top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Profissão sapateiro




O sapateiro ou sapateira é o profissional que se dedica aos consertos e ao fabrico de sapatos ou de calçados em geral.


É uma profissão ameaçada de extinção e com poucos profissionais capacitados no mercado.


Novas oportunidades na área têm surgido, principalmente no segmento de luxo e nos últimos tempos, cresceu a procura por estes profissionais tão importantes no setor.


O ofício de sapateiro é muito antigo e de início era discriminado, comparado ao ofício de curtidores e carniceiros. ...


O cristianismo fez com que essa situação se revertesse, com o surgimento de três santos sapateiros: Aniano, sucessor de São Marcos como arcebispo de Alexandria (século I), e os irmãos Crispim e Crispiniano.



Por muito tempo, os sapateiros continuaram trabalhando de forma artesanal. O início da uniformização e da padronização começou na Inglaterra, quando em 1305, o rei Eduardo I estabeleceu medidas uniformizadas e padronizadas para a produção de sapatos.


O Rei decretou que uma polegada fosse considerada como a medida de três grãos secos de cevada, colocados lado a lado.


Os sapateiros da época compraram a ideia e passaram a fabricar seus calçados seguindo as medidas do rei. Assim, um par de sapatos para criança que medisse treze grãos de cevada, passou a receber o tamanho treze.


E esta profissão tão antiga é a que coloca nossos pés no chão com segurança, conforto e deixa nossos sapatos com aparência de novos, lindos e prontos para desfilar pelas ruas com estilo.


Elvécio da Rocha Ribeiro




E é esta profissão que Elvécio da Rocha Ribeiro exerce com maestria há 56 anos. O de reformador de calçados ou como é mais conhecida, sapateiro.


E não são só os calçados que ele deixa novo! Faz reformas em bolsas, mochilas, malas, casacos de couro, tênis e botas!


Elvécio tem dois ajudantes fiéis e muito profissionais, Edilson Silva Dias que já trabalha com ele há 18 anos e Jonathan Ângelo dos Reis, que está na Reformadora de Sapatos há 10 anos.


Edilson Silva Dias e Jonathan Ângelo dos Reis



Elvécio começou a sua profissão ainda bem novo e sua renovadora de calçados está na Rua Rio Grande do Norte, 1411 há 40 anos.


Quando precisar de um trabalho de excelência, basta levar os seus acessórios precisando de conserto para o Elvécio e terá um mestre sapateiro consertando suas peças.






Contato:

Rio Grande do Norte, 1411

Telefone: 31 3225 6949

bottom of page