Outras expressões e fazeres serão também abordados no bate-papo, abrangendo os sete bens culturais de natureza imaterial registrados oficialmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Inscrições pela Sympla.





Bate-papo online com artista | Quarar Reverso


23/ago | 19h | transmissão ao vivo




Nascida em Carbonita, no Vale do Jequitinhonha (MG), Josi vive e trabalha em Belo Horizonte. Formada em Letras pela UFMG e em Artes Plásticas pela Escola Guignard - UEMG, atualmente a artista foca suas pesquisas nas artes visuais, voltando seus interesses para as tintas naturais, o barro, as poéticas da memória, a ancestralidade e a fabulação, passeando pelas linguagens da animação, cerâmica, desenho e pintura. No bate-papo online, ela compartilha com o público seu processo criativo, baseado em suas lembranças e experiências cotidianas, além de apresentar as obras da exposição Quarar Reverso, que será aberta no mesmo dia na Piccola Galleria. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Sympla.



Visitas mediadas

Passeio pela história


14/ago | às 10h30 | presencial




O Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura guiará o público em uma visita patrimonial à Praça da Liberdade, abordando dados históricos, arquitetônicos e patrimoniais dos edifícios, além de algumas lendas que envolvem esses lugares. O passeio também apresentará aos visitantes o painel Civilização Mineira, de Candido Portinari, discutindo aspectos estéticos e temáticos da obra e seu processo de restauração. No percurso histórico o grupo passará diante do Palácio da Liberdade, edifício inaugurado em 1897 para ser a sede administrativa e a residência oficial dos governadores, e visitará o Palácio dos Despachos, prédio projetado para abrigar as atividades administrativas do governo estadual, e onde funciona hoje a Casa Fiat de Cultura. A visita será finalizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura, na Capela de Santana, construída no final dos anos 1950. As inscrições podem ser feitas pela Sympla.

Ponto de Encontro com o público: hall principal da Casa Fiat de Cultura, a partir das 10h.



Visitas mediadas


Para grupos: Às quartas e quintas-feiras




O Programa Educativo oferece, às 10h e às 14h, visitas mediadas agendadas para grupos a todas as exposições em cartaz na Casa Fiat de Cultura. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail agendamento@stellantis.com

Para público espontâneo: O público espontâneo também poderá participar de visitas mediadas às exposições em cartaz. As visitas são feitas, durante a semana e aos finais de semana, de manhã e à tarde. Consulte os horários disponíveis na recepção.



Ateliê Aberto


Ateliê Aberto | Arraiolo: ontem e hoje

13, 20 e 27/ago | Presencial




Nascida na região do Alentejo em Portugal, em Arraiolos, a técnica tradicional da tapeçaria arraiola chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses no séc. XVII. O saber foi, aos poucos, incorporado às culturas populares do país, sendo transmitido de geração a geração. Em Minas Gerais, o método se fixou de tal forma que muitas localidades passaram a ter o tapete arraiolo como importante fonte de renda, como as regiões de Diamantina e do Campo das Vertentes. No Ateliê Aberto, o público poderá conhecer a história dessa técnica, mergulhar nas possibilidades infinitas da tradição e nas oportunidades de reinvenção que a arte permite. Para participar não é necessário fazer inscrição prévia, mas as vagas estão sujeitas à lotação do espaço. É obrigatório o uso de máscaras durante toda a atividade.



Formação de professores

Fotografia: Um exercício para o olhar


18 e 19/ago | YouTube




Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto, a Formação de Professores deste mês propõe uma reflexão sobre os registros fotográficos e um olhar para o mundo a partir de novos ângulos. Serão abordadas algumas técnicas de fotografia analógicas e digitais, além de recursos didáticos acessíveis que poderão ser usados para ampliar o repertório na aula de artes e no dia a dia dos educadores. A formação será disponibilizada em dois episódios, no YouTube da Casa Fiat de Cultura, e terá tradução em Libras.



Horário de funcionamento em agosto


A Casa Fiat de Cultura está de portas abertas, com protocolo de acesso para garantir a segurança do público. Confira o horário: terças, das 10h às 21h; quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Venha nos visitar!



TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA



Matéiria e fotos: divulgação Casa Fiat de Cultura




bottom of page