Parceria entre Brumadinho e Vila Galé impulsiona turismo em Minas
- espaco horizonte
- 10 de nov.
- 3 min de leitura

Em um momento histórico para o turismo e o desenvolvimento regional, a Prefeitura de Brumadinho assinou, na primeira semana de novembro, a pactuação com o grupo português Vila Galé Hotéis para a construção do mais novo empreendimento da rede no Brasil. O futuro hotel será instalado ao lado do Museu Inhotim, um dos maiores e mais reconhecidos centros de arte contemporânea a céu aberto do mundo.

A cerimônia de assinatura contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, representantes da imprensa e convidados especiais. Compuseram a mesa do evento o prefeito de Brumadinho, Gabriel Parreiras, a vice-prefeita Aline Braga, o secretário de Governo e Reparação, Guilherme Morais, o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Japão, a secretária adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza, o presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, que veio pessoalmente ao município para oficializar a parceria, além de Eduardo Silva, diretor do Vila Galé, e Erick Rocha, engenheiro civil responsável pelas obras da rede no Brasil.
O novo empreendimento promete fortalecer o potencial turístico e econômico da região, gerando empregos diretos e indiretos e ampliando a infraestrutura de hospedagem de alto padrão em Brumadinho. Segundo o grupo Vila Galé, o projeto seguirá o padrão internacional da rede, com foco em sustentabilidade, integração com a natureza e valorização da cultura local, dialogando com o ambiente artístico e ecológico do Inhotim.

O empresário Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé, destacou o simbolismo de implantar o novo hotel ao lado do Inhotim:
“Brumadinho é um local inspirador, e estar próximo ao Inhotim reforça nosso compromisso com a arte, a sustentabilidade e o bem-receber. O terreno tem uma vista belíssima para a barragem, e os hóspedes que ocuparem as 312 unidades do hotel terão um cenário envolvido por arte e cultura. Queremos que este hotel proporcione uma experiência diferenciada, valorizando a cultura mineira e o espírito acolhedor de sua gente.Estamos planejando construir um grande lago e também uma piscina de ondas, bares, restaurantes e todas as comodidades de excelência, dentro do nosso padrão de qualidade e compromisso.
A prefeitura de Brumadinho tem mostrado um dinamismo notável. Notei uma grande transformação na cidade — na organização, no urbanismo e nos espaços ajardinados. É visível que esta gestão já promoveu melhorias importantes, o que para nós é essencial. O turismo hoje, para Minas, é o novo ouro — um ciclo mais sustentável, mais duradouro, que gera empregos, riqueza e é, acima de tudo, uma indústria da paz.”

Para o prefeito Gabriel Parreiras, a chegada do Vila Galé marca uma nova fase de prosperidade para o município:
“É um investimento que consolida Brumadinho como um destino turístico de excelência. Estamos unindo arte, natureza e hospitalidade para oferecer uma experiência completa aos visitantes e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades para nossa população.”

A secretária adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza, ressaltou o impacto positivo do projeto para o estado, que vem ganhando destaque no mercado internacional:
“O Vila Galé, um dos maiores grupos hoteleiros do mundo, já é uma realidade em Minas Gerais, apostando como nós no turismo e na sustentabilidade. Isso vai promover ainda mais o que Minas tem de melhor — sua cultura, os saberes de seu povo e a economia criativa. Além disso, valoriza um dos mais importantes museus a céu aberto do mundo, o Inhotim, referência global em arte contemporânea.
O Vila Galé Brumadinho vai elevar o padrão da hotelaria local e atrair novos visitantes, nacionais e estrangeiros, fortalecendo toda a cadeia produtiva do turismo e da cultura.”

A previsão é de que as obras tenham início nos próximos meses, com inauguração prevista para breve.
O projeto reforça o compromisso do grupo Vila Galé com o Brasil — onde já possui diversos empreendimentos — e marca um novo capítulo na integração entre arte, turismo e desenvolvimento sustentável em Brumadinho.















Comentários