top of page

Parceria entre Brumadinho e Vila Galé impulsiona turismo em Minas

  • Foto do escritor: espaco horizonte
    espaco horizonte
  • 10 de nov.
  • 3 min de leitura
Brumadinho firma parceria com grupo português Vila Galé para novo empreendimento ao lado do Inhotim
Brumadinho firma parceria com grupo português Vila Galé para novo empreendimento ao lado do Inhotim

Em um momento histórico para o turismo e o desenvolvimento regional, a Prefeitura de Brumadinho assinou, na primeira semana de novembro, a pactuação com o grupo português Vila Galé Hotéis para a construção do mais novo empreendimento da rede no Brasil. O futuro hotel será instalado ao lado do Museu Inhotim, um dos maiores e mais reconhecidos centros de arte contemporânea a céu aberto do mundo.


Prefeito de Brumadinho e presidente do Vila Galé assinam acordo
Autoridades compondo a mesa

A cerimônia de assinatura contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, representantes da imprensa e convidados especiais. Compuseram a mesa do evento o prefeito de Brumadinho, Gabriel Parreiras, a vice-prefeita Aline Braga, o secretário de Governo e Reparação, Guilherme Morais, o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Japão, a secretária adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza, o presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, que veio pessoalmente ao município para oficializar a parceria, além de Eduardo Silva, diretor do Vila Galé, e Erick Rocha, engenheiro civil responsável pelas obras da rede no Brasil.


O novo empreendimento promete fortalecer o potencial turístico e econômico da região, gerando empregos diretos e indiretos e ampliando a infraestrutura de hospedagem de alto padrão em Brumadinho. Segundo o grupo Vila Galé, o projeto seguirá o padrão internacional da rede, com foco em sustentabilidade, integração com a natureza e valorização da cultura local, dialogando com o ambiente artístico e ecológico do Inhotim.


Jorge Rebelo, presidente do Vila Galé
Jorge Rebelo, Presidente do Vila Galé



O empresário Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé, destacou o simbolismo de implantar o novo hotel ao lado do Inhotim:

“Brumadinho é um local inspirador, e estar próximo ao Inhotim reforça nosso compromisso com a arte, a sustentabilidade e o bem-receber. O terreno tem uma vista belíssima para a barragem, e os hóspedes que ocuparem as 312 unidades do hotel terão um cenário envolvido por arte e cultura. Queremos que este hotel proporcione uma experiência diferenciada, valorizando a cultura mineira e o espírito acolhedor de sua gente.Estamos planejando construir um grande lago e também uma piscina de ondas, bares, restaurantes e todas as comodidades de excelência, dentro do nosso padrão de qualidade e compromisso.

A prefeitura de Brumadinho tem mostrado um dinamismo notável. Notei uma grande transformação na cidade — na organização, no urbanismo e nos espaços ajardinados. É visível que esta gestão já promoveu melhorias importantes, o que para nós é essencial. O turismo hoje, para Minas, é o novo ouro — um ciclo mais sustentável, mais duradouro, que gera empregos, riqueza e é, acima de tudo, uma indústria da paz.”





Prefeito de Brumadinho, Gabriel Parreiras
Prefeito de Brumadinho, Gabriel Parreiras


Para o prefeito Gabriel Parreiras, a chegada do Vila Galé marca uma nova fase de prosperidade para o município:

“É um investimento que consolida Brumadinho como um destino turístico de excelência. Estamos unindo arte, natureza e hospitalidade para oferecer uma experiência completa aos visitantes e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades para nossa população.”





secretária adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza
Secretária adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza


A secretária adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza, ressaltou o impacto positivo do projeto para o estado, que vem ganhando destaque no mercado internacional:

“O Vila Galé, um dos maiores grupos hoteleiros do mundo, já é uma realidade em Minas Gerais, apostando como nós no turismo e na sustentabilidade. Isso vai promover ainda mais o que Minas tem de melhor — sua cultura, os saberes de seu povo e a economia criativa. Além disso, valoriza um dos mais importantes museus a céu aberto do mundo, o Inhotim, referência global em arte contemporânea.

O Vila Galé Brumadinho vai elevar o padrão da hotelaria local e atrair novos visitantes, nacionais e estrangeiros, fortalecendo toda a cadeia produtiva do turismo e da cultura.”





Jorge Rebelo, presidente do Vila Galé, vice prefeita de Brumadinho, Aline Braga,  secretária adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza
Jorge Rebelo, presidente do Vila Galé, vice prefeita de Brumadinho, Aline Braga, secretária adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza


A previsão é de que as obras tenham início nos próximos meses, com inauguração prevista para breve.


O projeto reforça o compromisso do grupo Vila Galé com o Brasil — onde já possui diversos empreendimentos — e marca um novo capítulo na integração entre arte, turismo e desenvolvimento sustentável em Brumadinho.


Vista das instalações do Vila Galé Brumadinho
A belíssima represa, vista do local do Vila Galé Brumadinho

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Não perca nada! Receba nossas atualizações!

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto

Bem vindo! Obrigado por fazer parte do Jornal Espaço Horizonte!

bottom of page