top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

PetCafé


PetCafe - Catarina Hauck - crd Virginia Lima
PetCafe - Catarina Hauck - crd Virginia Lima


PETCAFÉ: UM ESPAÇO GASTRONÔMICO INÉDITO EM MINAS PARA OS AMANTES DOS ANIMAIS



Novo café reúne gastronomia de qualidade, parquinho para cães e uma sala para interação com gatinhos, que também podem ser adotados.

 

Com apenas 16 anos de idade, Catarina Hauck inaugura seu primeiro empreendimento, e em formato inédito em Minas: o PetCafé, uma cafeteria pet friendly no coração da Savassi, com boa gastronomia e um espaço para os amantes dos animais interagirem com cães e gatos. A ideia veio de uma viagem ao Canadá, onde a jovem empreendedora se encantou com a experiência de um cat café. “O local vivia lotado, com uma atmosfera acolhedora. Vivi um momento adorável e pensei: quero abrir o meu no Brasil”, ela conta. Quando completou 15 anos, Catarina não pensou duas vezes para, ao invés da tradicional festa de debutante, pedir a seus pais Mônica e Alessandro Garcia, que lhe dessem o dinheiro para investir no negócio, que vem tocando pessoalmente desde o projeto inicial.


Um imóvel da rua Sergipe, na Savassi, foi completamente reformado para receber o salão do restaurante, um parquinho para cães e a sala dos gatinhos. Tudo pensado para oferecer o melhor conforto para as pessoas e os animais, com segurança, higiene e tranquilidade. A partir de uma identidade visual icônica, a casa é repleta de cantos instagramáveis, inspirados no amor pelos bichos. A referência também aparece nas apresentações dos pratos, que ganham detalhes que remetem ao universo pet. "Fiz questão de criar um verdadeiro espaço de experiência e que vai muito além de matar a fome. É para viver um momento de pausa e, quem sabe, até adotar um novo integrante para a família”, aponta Catarina.


Em parceria com o projeto Ministério Arca de Noé, a sala Cat Zone, abriga seis gatos em um ambiente aconchegante, próprio para a espécie. Com supervisão de um profissional veterinário, as pessoas podem interagir com os animais, dar e receber muito carinho. “São gatos resgatados, saudáveis, vacinados e castrados. Queremos criar um momento agradável de conexão, para estimular e conscientizar as pessoas sobre a adoção responsável”, explica a jovem empresária.


Já o Pet Place foi construído para os clientes levarem os seus cachorros para gastar energia com muita diversão e fazer novos amigos. O espaço é fechado e conta com uma série de brinquedos e atrações para estimular os pets, incluindo piscina de bolinhas e escorregador. Para garantir a segurança, serão aceitos cães de pequeno e médio porte saudáveis, que deverão estar acompanhados de seus tutores e respeitando práticas de boa convivência. Tanto a Cat Zone como o Pet Place são acompanhados por monitores capacitados para garantir a tranquilidade da operação e o bem-estar dos animais.


Gastronomia de qualidade

O cardápio do PetCafé foi desenvolvido pelo chef Renan Bastos e a confeiteira Elisangela Souza, com opções de brunch, cafés, petiscos e almoço executivo. Os pratos têm sabores e ingredientes bastante mineiros, mas sempre com um diferencial. Um grande destaque são os sanduíches à base de waffle de pão de queijo, que levam recheios de carne de panela, requeijão de raspa e mostarda da casa; linguiça artesanal e queijo canastra; tomates assados, creme de abacate, rúcula e crocante de sementes; ou frango pinga e frita e requeijão de raspa. O menu também conta com a brincadeira “Leite no Pires”, tal qual um correio elegante, quem quiser xavecar um gatinho ou gatinha que estiver no PetCafé, pode lhe enviar um recado junto de um pires com leite.


“Procuramos fazer tudo de maneira artesanal, com os melhores ingredientes e produtores locais para garantir o máximo de sabor e qualidade. Além de, claro, respeitar rigorosas normas sanitárias”, Catarina ressalta. Como permite um decreto da Prefeitura de Belo Horizonte de março de 2023, os cães podem acompanhar seus tutores no salão do restaurante, porém com restrição absoluta de entrada nas áreas de fabricação e manipulação de alimentos. Para agradar o paladar dos animais, um picolé funcional feito a base de iogurte e mirtilo. Neste momento inicial, o PetCafé está em modelo soft opening e a proposta é que muitas novidades virão, em breve.


Os desafios de empreender

Criar um negócio do zero é sempre desafiador, principalmente quando o formato é inédito. À frente do negócio desde o princípio, Catarina faz questão de acompanhar cada detalhe para que seja a materialização de sua visão para o PetCafé - da identidade visual, à arquitetura, atendimento, cardápio e tudo mais. Ela começou o projeto há quase um ano, quando ainda tinha 15 de idade, e desde então, vem aprendendo a lidar com as dores e amores de empreender. Já passou por dificuldades com fornecedores, prazos evaporando, verba acabando antes do previsto, pessoas desistindo e até uma reviravolta na legislação. Com persistência, dedicação e coragem, montou um time forte e aguerrido e seguiu firme para superar as adversidades com todo o vigor da juventude. E o resultado promete impressionar!


O PetCafé está de portas abertas na Rua Sergipe, 1187, na Savassi, de terça a domingo, entre 9h e 19h.

 

 

SERVIÇO:

PetCafé

Endereço: Rua Sergipe, 1187, na Savassi,

Funcionamento: Terça a domingo, 9h às 19h

Instagram: @petcafebh

 


Comments


bottom of page