top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Núcleo de Integração das Ciências comemora 30 anos com nova sede em BH


 Lynnea Bylund e Emilia Queiroga - crd Joao Eugenio
Lynnea Bylund e Emilia Queiroga - crd Joao Eugenio


Representante exclusivo do Instituto Gandhi e da Gaiasoft no Brasil,  a instituição realiza evento nos dias 21 e 22 de junho com programação formativa dedicada à Era Integrativa.

 

Com desastres naturais, desigualdades, tensões políticas e crises mundiais se sucedendo repetidamente, fica cada vez mais claro que é preciso haver mudanças imediatas para garantir um futuro próspero e longevo. A solução não é fácil e depende da colaboração de todos os setores, em uma rede de inteligências diferentes que possibilite criar soluções integradas e colocar, de fato, o conhecimento a serviço da vida. É com esse propósito que o Instituto Núcleo de Integração das Ciências (NIC), completa 30 anos de sucesso rumo à consolidação da chamada Era Integrativa.


O NIC nasceu em 1994 e, desde então, se tornou líder na integração do conhecimento e da consciência ética com a promoção de Think Tanks, fóruns, seminários, palestras, consultorias, cursos e congressos que possibilitam formações e trocas de expertises rumo à transformação social e territorial. A iniciativa atua em todo o Brasil, sendo representante exclusivo no país do Gandhi Worldwide Education Institute (GWEI) e Ahimsa Peace Institute - organizações oficiais que promovem o legado do pensador indiano com projetos globais de erradicação da pobreza e promoção da paz; e também da Gaiasoft - instituição britânica que desenvolve modelos de inovação e softwares que capacitam governos e empresas a trabalhar de forma mais colaborativa em direção a mudanças positivas, significativas e duradouras.


"Ninguém melhor do que o NIC para expandir os propósitos, projetos e ideias do GWEI para cá. Foi o Instituto o responsável por trazer Arun (neto de Gandhi e fundador do GWEI) para o Brasil em 2012, e desde então construímos uma relação próxima. Agora, unimos oficialmente nossa atuação rumo à paz e a um mundo melhor”, salienta a presidente do GWEI, Lynnea Bylund. A partir da parceria com o Instituto Gandhi, o Núcleo de Integração das Ciências ganha acesso ao Conselho Econômico Social da ONU. "Martin Luther King disse que 'é a não-violência ou a não existência' e Dalai Lama que 'o futuro depende do diálogo’. Com tanta tensão no mundo, depende de todos nós viver esses conceitos e garantir a paz. É importante trabalhar pela integração, que é o grande propósito do NIC e de Emília”, completa Lynnea.


Uma nova sede em Belo Horizonte


Para celebrar suas três décadas, o Instituto Núcleo de Integração das Ciências  lança neste mês de junho sua nova sede em Belo Horizonte, no bairro Mangabeiras. O espaço conta com sete andares que vão abrigar atividades formativas, a administração da instituição e ainda os Espaços Gandhi e Gaiasoft, dedicados às instituições parceiras. A inauguração vai contar com um evento especial nos dias 21 e 22 de junho, com uma série de atividades para apresentar a Metodologia NIC de Transformação Territorial Integrada e seus temas principais, como a promoção da longevidade e bem-estar. Entre os palestrantes e participantes está confirmada a presença de pesquisadores e lideranças estrangeiros como a presidente do GWEI Lynnea Bylund (EUA); o fundador da Gaiasoft, Morel Fourman (Inglaterra); o fundador do movimento Ubuntu, Michael Tellinger (África do Sul); os empresários sociais indianos Rajat Handa e Kavish Saluja e mais.


O evento começa na sexta (21/6) com a palestra “A Era Integrativa”, em uma contextualização sobre o conceito e sua importância na Revolução Industrial 5.0, uma apresentação dos projetos do NIC, além de solenidade com a participação de autoridades, parceiros e imprensa. Já o sábado (22/6) terá uma programação de painéis com a presença de palestrantes referência em cada temática. Em “Longevidade, Saúde e Bem-Viver”, os participantes vão abordar a importância de uma indústria de longevidade e de se refletir sobre uma qualidade de vida comum. Os presentes também vão conhecer, em primeira mão, o "Projeto Igarassu: Patrimônio Natural da Humanidade”, que vai promover a transformação da cidade pernambucana com uma perspectiva integrada de  prosperidade a partir do turismo do bem-viver. O dia ainda vai marcar o anúncio do lançamento mundial da campanha “Love in Action”, do Instituto Gandhi, que será desenvolvida em parceria com o NIC e executada globalmente em 2025.


O evento tem o seu encerramento com a première brasileira do documentário O Legado de Gandhi (Ahimsa Gandhi: The Power of the Powerless), seguida de um bate-papo com o diretor indiano Ramesh Sharma. O filme apresenta Mahatma Gandhi e sua filosofia de “Ahimsa" (não-violência), explorando sua profunda influência em momentos cruciais da história. Desde a liderança de Martin Luther King Jr. no Movimento dos Direitos Civis Americanos até a luta Anti-Apartheid na África do Sul liderada por Nelson Mandela, e vários outros movimentos, o longa tece uma narrativa envolvente sobre o poder transformador da não-violência, da verdade e do amor.


Para acompanhar a programação de inauguração da nova sede institucional do Núcleo de Integração das Ciências, basta adquirir entradas pelo site www.institutonic.org com diferentes pacotes para a participação presencial ou acesso à transmissão online das atividades.


Instituto Núcleo de Integração das Ciências


Fundado em 1994 pela educadora e pesquisadora Emilia Queiroga Barros, o Instituto Núcleo de Integração das Ciências (NIC) desenvolve um trabalho pioneiro rumo à chamada Era Integrativa, promovendo uma rede internacional de pensadores, especialistas, entidades e instituições. A proposta é desenvolver soluções rápidas para os desafios dos tempos atuais, fundamentadas na integração das diversas áreas do conhecimento.

Em três décadas de atuação, o Instituto coleciona cases de sucesso e a parceria com instituições renomadas como a Unesco, o Sebrae, Petrobras, Pitágoras, Governo de Minas Gerais, Governo da Bahia, Governo do Acre, UFOP, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Bahia e Minas Gerais, Fundação Roberto Marinho, e mais. O NIC também é a entidade representante exclusiva no Brasil do Gandhi Worldwide Education Institute (GWEI), Ahimsa Peace Institute e a Gaiasoft - instituições globais que têm seus escritórios na sede do instituto.


O trabalho ocorre sempre por meio de uma perspectiva integrativa. A partir de cada demanda - por exemplo, a reconstrução da comunidade do Parque das Cachoeiras, em Brumadinho, que sofreu com o rompimento da barragem em 2019; ou necessidade de desenvolvimento da comunidade beira-mar de Igarassu (PB) - o NIC analisa a situação por uma perspectiva multidisciplinar, considerando as diversas áreas que impactam e se interinfluenciam. Então, acessa sua rede de contatos, conhecimentos e tecnologias para desenvolver um projeto que tenha maior potencial de sucesso rumo a uma sustentabilidade próspera.


A iniciativa se divide em cinco áreas de atuação:

-Transformação territorial: promover a prosperidade sustentável de cidades, comunidades, regiões, a partir de conceitos como smart cities, compassionate cities, liveable cities, considerando uma perspectiva integrativa, que inclui desde novas tecnologias, à cultura, história e arqueologia, meio ambiente, economia etc.


-Saúde, Longevidade e Bem-viver: a partir da valorização da saúde integral, a proposta é promover os conceitos do bem-viver e atrair um pólo da indústria da longevidade para o Brasil,  agregando pesquisadores e organizações que desenvolvem novos métodos de engenharia e arquitetura em projetos rumo à qualidade de vida.


-Ciências, Inovação e Tecnologia: o NIC integra diferentes áreas do conhecimento, reunindo e compartilhando as expertises de universidades, centros de pesquisas e outras iniciativas para gerar novos saberes, soluções inovadoras e resposta rápida para os desafios globais da humanidade. Entre outras, o NIC está trazendo para o Brasil, em parceria com Gaiasoft e sua rede de expertises, o primeiro polo industrial da indústria da longevidade, na sua atuação pioneira nos eixo de atuação, de Ciências, Tecnologias e Inovação.


-Educação Integrativa: desenvolvimento de projetos de transformação comunitária a partir da educação, em projetos pedagógicos que valorizam as múltiplas inteligências do ser humano e priorizam o desenvolvimento de seu potencial integral como forma de capacitá-lo a uma vida mais autônoma e próspera.


-Consciência e Espiritualidade: considerando esse aspecto muito importante na dimensão humana em todas as sociedades, o NIC trabalha projetos de expansão da consciência humana a partir do autoconhecimento, sempre sob a perspectiva da ciência e consciência.

Para saber mais, acesse https://institutonic.org/


 

SERVIÇO:

INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DO INSTITUTO NIC

21 de junho - 17h às 21h30 | 22 de junho - 8h30 às 21h30

Rua Expedicionário Alício, 455, Bairro Mangabeiras  - Belo Horizonte/MG

Entradas e mais informações: https://institutonic.org/


Núcleo de Integração das Ciências comemora 30 anos com nova sede em BH

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page